Repolho - Anti-inflamatório Natural, Cicatrizante, Antioxidante capaz de reduzir Câncer


O repolho (Brassica oleracea var. capitata) é um vegetal da mesma família da couve, possui cor verde e é composto de várias folhas sobrepostas em formato arredondado. É um alimento rico em fibras, porém seu consumo pode causar flatulências e, em algumas pessoas, dores abdominais.

Existem cinco tipos de repolho: roxo, liso, crespo, chinês e o repolho-de-bruxelas, pode ser consumido cru (cortado em tiras) ou refogado.

Propriedades: 
  • Anti-inflamatória
  • Antiálgica
  • Emoliente 
  • Cicatrizante 
  • Alcalinizante
  • Vitaminizante 
É indicado para o tratamento de: abscessos purulentos, hemorroidas, reumatismo, gota, cefaleias, nevralgias faciais, anemias, tuberculose, úlcera gástrica, alcoolismo, queda de cabelo.

O Repolho é rico em:
  • Vitamina C 
  • Vitamina A 
  • Vitamina B1, B2, B6
  • Vitamina K
  • Ácido fólico
  • Fibras
  • Cálcio
  • Fósforo 
  • Enxofre 
  • Glutamina 
  • Polifenóis
  • Bio-flavonoides
  • Indóis
  • Genisteína
  • Antocianinas
  • Selênio 
Está presente também no repolho, quantidades significativas de glutamina e polifenóis, o que contribui para que o repolho seja um alimento com propriedades anti-inflamatórias. Assim como outros vegetais crucíferos, no repolho há também substâncias antioxidantes capazes de reduzir os riscos de se adquirir diversos tipos de câncer.

Por ser rico em fibras é um ótimo auxiliar para quem deseja eliminar peso.

O Repolho é um dos vegetais que tem menos calorias, sendo, portanto, muito indicado nos regimes para manter ou perder peso. Também é rico em sais minerais (cálcio, ferro e enxofre), importante para boa formação dos ossos e dentes e para a pele. Além disso, contém vitaminas A, vitaminas do complexo B, vitamina K e Ácido fólico. É também uma ótima fonte de vitamina C, mas esta só é aproveitada quando o vegetal e consumido cru. 

O repolho sendo uma ótima fonte de vitamina C ajuda a cicatrizar úlceras pépticas, pode ajudar a prevenir o câncer de cólon e os tumores malignos causados pelo estrogênio, além de ser pobre em calorias e rico em fibras, potássio, fosfato e betacaroteno, um precursor da vitamina A.

Pessoas que consomem grande quantidade de repolho têm menor probabilidade de desenvolver câncer de cólon, graças aos bio-flavonoides, aos indóis, à genisteína e a outras substâncias químicas presentes no repolho, que inibem o crescimento de tumores e protegem as células dos danos causados pelos radicais livres liberados quando o organismo queima oxigênio. Como algumas dessas substâncias aceleram o metabolismo do estrogênio, as mulheres que consomem grande quantidade de repolho têm menos chance de desenvolver câncer de mama, útero e ovário. 

O repolho também é indicado nos casos de úlceras, náuseas, nevralgias, erisipela, gota, reumatismo e rouquidão; bem como é ótimo para o sistema digestivo e para o fígado. 

Além disso, o suco de repolho cru ajuda na cicatrização de úlceras pépticas, por causa da metionina, um aminoácido encontrado em pequena quantidade nesse vegetal. Basta beber um litro de suco de repolho cru ao dia por no mínimo duas semanas.

O repolho-roxo é rico em antocianinas, os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho. O roxo também contém o dobro de fósforo, mineral essencial para a saúde dos ossos, e mais selênio e vitamina C. O branco contribui com uma pitada a mais de vitamina A, que previne males como a catarata, e é rico em ácido fólico. 



Tratando Fígado Gorduroso com Chá de Boldo


O boldo é uma planta medicinal que possui propriedades diuréticas e digestivas, o que ajuda no tratamento das doenças do fígado. 

Pessoas com distúrbios no fígado é aconselhado evitar alimentos estimulantes e de difícil digestão, dando preferências aos amargos, água morna, frutas, legumes e verduras. É muito importante não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica até que o fígado esteja totalmente recuperado, pois as causas mais comuns de problemas no fígado são o consumo de bebidas alcoólicas em exagero, alimentos muito gorduroso e as doenças virais. 

O chá de boldo é excelente para tratar distúrbios do fígado, como fígado gorduroso ou fígado inchado, que geram sintomas como enjoo, dor e desconforto abdominal

Ingredientes

  • 2 folhas de boldo
  • 1 copo de água

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Apague o fogo, deixe amornar, coe e beba a seguir, sem adoçar, de 3 a 4 vezes ao dia. Para uma maior concentração de propriedades terapêuticas, recomenda-se tomar o chá logo após o seu preparo.
Diante dos sintomas de problemas no fígado, recomenda-se seguir este tratamento caseiro por 2 dias. Mas, se os sintomas persistirem ou se agravarem, o ideal é ir ao hospital rapidamente, pois pode ser algo mais grave.
Fonte : tuasaude

Efeitos provocados pela Interação de Álcool com Medicamentos

O álcool quanto as substâncias que compõem os fármacos precisam ser absorvidas, distribuídas, metabolizadas e excretadas no organismo. Quando administrados simultaneamente, esses processos podem ficar prejudicados. Como o álcool influencia diretamente na absorção de substâncias no estômago, na metabolização do fígado e na excreção pelos rins, o uso de bebidas pode intensificar de maneira perigosa ou diminuir drasticamente a ação do medicamento. O mesmo acontece com os fitoterápicos, que são substâncias de origem natural, porém, comportam-se como medicamentos quando ingeridos.

O tipo de bebida e as características individuais dos medicamentos influenciam diretamente na forma e intensidade das reações. Os efeitos no organismo podem variar de intensidade dependendo do indivíduo e da quantidade ingerida, do horário e do tempo de utilização do medicamento. Pessoas idosas, mulheres e asiáticos podem apresentar características metabólicas um pouco diferenciadas, o que pode potencializar os efeitos do álcool no organismo.

As reações adversas variam desde alterações gastrointestinais, como náuseas e vômitos, ou reações mais intensas como dores de cabeça, palpitações, hipotensão, tontura, taquicardia, convulsões, intoxicação aguda, coma e até a morte.

Em alguns casos, mesmo que a pessoa consuma bebida alcoólica em horário distinto da medicação, existe o risco da ocorrência de reações adversas graves. O mais importante é que o usuário, ao comprar o medicamento, procure a orientação de um farmacêutico para se esclarecer sobre a forma correta e segura de administrá-lo. Na dúvida, é sempre recomendado não beber. 

Reações que podem ser provocadas pela associação indevida de álcool e medicamentos:


Álcool + dipirona = potencializa o efeito do álcool


Álcool + paracetamol = intoxicação no fígado


Álcool + antibióticos = aumento do metabolismo e não eficácia do medicamento


Álcool + metronidazol = vômitos, dores de cabeça, hipotensão e intoxicação


Álcool + sibutramina ou anfetaminas = tonturas, confusão mental e intoxicação


Álcool + AAS = aumenta o risco de sangramento do estômago e intestino


Álcool + cetoconazol = vômitos, dores de cabeça, hipotensão e intoxicação


Álcool + calmantes (Ansiolíticos/Benzodiazepínicos)= depresssão do sistema nervoso central, parada respiratória e coma


Álcool + antidiabéticos (insulina e Metformina) = hipotensão aguda e dano no fígado


Álcool + anti-hipertensivos (captopril) = arritimia cardíaca e desmaios


Álcool + antidepressivos (fluoxetina) = diminuição do metabolismo e potencialização do efeito


Fonte : CRF-MG

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais