Doenças Causadas pela Ausência de Vitamina


Cada vitamina exerce uma função importante no organismo e a falta pode provocar complicações que muitas vezes, não são identificadas no primeiro momento. 

As vitaminas são nutrientes importantes para o funcionamento do organismo e protegem contra diversas doenças. A maior parte das vitaminas não é sintetizada pelo organismo humano, embora seu metabolismo normal dependa da presença de 13 tipos diferentes.

Deficiência de Vitamina A - Pode provocar petéquias (pontos vermelho pelo corpo, causados por pequenas hemorragias), queratose folicular (pequenas bolinhas ásperas e levemente rígidas na pele), pele áspera e seca, cegueira noturna e xeroftalmia(olho seco).

Deficiência de Vitamina do Complexo B - Cansaço, depressão, irritabilidade fora do normal, alterações do sono, perda de apetite, náuseas, alterações na língua (áspera ou mais escura ou mais vermelha que o normal), dormências nas pernas e pés, tremores e dor de cabeça. 

Deficiência de Vitamina C - Pode causar escorbuto que tem como sintomas : emagrecimento, cefaleia, gengivas sensíveis, anemia ferropriva, apatia, depressão e demora na cicatrização de feridas.

Deficiência de Vitamina D - Causa fraqueza muscular, deformidades ósseas como raquitismo e osteomalacia.

Deficiência Vitamina E - Pode causar dores musculares, anemia hemolítica em prematuros, alterações hepáticas (esteatose) e alterações na espermatogênese.

Deficiência de Vitamina K - Pode provocar doenças hemorrágica no recém-nascido, hematúria ( sangue na urina) epistaxes (sangue pelo nariz) e tendência aumentada a hemorragias e hematomas no corpo.




Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais