sábado, 14 de junho de 2014

Dormir mal Envelhece - Dicas para ter um bom sono


Dormir é um assunto sério, 63% dos brasileiros sofrem com algum problema relacionado ao sono.
O sono tem cinco fases e ocorre em ciclos de 90 minutos. A idéia de dividir o dia em três e ter oito horas de sono não funciona para todos.

Muitos querem recuperar o sono perdido, dormindo mais nos finais de semana, mas isso não é suficiente para reparar os danos à saúde causados pelas poucas horas de sono no restante da semana. Este hábito pode apenas diminuir a sensação de sonolência e o stress, mas não evita problemas causados pela privação do sono, como a dificuldade de concentração.

Pesquisa recente indicou que ficar no Whatsapp, Facebook, trocar mensagens pelo celular a noite, pode causar insônia, e dormindo poucas horas, ira se sentir cansado ao longo do dia.

Ter poucas horas de sono pode prejudicar a aparência, pois a falta de sono reduz a liberação de hormônio de crescimento, que nos adultos, reduz os processos de regeneração celular, resultando em flacidez, envelhecimento precoce, cabelo debilitado, olheiras e um sistema imunológico enfraquecido.

Estudos atuais indicam que dormir menos de seis horas por dia aumenta em 12% o risco de morte prematura e dormir mais de 9 horas o risco é de 30%. Uma noite de sono mal dormida pode aumentar em cerca de 20% de duas moléculas presente no cérebro, a enolase neurônio-especifica e a proteína S-100B. O número dessas moléculas aumentam no sangue sempre que ocorrem lesões cerebrais.  

No Brasil, dormir mal se tornou caso de saúde pública, sendo que levantamentos da Anvisa indica alto indice de consumo de ansioliticos como o Clonazepam, Bromazepam e Alprazolam, que são medicamentos que podem causar dependência.

O sono é uma terapia, sendo que na fase onde acontecem os sonhos, conhecida com REM, é importante para que o cérebro consiga controlar as memórias dolorosas, amenizando as sensações em relação à dor.

Dicas para Dormir Bem:
  • Crie hábitos de dormir todos os dias no mesmo horário
  • Observar a temperatura do quarto sendo ideal entre 22 a 25 graus célsius. 
  • Evite ingerir alimentos pesados e bebidas alcoólicas antes de dormir.
  • Não dormir com estômago cheio e nem vazio.
  • Não use medicamentos para dormir sem prescrição médica.
  • Fumantes devem diminuir o consumo de cigarros à noite.
  • Evite ler, falar ao telefone ou comer na cama.
  • Tente não levar preocupações e planos para a cama.
  • Sempre manter o ambiente escuro e silencioso.
  • Tome um banho morno para relaxar o corpo.
  • Um bom chá como erva doce, camomila, erva cidreira sempre ajuda a aumentar a sonolência.


Bom sono !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...