Alimentos que tem Ação Anti-inflamatória

A alimentação bem feita é muito importante para a saúde. Tudo o que você consome, está diretamente ligado a como o seu corpo reage diante das complicações de saúde e da regeneração do organismo.

Para que tenha imunidade resistente aos vírus e infecções, é preciso ter uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e sais minerais, assim o sistema imunológico se fortalece e permanece ávido às defesas necessárias.

Os alimentos, incluindo as frutas, podem ser remédios e antídotos naturais do corpo contra vários tipos de doenças. 


Segue abaixo algumas das frutas que, além de ter um forte poder anti-inflamatório para o organismo, são ricas em outros nutrientes.

Frutas e vegetais

Todas as frutas e vegetais, devido ao seu rico conteúdo de nutrientes e fibras, ajudam a combater a inflamação crônica, por isso certifique-se de incluir quantidades adequadas desses alimentos por dia. Alguns tipos de produtos frescos, no entanto, são ainda mais potentes do que outros.

Algumas frutas e legumes anti-inflamatórios ideais para incluir em seu plano de refeição:

- Maçãs: fonte de vitamina A, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina C, cálcio, ferro, potássio, fósforo, sódio, magnésio e enxofre. A maçã também é uma excelente fonte de pectina.

- Frutas vermelhas: são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonóides, além de concentrar alto teor das vitaminas C e E.

- Brócolis : é uma rica fonte de Vitamina C e fibras alimentares. Brócolis também é uma excelente fonte em beta-caroteno e proteína. além disso é rico em Vários minerais tais como: o Magnésio, Cálcio, Ferro e Zinco.

- Cogumelos : Fonte de Antioxidantes

- Mamão: fonte em antioxidantes, vitaminas, minerais e várias enzimas digestivas que ajuda no desenvolvimento do corpo.

- Espinafre: é rico em nutrientes como sais minerais (Ferro, Fósforo e Cálcio) e Vitaminas A e do complexo B, neoxantina e violaxantina, anti-inflamatórios que desempenham um papel importante na regulação da inflamação e estão presentes em quantidades anormais no espinafre.

- Abacaxi: é rico em vitaminas A, B1 e C, além de magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina.

- Acerola: além de uma forte porcentagem de vitamina C, também possui grande quantidade de cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, B1, B2 e B3.

- Açaí: contém vitaminas C, B1 e B2, também possui uma boa porcentagem de fósforo, ferro e cálcio.

- Amora: é rica em vitamina A e C. Alivia a diarréia, reduz o envelhecimento precoce e contribui para o sistema nervoso central.

- Cereja: é rica em vitamina A, B e C. Contém cálcio, ferro, fósforo e proteínas. Além disso, é muito apreciada por combater os radicais livres e ajudar na digestão.

- Coco: é rico em sais minerais, como potássio, fósforo, sódio e cloro. Conta com proteínas importantes para o funcionamento do organismo e fibras que estimulam a atividade intestinal.

- Goiaba: destaca-se pelo alto teor de proteínas, fibras, açúcares totais, cálcio, fósforo e potássio, além de vitaminas A e C.

- Jabuticaba: são ricas em cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio e magnésio. Contém minerais importantes para manter a rigidez da estrutura óssea e dos dentes.

- Kiwi: é fonte de vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas. Não possui gordura saturada nem colesterol.

- Laranja: contém alta porcentagem de cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, e várias vitaminas, em especial a vitamina C.

- Limão: é uma fruta rica em vitamina C, complexo B e sais minerais, como o fósforo, cálcio e ferro.

Chá verde

Esta bebida leve é ​​ótimo para ajudar reduzir sua cintura, bem como para diminuir a inflamação.Os flavonóides presente neste chá tem propriedades anti-inflamatórias naturais. E o EGCG(catequinas) composto no chá verde ajuda a reduzir a gordura corporal.

As gorduras monoinsaturadas

Estas gorduras saudáveis ​​para o coração ajudar a aumentar os níveis de colesterol HDL saudáveis ​​e reduzir a inflamação em geral. Grandes fontes incluem o óleo de oliva, amêndoas e abacate.

Ácidos graxos ômega-3

A pesquisa mostrou que uma dieta com alto teor de ômega-3 ácidos graxos e baixo percentual de ômega-6 ácidos graxos tem sido associada com a diminuição da inflamação. Alimentos fontes de ômega-3 incluem nozes, semente de linhaça e peixes, como salmão selvagem do Alasca.

Temperos

Alguns temperos, incluindo o alho, açafrão, canela, gengibre e pimenta, tem capacidades de reduzir a inflamação potentes, de modo a tentar adicioná-los a refeições o mais rápido possível.

Água

Manter-se hidratado é essencial para a liberação de toxinas que causam a inflamação fora de seu corpo. Ingerir no minimo 2 litros de água por dia.

Cereais integrais


Rico em fibras, cereais integrais ajudam a controlar a resposta de insulina em seu corpo. O teor de vitamina B de alta grãos integrais também ajuda a reduzir homocisteína no corpo. A homocisteína é uma substâncias envolvida no processo inflamatório.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais