domingo, 13 de novembro de 2016

Suco de Uva protege o Coração - Antioxidante


Estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonóides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração. Os flavonóides no suco de uva, como os do vinho, se mostraram capazes de evitar a oxidação do chamado mau colesterol, LDL ou lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.

Comer uvas brancas ou verdes, ou beber seu suco, também não tem o mesmo efeito, porque não contêm os flavonóides que as uvas pretas e rosadas têm.

O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose, é diretamente assimilável, não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos, é por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.

O suco de uva é estimulante das funções hepáticas, constituindo a base de remédios farmacêuticos para o fígado (esta função é desempenhada não apenas pelo suco, como também pela uva e folhas de parreira).

Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea), é indicado a pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne. O suco de uva é um valioso estimulante digestivo pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.

Sucos naturais são formas saborosas de superenergizar seu corpo com energia rápida. Os sucos naturais contêm nutrientes específicos não encontrados em alimentos cozidos e ajudam a proporcionar uma energia fantástica.

Em casos de câncer, obesidade e/ou desintoxicação recomenda-se a dieta de uvas ou sob a forma de suco de uva durante três dias: no primeiro dia consome-se 1 kg de uvas ou suco de uva. As frutas devem estar bem maduras e isentas de produtos tóxicos. Pode-se aumentar a quantidade até 3 kg por dia, distribuída em 6 a 8 refeições ao dia. Esta dieta só poderá ser feita sob supervisão médica.

O segredo das uvas e do suco de uva no combate ao envelhecimento é simples e poderoso: as uvas contém 20 antioxidantes conhecidos, que funcionam em conjunto para combater os radicais livres que promovem as doenças e envelhecimento, de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis. 


Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes, e quanto mais vibrante for a casca, maior o seu poder antioxidante. Isso significa que as uvas vermelhas e roxas e o suco de uva roxo são os mais poderosos. A uva vermelha possui alto teor de antioxidante quercetina. A casca da uva contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e aumenta o colesterol LDL e dilata os vasos sanguíneos.

Sob o aspecto nutricional, os principais constituintes do suco de uva são: água, açúcares, ácidos orgânicos, sais minerais, vitaminas, substâncias nitrogenadas, compostos fenólicos e pectina.

Valor Nutricional em 100 ml de Suco de Uva:

- Caloria -  61 kcal

- Carboidratos - 14.96 g

- Proteínas - 0.56 g

- Lipídeos - 0.08 g

- Vitamina A - 8.00 UI

-Tiamina - 0.03 mg

- Riboflavina - 0.04 mg

- Niacina - 0.26 mg

- Ácido Pantotênico - 0.04 mg

- Vitamina B6 - 0.07 mg

- Ácido Fólico - 2.60 mcg

- Vitamina C - 0.10 mg

- Arginina - 47.00 mg

- Alanina - 86.00 mg

- Ácido glutâmico - 110.00 mg

- Fósforo - 14.60 mg

- Potássio - 170.00mg

- Cálcio - 7.30 mg

- Magnésio - 7.10 mg

- Cobre - 0.053 mg

- Zinco - 0.14 mg

- Ferro - 1.30 mg

- Manganês - 0.33 mg

- Sódio - 0.53 mg

- Enxofre - 3.50 mg

- Boro - 1.40 mg

- Cromo - 0.013 mcg

FONTES :   - Faurgs (Faculdade de Agronomia da Universidade do Rio Grande do Sul) 
                  - Econatura Produtos Ecológicos e Naturais Ltda
                  - Andréa Abdala Frank - Nutricionista, Prof. do Instituto de Nutrição UFRJ
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...