segunda-feira, 3 de março de 2014

Efeitos provocados pela Interação de Álcool com Medicamentos

O álcool quanto as substâncias que compõem os fármacos precisam ser absorvidas, distribuídas, metabolizadas e excretadas no organismo. Quando administrados simultaneamente, esses processos podem ficar prejudicados. Como o álcool influencia diretamente na absorção de substâncias no estômago, na metabolização do fígado e na excreção pelos rins, o uso de bebidas pode intensificar de maneira perigosa ou diminuir drasticamente a ação do medicamento. O mesmo acontece com os fitoterápicos, que são substâncias de origem natural, porém, comportam-se como medicamentos quando ingeridos.

O tipo de bebida e as características individuais dos medicamentos influenciam diretamente na forma e intensidade das reações. Os efeitos no organismo podem variar de intensidade dependendo do indivíduo e da quantidade ingerida, do horário e do tempo de utilização do medicamento. Pessoas idosas, mulheres e asiáticos podem apresentar características metabólicas um pouco diferenciadas, o que pode potencializar os efeitos do álcool no organismo.

As reações adversas variam desde alterações gastrointestinais, como náuseas e vômitos, ou reações mais intensas como dores de cabeça, palpitações, hipotensão, tontura, taquicardia, convulsões, intoxicação aguda, coma e até a morte.

Em alguns casos, mesmo que a pessoa consuma bebida alcoólica em horário distinto da medicação, existe o risco da ocorrência de reações adversas graves. O mais importante é que o usuário, ao comprar o medicamento, procure a orientação de um farmacêutico para se esclarecer sobre a forma correta e segura de administrá-lo. Na dúvida, é sempre recomendado não beber. 

Reações que podem ser provocadas pela associação indevida de álcool e medicamentos:


Álcool + dipirona = potencializa o efeito do álcool


Álcool + paracetamol = intoxicação no fígado


Álcool + antibióticos = aumento do metabolismo e não eficácia do medicamento


Álcool + metronidazol = vômitos, dores de cabeça, hipotensão e intoxicação


Álcool + sibutramina ou anfetaminas = tonturas, confusão mental e intoxicação


Álcool + AAS = aumenta o risco de sangramento do estômago e intestino


Álcool + cetoconazol = vômitos, dores de cabeça, hipotensão e intoxicação


Álcool + calmantes (Ansiolíticos/Benzodiazepínicos)= depresssão do sistema nervoso central, parada respiratória e coma


Álcool + antidiabéticos (insulina e Metformina) = hipotensão aguda e dano no fígado


Álcool + anti-hipertensivos (captopril) = arritimia cardíaca e desmaios


Álcool + antidepressivos (fluoxetina) = diminuição do metabolismo e potencialização do efeito


Fonte : CRF-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...