sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Alimentos ricos em Antocianinas previne e trata doenças - Antioxidante

Na medicina natural, substâncias ricas em antocianinas têm sido muito utilizadas para tratar uma série de condições, incluindo:
  • hipertensão arterial, 
  • resfriados, 
  • infecções do trato urinário e infecções das articulações.

As antocianinas são um tipo de flavonoide uma classe de compostos com efeitos antioxidantes, encontrado naturalmente em vários alimentos, as antocianinas são os pigmentos que dão uma rica coloração às cebolas roxas, feijão, romãs, uvas e muitos outros alimentos.

Além de atuar como antioxidantes no combate aos radicais livres, as antocianinas podem atuar também como anti-inflamatório trazendo benefício para a saúde, antiviral e anti-câncer.

Uma pesquisa recente sugere que as antocianinas também podem ajudar a afastar problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e câncer.

A ciência e as antocianinas

Veja algumas descobertas importantes sobre antocianinas e os seus efeitos na saúde:

1) Doença cardíaca

As antocianinas podem melhorar a saúde do coração, de acordo com um relatório de 2010 publicado em uma pesquisa de nutrição Americana. Os autores do relatório notaram que as antocianinas parecem melhorar os níveis de colesterol e o metabolismo do açúcar no sangue, bem como combater o stress oxidativo (um processo conhecido por desempenhar um papel na doença cardíaca).

De acordo com o estudo a ingestão de antocianinas também pode ajudar a prevenir a hipertensão arterial (um importante fator de risco para doença cardíaca).


2) A obesidade

Estudos preliminares sugerem que as antocianinas podem proteger contra a obesidade. Os cientistas descobriram que os ratos alimentados com uma dieta rica em gordura ingeriram antocianina enriquecida por oito semanas e ganharam menos peso do que os ratos alimentados com uma dieta rica em gordura, sem antocianinas.

3) Câncer

As antocianinas podem auxiliar na prevenção de câncer da mama, de acordo com um estudo publicado em laboratório Phytotherapy Research em 2010. Em experiências em tubos de ensaio, os cientistas demonstraram que as antocianinas extraídas do mirtilos ajudaram a inibir o crescimento de células de câncer da mama.

Fontes de antocianinas

Alimentos naturais ricos em antocianinas incluem:

  • Açaí
  • Arando
  • Feijão preto
  • Sabugueiro
  • Cerejas
  • Uvas pretas
  • Milho roxo
  • Repolho roxo
Uso de antocianinas para fins de saúde

Obter o seu suprimento de frutas e vegetais ricos em antocianinas pode ajudar a melhorar a sua saúde geral, oferecendo uma variedade de nutrientes.

No entanto, os cientistas ainda não conseguiram determinar se a ingestão de altas concentrações de antocianinas em forma de suplemento pode ajudar a tratar ou prevenir qualquer problema de saúde específico.

Devemos aguardar novas pesquisas para uma definição mais detalhadas em se tratando de dosagem.

Seria importante cada indivíduo balancear a ingestão diária de antocianinas e acompanhar o progresso em sua saúde, observando os sintomas e analisando cada detalhe na evolução da melhora em seu quadro geral.

Fonte : Vida e saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...