Dicas para diminuir o Colesterol




Colesterol elevado tem sido muito comum nos dias de hoje, veja algumas dicas para para diminuir o Colesterol e evitar doenças cardiovasculares e diabetes.


Arroz vermelho?

O arroz vermelho, um dos mais recentes hits no combate ao colesterol, chegou ao Brasil no século XVI, através do portugueses, na então Capitania de Ilhéus, hoje Bahia.

É um alimento bastante nutritivo e saudável, sendo que seu extrato contém monocolina, uma substância comprovadamente capaz de reduzir níveis de colesterol LDL e VDL no sangue, os tipos de colesterol conhecidos como ‘ruins’. Diferentemente das estatinas, a monocolina não possui efeitos adversos conhecidos, sendo usado na China como medicamento já há muito tempo. Por essa razão, o extrato de arroz vermelho é um opção saudável para pessoas que sofrem de níveis altos de colesterol.

Benefícios do arroz vermelho:

Redução do colesterol LDL e colesterol VDL;

• Melhoria na circulação sanguínea;

• Ajuda na digestão e na função intestinal ;

• Altas quantidades de ferro e zinco.

Estatina


Estatinas são componentes de remédios usados principalmente no tratamento de níveis altos de colesterol total e LDL. Elas agem inibindo a enzima responsável pela formação de colesterol no fígado. Introduzida em meados da década de 1980, a estatina rapidamente ganhou popularidade no meio médico. Antes, era muito mais difícil controlar os níveis de colesterol do paciente. De lá para cá, muitos estudos foram feitos e ela continua sendo bastante usada. No entanto, têm se notado uma série de efeitos colaterais associados ao seu uso.

Um estudo publicado em 2010 pela British Medical Journal aponta que estatinas podem aumentar os riscos no desenvolvimento de:

• Dores musculares;

• Insuficiência renal;

• Catarata;

• Disfunção hepática.


Por outro lado, um congresso recente da Associação Americana de Diabetes mostrou que a estatina pode reduzir drasticamente os riscos de uma pessoa diabética sofrer um distúrbio cardiovascular. Além disso, estudos realizados na Universidade de Boston estabeleceram uma relação entre o uso de estatinas e a prevenção da doença de Alzheimer.

Fonte : Gnt, Dra. Sylvana Braga, nutróloga e autora do livro “Dieta Ortomolecular - o segredo de rejuvenescer em total harmonia”

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais