sexta-feira, 23 de março de 2012

Combate a Celulite com alimentação saudável

 

A celulite, caracterizada por uma inflamação das células devido ao acúmulo de gordura substâncias residuais nos tecidos. Atinge especialmente mulheres com problemas de má circulação, que não praticam exercícios físicos e não se alimentam bem. A herança genética também contribui para o aparecimento dela. Ao ingerir mais calorias do que necessitamos, aumentamos nosso estoque de gordura e quanto maior esse acúmulo, mais comprometida estará à circulação do sangue nesta região e mais profunda serão as ondulações. 

A celulite é classificada segundo o grau:
Grau I: fase assintomática, alterações nem sempre visíveis e são reversíveis;
Grau II: as alterações da pele são visíveis, porém ainda são reversíveis;
Grau III: fase mais crítica; pele já apresenta alterações avançadas, entretanto o tratamento adequado tende a melhorar;
Grau IV: fase final, não há resposta ao tratamento. Sintomas como dor e desconforto estão presentes.

Neste quadro a alimentação desempenha um papel importantíssimo no tratamento da lipodistrofia ginoide, a terapêutica nutricional terá como objetivo diminuir o acúmulo adiposo, a retenção hídrica e regularizar o trânsito intestinal. A dieta deve ser pobre em gorduras e rica em frutas, verduras e legumes. Devem-se preferir os carboidratos integrais, fontes magras de proteínas. Evitar o sal, alimentos industrializados, embutidos, refrigerantes, enlatados, doce, chá preto, mate, café e bebidas alcoólicas. É importante também a ingestão de bastante líquido, principalmente água.

A fim de alcançar este objetivo é algumas dicas são valiosas:
- Consumir 20 a 30g de fibra por dia
- Evitar refrigerantes e as bebidas alcóolicas dando preferencia aos sucos naturais ou água.
- Beber em média 2 litros de água por dia
- Dar preferencia a fontes magras de proteína, como: peixes e frangos consumidos sem pele; carnes vermelhas magra como maminha, lagarto e outros.
- Evitar preparações gordurosas: trocando alimentos fritos por assados e cozidos; evitar uso de molhos gordurosos; queijos gordos; pães e bolachas recheadas.
Mulheres não desistam, a celulite pode ser tratada na grande maioria dos casos, fiquem atentas a alimentação, pois esta possui um peso enorme na melhora deste quadro.

Fonte: http://biomenu.zip.net/arch2012-03-11_2012-03-17.html#2012_03-12_09_50_43-144488674-0
Renata Sardinha 
Referencias:
NETO, M.F. Estudo da Composição Corporal e suas Implicações no Tratamento da Hidrolipodistrofia e da Síndrome de Desarmonia Corporal. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, n. 15, p. 20-27. Dez 2003.
SILVA, S.M.C.; MURA, J.D.A. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia in: Terapia nutricional na lipodistrofia genóide. Ed roca, p.633, 2007.
WEISS, S.E. Alimentos saudáveis, alimentos perigosos. Ed. Reader´s Digest, p.99, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...