sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Benefícios da Amora


A amora (Morus spp.), é uma fruta muito comum no Brasil, tem até um ditado muito popular que diz; 'Se eu te contar minha estória debaixo do pé de amora você chora', esta frutinha deliciosa é também conhecida como mulberry (inglês). As amoras de nome popular incluem as espécies Morus nigra (amora-comum, amora-preta ou amoreira-preta), Morus Alba (amora-branca ou amoreira-branca) e Morus rubra (amora-vermelha). Pertence a família Moraceae.

Benefícios da amora

Cada parte da amora possuem propriedades diferentes.

A folha da age:

- analgésico
- antibacteriano
- antipirético
- anti-inflamatório
- expectorante
- depurativo do sangue
- calmante

As bagas:

- tônico para o sangue
- laxativo
- nutritivo

A fruta da amoreira, bem como as folhas e as cascas são:

- anti-helmínticos

A casca tem propriedades :

- anti-inflamatória
- catártico
- diurético
- expectorante e dilatador bronquial

Os ramos agem como:

- antiespasmódico
- anti-reumático
- diurético

Partes diferentes de outras espécies de amora possuem usos diferentes.

A amora-branca (Morus alba) possui propriedades renais. Suas folhas são utilizadas na medicina alternativa para curar resfriados, gripes, febres, tosses e dores de garganta. Os frutos são usados para tratar anemias e constipação.

Além de propriedades e uso ligeiramente diferentes, as partes da planta possuem propriedades energéticas diferentes também.

Os ramos da Morus nigra são usados popularmente contra a hipertensão, as folhas para diabetes.

A raiz é contra a solitária e as frutas contra fraqueza, úlceras e vertigem.

A folha da amora-preta também é utilizada para desinfeccionar pulmões e assim aliviar tosses e problemas respiratórios. Popularmente, é feito o gargarejo com o suco de amoras (tanto as amoras-pretas, quanto as amoras-brancas) para tratar dores de garganta.

As frutas da amoreira contem:

- açúcar
- ácido málico
- pectina
- vitaminas B-1
- vitamina B-2
- betacaroteno
- tanino
- ácido linoleíco
- vitamina C

Todas as amoras são ricas em vitamina C e caracterizam-se por sua forma típica, gerada a partir do agrupamento de vários e minúsculos frutos que se unem formando uma polpa rica em água e açúcar.

Combate os sintomas da menopausa

Um dos benefício da amora mais utilizado nos dias de hoje está na regulação dos hormônios. Desta forma, além de poder tratar a irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e nas articulações, atua com grande eficácia nos sintomas da menopausa.

Atua nos sintomas da menopausa como irritabilidade, insônia, ansiedade, nervosismo, dores musculares e das articulações e calores excessivos.

Antioxidante

A amora tem ação antioxidante devido a presença do ácido elágico e também é rico em cálcio sendo muito usado para tratamento da osteoporose e prevenção do câncer.

Tonico Muscular

A amora também é usada como tônico muscular nas práticas desportivas, pois possui alto teor de potássio.

Controla o Colesterol

A amora preta contém pectina em abundância uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Anti-inflamatório

A Amora é rica em vitamina C e possui também propriedades anti-inflamatórias e diuréticas. É muito recomendado aos que tem organismo saturados de ácidos como os que sofrem de reumatismo, gota e artrite.

Aumenta a imunidade

Por ser rico em fósforo, magnésio e potássio, a amora tem o poder de deixar o sistema imune mais potente e além disso, ainda consegue gerar mais energia deixando o indivíduo mais disposto.

Controla a diabetes

Os flavonóides presentes nas amoras, provou-se ser benéfico em controla os nível de açúcar. Por isso, as amoras são benéfica para evitar a complicação de diabetes devido ao nível de açúcar no pico. 

Pode ser usado as folhas da amora preta por infusão, o chá da casca do tronco por infusão também abaixa a glicose no sangue.

Fortalece o cabelo

Amoras fortalecer, nutre e promover o crescimento de cabelo. Ele é utilizado para evitar embranquecimento do cabelo. É preciso massagear o couro cabeludo com infuso das folhas da amoreira.

Como preparar o chá de amora

- Ferver um litro de água.

- Coloque na água fervida 3 a 5 folhas da amora (pode ser encontrada em casas de produtos naturais na sua forma seca ou cultivadas).

- Deixe abafado de 3 a 5 minutos.

- Coloque em uma garrafa térmica ou numa jarra na geladeira. Deve ser consumido em 24 horas.

A amora também pode ser encontrada em farmácias em cápsulas de 500 mg e pode ser usada até 4 caps ao dia, ingerir antes das principais refeições.

Contra indicações e efeitos colaterais da amora

As frutas verdes e o talo das folhas das amoras das variedades preta e branca são tóxicas e podem causar dores no estômago. O consumo excessivo de frutas pode causar diarreia. As folhas da amora não devem ser consumidas por pessoas com problemas pulmonares ou digestivos.

Fonte : Plantas medicinais e fitoterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...