domingo, 28 de fevereiro de 2016

Comer Peixe Evita Problemas Cardiovasculares



O peixe é um alimento muito saudável e ainda saboroso, possui inúmeros benefícios nutricionais; é um excelente fornecedor de proteínas de elevado valor biológico, vitaminas A, D e B12, e minerais, como o cálcio, o fósforo, o iodo e o cobalto.

A principal vantagem nutricional no consumo peixe talvez seja o teor e a presença de gorduras com ácidos gordos ómega 3. Estes ácidos reduzem o risco de doenças cardiovasculares, têm ação anti inflamatória, auxiliam na regeneração de neurônios e no desenvolvimento cerebral, contribui no tratamento da depressão, ansiedade e alterações do sono, hipertensão arterial, aliviam dores na artrite reumatóide.

Foram realizados estudos sobre a alimentação com peixe na dieta e descobriram que o risco de mulheres em idade reprodutiva terem problemas cardíacos é muito menor naquelas que consomem peixe, especialmente se for rico em ômega 3, do que as comem pouco ou nenhum pescado.

A pesquisa dinamarquesa, publicada na revista da Associação Americana do Coração (American Heart Association), é o primeiro a analisar especificamente os benefícios do consumo de peixe na saúde cardíaca imediata das mulheres de 15 a 49 anos, ao invés do impacto em sua longevidade.

As mulheres que consomem pouco peixe ou nenhum têm:

- Uma taxa de problemas cardiovasculares de 50% em oito anos em comparação com aquelas que o consomem regularmente", afirmaram os cientistas.

No geral, as mulheres que consomem pouco ou nenhum pescado têm:

- Um risco de desenvolver problemas cardíacos superior a 90% em comparação com aquelas que comem peixe semanalmente.

O estudo foi realizado com 49 mil mulheres com idade média de 30 anos, durante um período de oito anos.

"O maior desafio quando se quer passar estas mensagens de saúde pública às mais jovens é que, no geral, elas não recebem os benefícios (ds atitudes promovidas) antes de 30 ou 40 anos, mas o nosso estudo demonstra justamente que este não é o caso" e que se pode esperar benefícios a curto prazo, declarou Marin Strom, um dos autores do estudo.

Peixe mais consumidos - Ricos em Ômega 3

A maioria das mulheres que consome pescado regularmente disse ingerir bacalhau, salmão, arenque ou cavala, todos peixes ricos em ômega 3, um ácido-graxo poliinsaturado, que se acredita que proteja contra problemas cardíacos ou vasculares.

Para desfrutar os benefícios do consumo do pescado ou do óleo de pescado é necessário seguir as recomendações dietéticas que aconselhar o consumo do pescado como prato principal pelo menos duas vezes por semana.

Fonte:Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...