Banha Animal ou Óleo de Soja? Gordura Trans, Saturada, Poli-insaturada qual a mais saudável?













De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia  o consumo de gordura Trans é a mais prejudicial a saúde, aumentando o risco de: 
  • Diabetes;
  • Derrame;
  • Hipertensão;
  • Infarto;
  • Depressão;
A gordura mais saudável seria a Monoinsaturada, que aumenta o colesterol bom - HDL- sendo rica em substâncias antioxidantes, mas o consumo excessivo causa o aumento de peso. 

Entre a Gordura Saturada e Poli-insaturada pelo novo estudo a saturada tem mais benefícios pois é essencial para o funcionamento do organismo, participando do armazenamento das vitaminas A, D, E e K, mas o excesso provoca o acúmulo de colesterol ruim, mas mesmo assim é melhor que a Poli-insaturada por ter varias versões.

O que ficou claro com o novo estudo é que o dano maior a saúde está no aumento de consumo de carboidratos, pois o tempo de absorção é mais rápido do que o da gordura saturada, provocando aumento de inulina ( hormônio encarregado de levar glicose ao sangue) , e o organismo em pouco tempo sentirá fome, com o consumo maior de alimentos acarretará sobrepeso, que leva um quadro de resistência à inulina, ou seja o hormônio não conseguira levar a glicose às células, predispondo ao diabetes e risco de lesões arteriais. 

Gordura Saturada


Fontes: Carne animal, gordura de porco, leite, queijos, óleo de palma, cacau, óleo de coco e coco.

Funções no Organismo: Está associada à fabricação de hormônios sexuais e à integridade das membranas celulares. Participa do armazenamento das Vitaminas A, D, E e K nas células.

Riscos do Excesso: Aumenta o Colesterol Ruim - LDL - o consumo diário de 1% além do limite está associado a um acréscimo de 1,5 miligrama por decilitro do LDL em um mês.

Doenças associadas ao Consumo excessivo: Infarto, aterosclerose e hipertensão.

Porcentagem do total de calorias Ingeridas diariamente por pessoas saudáveis: 10% do valor calórico total, por isso, em uma dieta de 2.000 calorias, não se pode comer mais de 22,2 g de gordura saturada por dia.

Poli-Insaturada

Fontes: Óleo de soja, linhaça, óleo de girassol e óleo de milho.

Funções no Organismo: Auxilia na manutenção celulares, participa da fabricação de hormônios e tem ação anti-inflamatório nas células.

Risco do excesso: Possui alta capacidade de oxidação, o que leva à formação de radicais livres, molécula com efeito tóxico, e a redução do calibre das artérias.

Doenças associadas ao consumo excessivo: Infarto, aterosclerose e linfomas.

Porcentagem do total de calorias Ingeridas diariamente por pessoas saudáveis: 10% do valor calórico total, por isso, em uma dieta de 2.000 calorias, não se pode comer mais de 200 calorias g por dia.

Monoinsaturada

Fontes: Abacate, óleo de oliva, amêndoa e castanha de caju.

Funções no organismo: Mantém a integridade das membranas celulares, tem em sua composição substâncias  antioxidantes e aumenta o colesterol bom, o HDL.

Risco do excesso: Aumento de peso - Obesidade.

Porcentagem do total de calorias Ingeridas diariamente por pessoas saudáveis: 15%.

Gordura Trans

Fontes: Biscoitos, sorvetes, salgadinhos de pacote, bolos e tortas industrializados.

Funções: Nenhuma. Essa gordura é produzida industrialmente e dar o sabor e crocância aos alimentos.

Riscos de excesso: Aumenta o LDL e diminui o HDL no sangue. Associada ao acumulo de gordura visceral e danifica as membranas celulares.

Doenças associadas ao consumo excessivo: Diabetes, derrame, hipertensão, infarto e depressão.

Fonte: Revista Veja ( Instituto do Coração )

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais