Medicamentos contra-indicados para Portadores de Glaucoma





Glaucoma é o aumento da pressão intra-ocular que pode ocasionar lesão ao olho se não for tratado. A pressão intra-ocular aumentada pode comprimir os vasos sanguíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho. Devido à falta de irrigação sanguínea, as células nervosas da retina e o nervo óptico vão morrendo provocando perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual. Se o processo não for controlado pode levar à cegueira.

O exame para diagnosticar a doença, apesar de ser um pouco desconfortável, é rápido e pode ser feito no consultório do oftalmologista.

Leia aqui : Alimentos que melhoram a Visão


Sinas de Alerta


- Estreitamento da visão (visão em túnel)

- Diminuição da visão

- Visão nublada

- Dor nos olhos

Fatores de risco

-Idade acima de 40 anos

-História familiar de glaucoma

-Diabetes

-Uso prolongado de algumas medicações, como corticosteroides (Prednisona, Dexametasona, Betametasona).

No caso de glaucoma crônico ou glaucoma simples ou glaucoma do ângulo aberto, a maioria dos medicamentos tem pouca influência.

Já no caso do glaucoma do ângulo estreito, que é o ângulo da câmara anterior, a dilatação da pupila estreita mais ainda esse ângulo e a drenagem do humor aquoso fica difícil. Medicamentos que agem no sistema nervoso autônomo podem fazer com que a pupila se dilate comprometendo o escoamento do humor aquoso.

Leia aqui : Uso de dipirona pode diminuir a Imunidade e as Plaquetas

Medicamentos contra-indicados para glaucoma do ângulo estreito ou fechado:


- Antiespasmódicos contêm Escopolamina que pode causar pequena dilatação da pupila e, dependendo da anatomia do olho, elevar sua pressão interna por retenção do humor aquoso.


- Corticoides - Dexametasona, Prednisona, Betametasona - O uso prolongado dos corticosteróides pode produzir catarata subcapsular posterior, glaucoma com possível lesão dos nervos ópticos. É fundamental um controle das condições do cristalino e da pressão intra-ocular sempre que se usar tais medicamentos, principalmente sob a forma de colírios.


- Cloridrato de Difenidramina - Presente em Pastilhas.

- Descongestionante - Fenilefrina, Nafazolina, Pseudoefedrina - Presente em Anti-gripais.

- Medicamentos com ação anticolinérgica , a
ntidepressivos tricíclicos (Amitriptilina) - ADT, antipsicóticos de baixa potência (Alprazolam), antiparkinsonianos e inibidores da monoamino-oxidase - IMAO) podem precipitar crise de glaucoma de ângulo fechado, portanto devem ser evitados. 

- Anti-espasmódicos à base de derivados de beladona, atropina, homatropina, também merecem atenção especial, pois podem estar contra-indicados em pessoas portadoras de glaucoma de ângulo estreito ou fechado. Nestas situações a droga pode provocar uma midríase (pupila dilatada) elevando-se a pressão intra-ocular a patamares bastante elevados e desencadeando um quadro de glaucoma agudo que vai exigir um tratamento de urgência oftalmológica. 

- Anti-histamínicos - Dexclorfeniramina, Clorfeniramina, Doxilamina, Clemastina presente em xaropes antialérgicos, antitussígenos e antigripais.

- Dose elevada de Orfenadrina, Dimenidrinato, Prometazina pode ocasionar midríase e crise do fechamento angular agudo.

- Saiba quais colírios lubrificantes que não agridem as lentes de contato - Clique aqui

- Veja Aqui : Quando não devo usar Dorflex? O que pode causar?

- Leia aqui: Combinação perigosa: veja remédios que não se deve misturar



Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais