Separe a gordura boa da ruim













Apesar de a má fama ter sido espalhada há pouco tempo, a gordura trans sempre fez parte do time de gorduras prejudiciais à saúde. E, se você acha que ela só atrapalha a perda de uns quilinhos, melhor checar a sua despensa. Doenças do coração, derrames e até alguns tipo de câncer têm sido relacionados ao mau consumo de alguns tipos de gorduras.

Confira a lista dos tipos de gorduras prejudiciais ao organismo.

  • Colesterol: Tipo de gordura com duas faces, o colesterol desempenha um papel importante no organismo, já que participa da produção dos hormônios sexuais e das glândulas supra-renais. Além dessas funções, o colesterol ajuda na formação da membrana celular e da bílis (substância produzida pelo fígado, fundamental para a digestão das gorduras).O problema dessa gordura está relacionado ao seu excesso. "A quantidade de ingestão diária não deve ultrapassar 300mg".

A razão disso é que, para ser transportado pelo corpo, o colesterol conta com a ajuda de uma proteína chamada LDL. No vai-e-vem, a proteína acaba deixando rastros da gordura pelo caminho, formando as placas prejudiciais à saúde. Para ajudar a recolher os restos deixados pela LDL, o organismo conta com a participação da proteína HDL. Também ajudante no transporte do colesterol pelo corpo, ela entra em ação como uma espécie de faxineira varrendo todos os rastros nocivos. Por isso, é importante que as taxas de HDL sempre estejam acima das de LDL
O segredo para manter essa proporção em equilíbrio e ficar longe das doenças cardiovasculares é controlar os alimentos de origem animal, como carne, leite, derivados e embutidos, apresentam esse tipo de gordura.

  • Gorduras saturadas:  Sólidas em temperatura ambiente e viscosas quando aquecidas, as gorduras saturadas são uma ótima isca para doenças cardiovasculares. Isso porque elas colaboram para o aumento de LDL, colesterol ruim, que circula pelo sangue. Derrames e alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama, também têm a origem associada aos excessos dessas gorduras no organismo sem falar que a gordura saturada é inimiga número um do emagrecimento. Para prevenir tudo isso, restrinja o consumo diário desse nutriente a, no máximo, 7% das calorias totais da sua dieta. "Esse tipo de gordura está presente em maior quantidade nos alimentos de origem animal, como carnes, leite e derivados, ovos", alerta a nutricionista. 
  • Gordura trans: Responsável pela forma, textura e sabor aos alimentos industrializados, a gordura trans tem origem na gordura vegetal (que é insaturada e não causa danos à saúde) e torna-se prejudicial depois do processo de hidrogenação. Na prática, a gordura que era líquida e insaturada passa a ser sólida e saturada, sendo conhecida também como gordura vegetal hidrogenada. Portanto, assim como a gordura saturada, a trans aumenta os níveis do mau colesterol no sangue e ainda diminui as taxas do colesterol benéfico ao organismo, o HDL. Entre os alimentos que contêm gordura trans, encontramos bolos e tortas industrializadas, biscoitos salgados e recheados, pratos congelados, sorvetes cremosos e margarinas. 

 Não existe uma recomendação de quantidade ideal para o consumo de gordura trans. "Mas alguns especialistas dizem que ela não deve passar de 2 gramas por dia". Engana-se quem pensa que todo tipo de gordura causa malefícios ao organismo. Entre a equipe do bem, os destaques vão para as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.

  • Gorduras monoinsaturadas: São líquidas em temperatura ambiente, mas iniciam a solidificação quando levadas à geladeira. Um bom exemplo de gordura monoinsaturada são os molhos à base de azeite, opacos na geladeira e transparentes em temperatura ambiente. Além de fornecer energia ao corpo, esse tipo de gordura conta com mais uma vantagem: ajuda a diminuir o LDL, conhecido como colesterol ruim. Para aproveitar os benefícios das gorduras monoinsaturadas, recorra ao óleo de canola e de soja, azeite de oliva, abacate, castanhas e amêndoas. Mas não exagere na dose. Se comparados a outros tipos de gordura, eles realmente não causam tantos malefícios ao coração. Mas, em contrapartida, são bastante calóricos e podem pôr o seu regime a perder.

  • Gorduras poliinsaturadas : Assim como as monoinsaturadas, esse tipo de gordura ajuda a diminuir o colesterol ruim. Por outro lado, se consumidas mais do que o indicado, as poliinsaturadas podem fazer os níveis de HDL (o bom colesterol) diminuírem. Conte com elas também para ficar longe dos coágulos nas artérias. A ajuda acontece porque a gordura diminui a agregação das plaquetas. As gorduras poliinsaturadas são encontradas nos peixes de água fria e nos óleos de soja, milho e girassol. Somando sua ingestão com as monoinsaturadas, as gorduras não devem ultrapassar os 20% do total de calorias diárias.

Hipotireoidismo - Sinais e Sintomas





Quando Suspeitar de Hipotireoidismo ?


A suspeita de hipotireoidismo pode ser feita na presença de sinais como :
  • Fadiga, Sensação de cansaço e de fraqueza muscular.
  • Cãibras musculares
  • Indisposição, dificuldade de concentração, diminuição do raciocínio  déficit de memória, depressão.
  • Pele seca, áspera, amarela e fria
  • Queda de Cabelos
  • Unhas fracas e quebradiças
  • Intolerância ao frio
  • Diminuição dos batimentos cardíacos
  • Baixa estatura
  • Aumento do tamanho da tireoide pode ser notado algumas vezes
  • Inchaço por acúmulo de proteínas na pele
  • Distúrbios dos ciclos menstruais, variando desde sangramento menstrual até ausência de menstruação
  • Infertilidade na mulher ou no homem
  • Anemia
  • Aumento do Colesterol
Como pode ser confirmada uma suspeita de hipotireoidismo ?

Apesar do exame clínico realizado pelo médico ser muito eficiente na detecção das alterações causada pelo hipotireoidismo, a confirmação pode ser feita com a dosagem no sangue de dois hormônios.
  • T4 livre: É o próprio hormônio Tireoidiano
  • TSH : Hormônio estimulador da tireoide. Na maioria das vezes, no hipotireoidismo causado por problemas na própria tireoide, encontra-se: Diminuição de T4 e aumento de TSH.
Como é feito o tratamento ?

O tratamento recomendado é muito simples e baseado na reposição do hormônio tireoidiano. É importante ressaltar que durante a gestação há uma maior necessidade de hormônio tireoidiano, o que exige aumento da dose neste período para suprir mãe e feto.
O tratamento deve ser avaliado com dosagem periódica dos hormônios tireoidianos.
A Identificação e o tratamento precoce diminuem as complicações do hipotireoidismo.

Fonte: Merck

Ritmo do Cérebro

Todo mundo sabe que o nosso pique para fazer as coisas varia dependendo do horário, mas não é apenas seu nível de energia que oscila ao longo de um dia. O cérebro também obedece um ritmo próprio e se baseia em fatores genéticos, exposição à luz, sono e relógio biológico para dar mais energia ao corpo. Você pode ter melhores rendimentos no trabalho, relacionamentos e atividades físicas ao aprender mais sobre o ritmo do seu cérebro.

7h às 9h da manhã - Demonstrar afeto

O momento perfeito para se conectar com seu parceiro é no período da manhã, pois é quando os níveis de oxitocina, conhecido como "hormônio do amor", está em grandes quantidades no cérebro. Portanto esse horário costuma ser bom para fazer demonstrações carinhosas aos parceiros e familiares.

9h às 11h - Momento criativo

Durante esse horário o cérebro já tem níveis moderados de cortisol, hormônio do estresse, que em grandes quantidades ajuda a manter o foco. Durante esse período faça tarefas que exijam análise e concentração, como desenvolver novas ideias, escrever uma apresentação ou criar solução para algum problema. De acordo com estudo da Universidade de Michigan, tanto estudantes quanto adultos aposentados têm raciocínio mais rápido na parte da manhã. Entretanto, os mais velhos apresentam uma queda de rapidez na parte da tarde. 

11h à 14h - Tarefas difíceis

Nessa hora os níveis de melatonina, hormônio do sono, já se dissiparam do cérebro e, portanto, as tarefas e projetos mais complicados podem ser desenvolvidos. De acordo com pesquisadores alemães, é no meio do dia que as tarefas mais complicadas conseguem ser resolvidas, portanto deixe para esse período tarefas importantes como uma apresentação para um cliente ou chefe. A dica, entretanto, é completar uma tarefa de cada vez. Tentar conciliar vários afazeres ao mesmo tempo coloca exigências adicionais ao cérebro e isso faz com que a concentração diminuía, o que pode resultar em alguns deslizes.

14h à 15h - Hora de fazer uma pausa

Para digerir o almoço, o corpo desloca parte do sangue do cérebro para o estômago. De acordo com estudo feito em Harvard, até o ritmo circadiano do corpo, que consiste no "relógio biológico" responsável por regular o sono, está baixo. Durante esse período mantenha-se longe do trabalho. O ideal é folhear uma revista ou meditar, mas se você não tiver como ficar uma hora afastado do trabalho, dê uma volta no quarteirão ou levante-se para pegar um café ou água. Movimentar-se ajuda o sangue a sair do estômago e começar a ir para a cabeça.

15h às 18h - Horário em que se está mais sociável

Durante esse período o cérebro já está fatigado, mas esse cansaço não está relacionado ao estresse. De acordo com cientistas da Universidade de Michigan os níveis de cortisol, hormônio do estresse, diminuem nas mulheres na parte da tarde. Ainda que seu cérebro não esteja mais tão rápido quanto antes, você está mais extrovertido podendo planejar uma reunião mais informal.

Se você já tiver saído do trabalho pegue uma atividade que seja muito diferente do seu trabalho, como algum exercício físico. Estudos mostram que as habilidades físicas são mais fortes à noite, mas como a adrenalina pode interferir no sono é bom praticar exercícios nesse horário para depois jantar e ter tempo para baixar os níveis de adrenalina até a hora de dormir 

18h às 20h - Tarefas pessoais

Nesse período pesquisadores descobriram que o cérebro entra em uma espécie de "manutenção", pois mesmo acordado ele começa a produzir melatonina. A dica é usar o final do dia para passear com o cachorro ou andar a pé mesmo. Como durante esse horário você ainda está alerta, use a energia mental que ainda resta com o parceiro, amigos e familiares.

20h às 22h - Hora de relaxar

Existe uma transição entre estar acordado e começar a ter sono, portanto durante esse período faça atividades relaxantes ou que não precisem exercitar muito o raciocínio, como assistir a uma comédia. Como o dia já está escuro, a serotonina, que é estimulada pela luz, passa a diminuir no cérebro, enquanto a melatonina, que regula o sono, aumenta para começar a preparar o corpo para dormir.

A partir das 22h - Hora de dormir

O cérebro precisa organizar tudo o que foi aprendido durante o dia e isso só ocorre durante o sono. A prioridade é ter uma noite completa de sono e descanso. Ajustar a iluminação do ambiente pode ajudar a mostrar ao corpo que está chegando a hora de dormir. Assegure-se de dormir de sete a nove horas para ter uma boa saúde e energia.

Anemia e alimentos ricos em Ferro


A anemia é caracterizada pela deficiência no tamanho ou no número de células sanguíneas (glóbulos vermelhos) ou ainda, na quantidade de hemoglobina (pigmento) que elas contêm, trazendo como conseqüência a limitação das trocas de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e as outras células do nosso corpo.

De maneira geral, a anemia pode ser desencadeada por vários fatores:

- Baixa ingestão de alimentos ricos em nutrientes necessários para a produção dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico;

- Perda excessiva de sangue por hemorragia, menstruação intensa ou verminoses;

- Anormalidades genéticas;

- Aumento das necessidades de nutrientes em determinadas fases, como infância e adolescência (em função do crescimento e desenvolvimento corporal), gestação e amamentação.

Dentre os fatores citados, os tipos mais comuns de anemia são as desencadeadas pela deficiência de nutrientes; sendo que dessas, cerca de 90% ocorrem devido à baixa ingestão de alimentos ricos em ferro.

O consumo de alimentos ricos em ferro é importante em todas as fases da vida, mas em especial para as gestantes, para bebês e para os idosos pois eles possuem uma necessidade maior de ferro no organismo. Da mesma forma as mulheres em idade fértil possuem uma maior necessidade de ferro que os homens, pois elas perdem-no durante a menstruação.

Consumir diariamente alimentos ricos em ferro é a melhor saída contra a anemia, que é causada pela falta de ferro na corrente sanguínea. Mas é preciso ter o cuidado de comê-lo moderadamente e de forma contínua, pois o excesso de ferro no organismo pode gerar sintomas como alterações hormonais, cirrose e insuficiência cardíaca.

Dose diária recomendada de Ferro é:

- Crianças (1-10 anos): 10 mg

- Homens: 10 mg

- Mulheres em fase pós-menopausa: 10 mg

- Mulheres em fase pré-menopausa: 13 mg

- Grávidas: 30 mg

- Lactantes: 15 mg

A tabela seguinte apresenta alguns dos alimentos mais ricos em ferro:
Alimento
Quantidade
Ferro (mg)
Alga marinha (arame) seca¼ de chávena (10g)6,4
Alga marinha(nori) seca1 folha seca (3 0,4g)0,4
Ameixa seca10 unidades (85 g)2,1
Batata com casca1 unidade grande (200g)2,8
Beldroegas cozidas100 g3,0
Brócolos½ chávena (80 g)0,9
Cereais enriquecidos (prontos a comer)1 porção (40g)4-18
Couve cozida½ chávena (65g)0,6
Damasco seco10 unidades (35 g)1,7
Ervilhas cruas ou cozidas½ chávena (80g)1,2
Feijão e grão cozidos½ chávena (85 g)2,2-26
Feijão azuki cozido½ chávena (115 g)2,3
Figos secos100 g4,8
Germe de trigo2 colheres de sopa (14g)1,3
Grelos de nabo cozidos100 g3,0
Lentilha cozida½ chávena (100 g)3,3
Pão de centeio escuro1 fatia fina (25 g)0,7
Pão de trigo integral1 fatia (25 g)0,9
Papas de aveia½ chávena (130g)0,8
Sementes de abóbora100 g9
Sementes de sésamo2 colheres de sopa1,5
Tahini2 colheres de sopa (30g)2,7
Tofu½ chávena (125 g)1,5-5
Tomate inteiro1 unidade (125g)0,8

Vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C, quando consumidos juntamente com alimentos vegetais ricos em ferro aumentam a absorção desse mineral. A maioria dos legumes e muitas frutas são excelentes fontes de vitamina C. 

As principais fontes de vitamina C são:

-  Legumes: brócolos, couve de bruxelas, couve- flor e couves de uma forma geral, pimento, tomate, ervilhas.

- Frutas: citrinos (laranja, limão, tangerina, toranja), goiaba, kiwi, morango, mamão, etc. 

O uso de panelas e recipientes de ferro também contribui para aumentar a ingestão de ferro.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais