terça-feira, 28 de julho de 2015

Alimentos Ricos em Minerais Essenciais e suas Funções



Cálcio

Libera neurotransmissores no cérebro e auxilia o sistema nervoso. Mantém ossos e dentes fortes, ajuda a metabolizar o ferro e é necessário para o bom funcionamento do coração. 

Fontes: 
  • Brócolis
  • Queijo tofu 
  • Gergelim
  • Leite
  • Couve
Magnésio

Necessário para a atividade hormonal do organismo e para a contração e o relaxamento dos músculos, incluindo o coração. Sua deficiência pode produzir hiperatividade nas crianças. Câimbras são um sinal de sua carência. 

Fontes: 
  • Arroz integral
  • Levedura de cerveja
  • Cacau
Zinco

Necessário para a fertilidade no homem e para o armazenamento de insulina. Ele protege do sistema imunológico e combate infecções virais, como gripes e herpes. 

Fontes: 
  • Cogumelos
  • Ostras 
  • Ovos caipiras  
  • Levedura de cerveja
Cobre

Ajuda na absorção do ferro, necessário para a produção de energia, antioxidante e regulador do colesterol. 

Fontes: 
  • Abacate 
  • Leguminosas
Iodo

Ajuda na proteção contra os efeitos tóxicos dos materiais radioativos, previne o bócio, estimula a produção de hormônios da glândula tireóide, queima gorduras em excesso e protege pele, cabelo e unhas. 

Fontes: 
  • Peixe 
  • Abacaxi 
  • Algas marinhas
Potássio

Necessário para o funcionamento de nervos e músculos e regulador da pressão arterial. A sudorese é uma das causas de perda de potássio, assim como a diarréia crônica e os diuréticos. 

Fontes: 
  • Banana 
  • Melaço 
  • Abacate
Manganês

Necessário para o bom funcionamento do cérebro, atua nos problemas de memória, concentração e irritabilidade. Também é essencial no combate a problemas de pele. Esse mineral é antioxidante e necessário no tratamento da artrite.

 Fontes: 
  • Nozes
  • Hortaliças 
  • Leguminosas
Molibdênio

Necessário para a produção de ácido úrico, ajuda a prevenir a impotência sexual e previne a anemia, pois é necessário para o metabolismo do ferro. 

Fontes: 
  • Ovos caipiras 
  • Farelo 
  • Cereais integrais
Selênio

Antioxidante, protege o sistema imunológico, melhora o funcionamento do fígado, mantém pele e cabelo saudáveis e protege a glândula tireóide. 

Fontes: 
  • Atum
  • Brócolis 
  • Castanha do Pará
Vanádio

Ajuda a retardar a formação de colesterol, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, ajuda a reduzir a pressão arterial e previne doenças cardíacas. 

Fontes: 
  • Rabanetes
  • Lagosta 
  • Salsa.
Ferro

Necessário para a produção de hemoglobina e certas enzimas, aumenta as defesas do organismo. É essencial para o fornecimento de oxigênio às células e deve ser consumido em maior quantidade pelas mulheres, uma vez que elas perdem o dobro de ferro que os homens. Sua carência predispõe a fadiga crônica. 

Fontes: 
  • Feijões 
  • Beterraba
  • Lentilha 
  • Marisco
  • Couve 
Fonte : Dra.Alice Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...