Várias Maneiras de Usar a Semente de Chia




As sementes de chia têm sido utilizadas há séculos pelas culturas antigas e, recentemente, se tornaram uma tendência de saúde. Se você nunca usou essa semente antes, experimente usá-la para fins culinários, de saúde ou de beleza. 

Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física. 

Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.


Usos para Saúde e Beleza


1-Hidrate o cabelo com gel de semente de chia. 

Um gel feito com essa semente e sumo de limão pode infundir o cabelo com umidade e proteger seus cachos do ar seco.

Modo de preparo:
  • Adicione 1/3 de xícara (80 ml) de sementes de chia em um recipiente selável e despeje 2 xícaras (500 ml) de água. Misture bem e espere de 5 a 10 minutos.
  • Misture novamente e deixe na geladeira por 15 minutos ou até se transformar em um gel.
  • Misture três colheres de sopa (45 ml) de sumo de limão no gel.
Aplique a mistura no cabelo e deixe-a agir por 10 minutos antes de enxaguá-la


2-Faça um esfoliador de semente de chia para sua pele.

As pequenas sementes de chia podem agir como um esfoliador natural quando misturadas com óleo de coco e sumo de limão.

Modo de preparo:

  • Misture 1/2 xícara (125 ml) de óleo de coco e uma colher de sopa (15 ml) de sumo de limão com duas colheres de sopa (30 ml) de sementes de chia.
  • Umedeça o rosto com água morna e aplique o esfoliador na pele. Deixe-o agir por dois minutos, enquanto se transforma em gel.
Remova a substância com uma toalha de rosto úmida e enxague o rosto com água fria ao terminar.


3-Prepare uma máscara de hidratação para sua pele. 

A combinação de claras de ovo, iogurte natural e óleo de semente de chia pode revitalizar a pele, deixando-a mais lisa e menos seca.

Modo de Preparo:

  • Misture bem duas claras de ovo, uma xícara (250 ml) de iogurte natural e uma colher de sopa (15 ml) de óleo de semente de chia comercial.
Aplique a mistura no rosto e deixe-a agir por 10 minutos antes de enxaguá-la com água fria.
As claras de ovo deixam a pele mais firme e o iogurte a deixa mais lisa. O óleo de chia ajuda a hidratar a pele.


4-Use o óleo de chia em um creme para os olhos. 

É possível aplicar esse óleo diretamente na área ao redor dos olhos antes de ir dormir toda noite para ajudar a reparar a pele.
  • Passe o óleo de chia comercial ao redor dos olhos, concentrando-se nas áreas mais inchadas.
O ômega-3 da chia reduzirá o inchaço e ajudará a combater rugas finas.


5-Trate a vermelhidão facial e cicatrizes com gel de chia. 

Este pode reduzir a inflamação graças à alta concentração de ômega-3.

Modo de preparo:
  • Misture uma colher de sopa (15 ml) de sementes de chia com três colheres de sopa (45 ml) de água e deixe formar um gel por 10 minutos. Misture algumas gotas de óleo essencial de lavanda para uma reação mais potente.
Aplique a mistura em áreas avermelhadas e cicatrizes. Deixe-a agir por alguns minutos antes de enxaguar com água fria.

6-Use sementes de chia como um tratamento médico alternativo. 

Essas sementes são utilizadas para ajudar a tratar a diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.

As sementes de chia são ricas em ômega-3 e fibra alimentar. Estudos preliminares sugerem que esses nutrientes talvez sejam capazes de ajudar a minimizar os fatores de risco de várias formas de doenças cardíacas.
Talvez as pessoas com diabetes se beneficiem do consumo de 37 g de sementes chia "Salba" diariamente por 12 semanas. Essa dosagem pode ajudar a abaixar a pressão sanguínea e a reduzir a quantia de proteína c-reativa (PCR) inflamatórias e fatores de von Willebrand de formação de coágulo no sangue.

Você não deve ingerir sementes de chia se estiver grávida, amamentando, com risco de câncer de próstata, ou já com o câncer, ou sofrendo de altos níveis de triglicerídeos.
Converse com seu médico para determinar uma boa dosagem de sementes de chia de acordo com suas condições de saúde.


Usos Culinários


1-Use sementes de chia como um substituto do ovo. 

O gel de semente de chia feito com água pura pode ser utilizado como um substituto do ovo na maioria das receitas de assados.

Modo de preparo:

  • Moa um punhado dessas sementes em um moedor de café, liquidificador ou processador de alimentos.
  • Misture uma colher de sopa (15 ml) de sementes moídas com três colheres de sopa (45 ml) de água. Deixe de molho por 15 minutos ou até engrossar em um gel.
Essa quantidade pode ser utilizada como um substituto de um ovo em quase todo tipo de receita de assados.


2-Moa as sementes, transformando-as em farinha. 

É possível moer essas sementes em uma farinha grossa sem glúten que pode ser utilizada em diversas receitas.

Modo de preparo: 

  • Coloque um punhado de sementes em um processador de alimentos, moedor de café ou liquidificador e moa-as até formar o pó.
Para massas grossas, você pode substituir com a farinha de chia em partes iguais.
Para massas finas, misture uma parte de farinha de chia com três de farinha sem glúten.


3-Engrosse líquidos com as sementes de chia. 

Elas absorvem o líquido e dão uma textura mais grossa. Em quantidades muito concentradas, essas sementes podem transformar o líquido em gel, mas em quantidades pequenas, apenas age como um engrossador.

Modo de preparo: 
  • Adicione duas colheres de sopa (30 ml) de sementes moídas ou inteiras a sopas, guisados, molhos e caldos em vez de amido de milho ou farinha. Misture bem e espere 5 minutos para avaliar a nova grossura.
Continue adicionando sementes ao líquido, conforme necessário, para atingir a grossura desejada.


4-Crie uma opção de lanche saudável. 

Há uma variedade de lanches à base de semente de chia que você pode fazer em casa. Alguns dos mais fáceis incluem bolachas de chia e pudim de chia.
Existem diversas variações das bolachas de chia que você pode fazer, mas a maioria apenas requer que você misture as sementes com alguns condimentos e um pouco de água antes de assar.

Modo de Preparo:

  • Misture 1/2 xícara (125 ml) de sementes de chia com 1/2 xícara (125 ml) de sementes de girassol, 1/2 xícara (125 ml) de sementes de abóbora e 1/2 xícara (125 ml) de sementes de gergelim.
  • Misture uma xícara (250 ml) de água, um dente de alho ralado, uma colher de chá (5 ml) de cebola ralada e 1/4 de colher de chá de sal separadamente antes de misturar o líquido nas sementes.
  • Espalhe a mistura na assadeira e cozinhe por 30 minutos a 160° C.
  • Corte a mistura em formas de bolacha, vire-a para o outro lado e asse por mais 30 minutos antes de servir.
É possível fazer pudim de chia misturando duas xícaras (500 ml) de leite de coco, 1/2 xícara (125 ml) de sementes de chia, duas colheres de sopa (30 ml) de pó de cacau, uma colher de chá (5 ml) de extrato de baunilha e uma colher de sopa (15 ml) de mel. Deixe na geladeira por 10 minutos antes de servir.


5-Experimente as sementes de chia em vez de recheios com pão. 

Se você desejar uma maneira saudável de adicionar recheio a almôndegas ou frango, carne suína e peixes, essas sementes podem ser muito úteis.
Se você precisar engrossar carne com um recheio, adicione duas a três colheres de sopa (30 a 45 ml) de sementes de chia para cada 450 g de carne e misture bem.
Para usar as sementes de chia como recheio, misture partes iguais dessas sementes com farinha de amêndoa ou outro tipo de farinha sem glúten. Espalhe cortes de carne nessa mistura e cozinhe normalmente.


6-Cultive brotos de chia para fazer saladas. 

Você pode cultivá-las da mesma maneira que você cultiva brotos de feijão. Esses brotos são crocantes, saudáveis e ótimos para saladas e guarnições.

Modo de Preparo: 

  • Coloque um punhado de sementes de chia em um pote de vidro. Encha-o com água e espere cerca de 5 minutos.
  • Drene a água e deixe as sementes no pote tampado por alguns dias.
  • Enxague as sementes com água a cada 12 horas, retirando a água do pote.
Os brotos devem estar prontos dentro de alguns dias.


7-Faça um gel energético. 

As sementes de chia misturadas com água de coco podem formar um gel energético hidratante que é muito mais saudável que bebidas açucaradas e gel comercial.

Modo de Preparo:

  • Adicione duas colheres de sopa (30 ml) de sementes de chia a uma xícara (250 ml) de água de coco. Espere 10 minutos até um gel fino se formar.
Esse gel pode ser consumido como uma bebida energética e pode ser benéfico para crianças e adultos.


8-Prepare uma geleia caseira. 

Você pode fazer um purê com bagas e misturar com as sementes de chia, criando uma geleia simples e deliciosa.

Modo de Preparo:

  • Misture uma xícara (250 ml) de bagas com uma colher de sopa (15 ml) de sementes de chia e uma colher de sopa (15 ml) de água morna. Misture em um processador de alimentos para dar à mistura uma consistência de geleia.
Espere uma hora antes de usar a mistura.


9-Misture sementes puras em outros alimentos. 

Também é possível apreciar essas sementes puras. No entanto, em vez disso, talvez você ache um pouco mais apetitoso adicionar sementes puras em saladas, frituras, granola e outros alimentos, como uma guarnição simples.

Fonte : wikihow

Principais Causas de Cansaço e Fadiga



O cansaço é descrito como uma falta de força ou desânimo para fazer tarefas que requeiram esforço, seja físico ou mental. Outros termos também são habitualmente empregados para descrever o cansaço, como fadiga, exaustão, letargia, sonolência, fraqueza, astenia, falta de energia ou até falta de ar.


O cansaço e falta de ar são sintomas diferentes. Muitas vezes ambos podem aparecer juntos, pois algumas doenças podem cursar com os dois sintomas. Mas são sintomas distintos.

A falta de ar, chamada em linguagem técnica como dispneia, é a sensação de dificuldade para respirar; é a impressão de que a quantidade de ar que entra nos pulmões é insuficiente. Pode-se manifestar também como uma dificuldade para expulsar o ar já respirado. 

Já o cansaço é a dificuldade de se realizar esforços ou tarefas, mesmo que mínimos, como andar, subir escadas, ou até escovar os dentes ou pentear os cabelos em casos mais graves.

É muito comum pacientes com queixas de cansaço não referirem falta de ar. Por outro lado, é habitual que os pacientes que se queixam de falta de ar também apresentem algum grau de cansaço.

CAUSAS DE CANSAÇO

O cansaço pontual, causado por um esforço físico grande é perfeitamente normal e esperado. Quanto mais bem preparado fisicamente o indivíduo se encontra, mais resistente ele é ao cansaço. Pessoas sedentárias, principalmente as obesas, podem sentir cansaço muito facilmente, às vezes apenas por fazer uma caminhada mais longa. 

O sedentarismo e o mau preparo físico são as causas mais comuns de cansaço na população. Quanto menos atividade física um indivíduo faz, mas facilmente surge a sensação de cansaço.

Quadros infecciosos, principalmente os virais, também são causas de cansaços de curta duração. Cansaços que duram menos de 48 horas costumam não ter relevância clínica, a não ser que sejam de grande intensidade e sem motivo aparente.

O cansaço também é comum nas pessoas que levam uma vida muito corrida, com excesso de trabalho e de estresse, e pouco tempo de lazer e descanso. Geralmente, estas também são pessoas sedentárias pela falta de tempo para praticar exercícios. Apesar do sedentarismo, o cansaço neste grupo costuma surgir muito mais do estresse, da falta de sono, da má alimentação e, muitas vezes, da depressão ou distúrbios de ansiedade não diagnosticados, do que propriamente pela má forma física.

Entretanto, nem todo cansaço indica apenas um mau condicionamento cardiopulmonar ou excesso de trabalho e estresse. Existem dezenas de doenças que podem se manifestar como um quadro de cansaço crônico. Vamos falar resumidamente de 10 causas comuns de cansaço de longa duração. Se você quiser mais detalhes sobre cada doença, use os links fornecidos para acessar os textos específico.

1. Hipotireoidismo 

Hipotireoidismo é o nome que se dá quando a glândula tireoide produz uma quantidade insuficiente dos seus hormônios, os responsáveis pelo controle do metabolismo do corpo, ou seja, como o organismo armazena e gasta energia.

O hipotireoidismo é uma causa comum de cansaço e astenia; costuma estar associados a outros sinais e sintomas, como pele seca, constipação intestinal, intolerância ao frio, dores nas articulações, elevação dos níveis de colesterol sanguíneo, perda de cabelo e ganho de peso.

O cansaço do hipotireoidismo é permanente e pode estar presente mesmo em repouso. Existem dois componentes para o cansaço do paciente com hipotireoidismo: o primeiro é a intolerância aos esforços, que faz o paciente ficar cansado mesmo após pequenas atividades; o segundo é um quadro de desânimo, sensação de falta de energia e raciocínio lentificado que ocorre mesmo na ausência de esforço físico.

2. Insuficiência cardíaca 

A insuficiência cardíaca é uma doença causada pela incapacidade do coração em bombear o sangue adequadamente pelo corpo. Esta doença é basicamente causada por um coração fraco, incapaz de atender às demandas energéticas exigidas pelo corpo. As principais causas de insuficiência cardíaca são o infarto do miocárdio, a hipertensão arterial, doenças das válvulas do coração e o alcoolismo.

Existem diferentes graus de insuficiência cardíaca. Nos estágios inicias o paciente sente cansaço apenas aos esforços moderados. Conforme a doença progride, o cansaço vai surgindo cada vez com mais facilidade, até que atividades banais, como pentear o cabelo e escovar os dentes tornam-se cansativas. A fraqueza do coração causa retenção de liquido no corpo, levando a edemas (inchaços) nas pernas. Em fases mais avançadas há também retenção de líquido nos pulmões, o que colabora para o cansaço e para a falta de ar, principalmente quando o paciente se deita.

3. Anemia 

Anemia é a doença causada pela redução da concentração de hemácias no sangue (glóbulos vermelhos), as células responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo organismo.

A anemia é uma frequente causa de cansaço e, quando em graus avançados, se manifesta com palidez da pele e aceleração dos batimentos cardíacos em repouso.

Existem dezenas de causas para anemia, sendo a mais comum a perda de sangue pelo trato gastrointestinal, o que leva à anemia por carência de ferro. Esta é uma hipótese que deve sempre ser levada em conta em idosos.

4. Insuficiência renal crônica 

Insuficiência renal crônica é nome dado à perda de função dos rins. Várias doenças podem levar à insuficiência renal, sendo as mais comuns:

– Hipertensão 
– Diabetes mellitus 
– Doença policística renal
– Glomerulonefrites 
– Infecções urinárias de repetição 
– Cálculos renais de repetição 
– Doenças da próstata 

A insuficiência renal costuma ser uma doença silenciosa até fases tardias e pode provocar cansaço por vários motivos. Os mais importantes são anemia, acúmulo de toxinas no organismo, acidez do sangue e desnutrição.

5. Diabetes Mellitus 

O diabetes é uma doença causada pela incapacidade do organismo em transportar a glicose presente no sangue para dentro das células, onde ela é necessária para gerar energia. Sem glicose as células de todo o corpo “passam fome” e não conseguem desempenhar adequadamente suas funções.

A insulina é o hormônio responsável pelo transporte da glicose do sangue para a s células. O diabetes tipo 1 ocorre por ausência de insulina no sangue, enquanto que o diabetes tipo 2 ocorre por mal funcionamento da insulina existente.

O diabetes não tratado cursa geralmente com cansaço, perda de peso, excesso de urina e sede permanente.

6. Doenças pulmonares 

As doenças dos pulmões, principalmente a DPOC e a asma são causas comuns de cansaço.O pulmão é órgão responsável pela captação de oxigênio e excreção de dióxido de carbono. Quando pulmão está doente, a oxigenação do sangue fica comprometida, levando ao quadro de cansaço.

7. Síndrome da fadiga crônica

A fadiga crônica é uma síndrome ainda pouco conhecida que costuma causar cansaço crônico sem causa aparente. Além de cansaço crônico, os pacientes com esta síndrome também costumam apresentar os seguintes sintomas:

– Dificuldade de concentração e “memória fraca”.
– Dor de garganta.
– Dor muscular.
– Dor articular.
– Dor de cabeça .
– Dificuldades em dormir.
– Linfonodos discretamente aumentados e dolorosos.
– Exaustão após esforço físico ou mental, mesmo após 24 horas de repouso.

8. Gravidez 

O cansaço na gravidez é um sintoma muito comum. Geralmente inicia-se no primeiro trimestre, desaparece no segundo e retorna com maior intensidade no final da gestação. O cansaço do primeiro trimestre costuma vir acompanhado de sono frequente e é geralmente causado pelas alterações hormonais do início da gravidez. No terceiro trimestre o cansaço está mais relacionado ao peso do bebê, à dificuldade de se expandir o pulmão devido ao tamanho do útero, à anemia natural da gravidez e às alterações hormonais

9. Medicamentos

O uso prolongado de medicamentos e outras substâncias pode ser a causa de um cansaço crônico. Relaxantes musculares, antidepressivos, anti-histamínicos, beta-bloqueadores e analgésicos opioides são causas comuns. Excesso de cafeína também pode levar a ao cansaço assim como o consumo excessivo de álcool.

10. Distúrbios do sono

Dormir adequadamente é essencial para estar descansado. Qualquer distúrbio do sono que atrapalhe uma boa noite de sono pode ser o motivo de um cansaço crônico. Neste caso, o cansaço vem acompanhado de sonolência durante o dia. A apneia obstrutiva do sono é uma causa comum de cansaço e sonolência, principalmente em pessoas obesas.

Existem dezenas de outras causas para cansaço prolongado. Para se ter um diagnóstico correto é preciso orientação médica. Apenas como exemplo, podemos citar também as seguintes causas de cansaço prolongado:

– Varizes e insuficiência venosa dos membros inferiores 
– Câncer oculto
– Fibromialgia 
– Doenças do fígado 
– Doenças autoimunes 
– Tuberculose 
– Mononucleose
– Doenças da glândula supra-renal
– Refluxo gastroesofágico


Fonte : Mdsaude

Ação da Silimarina e Metionina na Regeneração do Fígado


Silimarina


A silimarina é um composto flavonoide polifenólico extraído de frutos do Silybum marianum L., constituído pelas flavolignanas silibina, silidianina e silicristina.


A silimarina, devido a sua natureza fenólica, tem ação antioxidante, reagindo com diversos radicais livres, inclusive aqueles derivados do oxigênio e da hidroxila; apresenta atividade inibitória sobre várias enzimas, como peroxidases, lipoxigenases e prostaglandina-sintetases, reduzindo a lipoperoxidação e a propagação do processo oxidativo, e promove aumentos da glutationa hepática total e do percentual de glutationa reduzida e a expressão da enzima superóxido dismutase


A silimarina é capaz de estimular a RNA-polimerase I e a síntese do RNAr, aumentando a velocidade de formação do ribossomo e, consequentemente, da síntese proteica, o que favorece, também, a síntese e replicação do DNA. Tais ações são de suma importância para a regeneração celular.


A silimarina age como:
  • Estabilizador das membranas dos hepatócitos (célulasdo fígado), resguardando sua integridade e, assim, a função fisiológica do fígado; 
  • Protege, experimentalmente, a célula hepática da influência nociva de substâncias tóxicas endógenas e/ou exógenas.
  • Atua de forma benéfica como coadjuvante no tratamento das doenças hepáticas crônicas inflamatórias, cirrose hepática e lesões hepatotóxicas, promovendo rápida melhora dos sintomas clínicos, como: cefaleia, astenia, anorexia, distúrbios digestivos, sensação de peso epigástrico.


Metionina


A metionina é um aminoácido sulfurado e precursora da S-adenosilmetionina (SAMe). A importância da SAMe deve-se à sua capacidade de doar grupamentos metila para outras reações, sendo o mais importante agente transmetilante do organismo.


A metionina apresenta ação: 

  • Antioxidante, provavelmente por interação de seu grupamento sulfurado com os radicais livres. Ela também aciona o ribossomo para iniciar a translação proteica do RNA mensageiro.
  • Lipotrópica, mobilizando os ácidos graxos e prevenindo a deposição destes nos hepatócitos, provavelmente por sua participação, através da SAMe, nas reações de transmetilação, transulfuração, no aumento da glutationa e na regulação da permeabilidade da membrana celular.
  • É capaz de reduzir ou impedir a infiltração gordurosa e a cirrose no fígado.
A SAMe reduz a produção do acetaldeído proveniente do metabolismo do álcool, previne a deposição de gordura nos hepatócitos e restabelece os níveis da glutationa, parecendo, então, haver um sinergismo da glutationa – e, consequentemente, de sua ação antioxidante – nesta ação antiesteatose.

A SAMe atua na transmetilação da fosfatidiletanolamina para a formação da fosfatidilcolina, o principal fosfolipídio da membrana celular e vital para a manutenção da estabilidade desta.

A SAMe promove, também, a sulfatação dos ácidos biliares, reduzindo a colestase.

Alimentos ricos em Metionina 100 g de alimento:
  • Ovo desidratado 1468 mg
  • Castanha-do-Pará 0,941 mg
  • Leite de vaca desnatado 0,870 mg
  • Sardinhas 0,614 mg
  • Queijos 0,600 mg
  • Sementes de abóbora 0,577 mg
  • Carne de coelho 0,545 mg
  • Fígado de galinha 0,520 mg
  • Soja 0,513 mg
  • Arroz 0,420 mg
  • Ovo fresco 0,401 mg

Ômega 3 e seus benefícios para saúde



O Ômega 3 é um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial pois é muito importante para uma boa saúde.

O corpo humano não é capaz de produzir omega 3, tendo que obtê-lo da alimentação.

Um grande número de pesquisas vem demonstrando os benefícios do omega 3 para o coração e todo sistema circulatório.

Os benefícios do omega 3 incluem:

•Atividade anti-inflamatória

•Atividade anti-trombos (entupimento dos vasos sanguíneos)

•Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e

•Redução da pressão arterial

Os benefícios do ômega 3 estendem-se para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo:

•Diabetes

•Acidente vascular cerebral (derrame)

•Artrite reumatoide

•Asma

•Síndromes inflamatórias intestinais (colites)

•Alguns tipos de câncer

•Declínio mental

Alguns estudos também indicam que o Omega 3 traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico.

Os melhores alimentos ricos em ômega 3

As melhores fontes de omega 3 são os peixes, algumas espécies possuem maior quantidade.

Cavala

Arenque

Sardinha

Salmão

Atum

Bacalhau

Outras importantes fontes de omega 3:

•Semente de linhaça

•Castanhas e nozes

•Óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola)

•Vegetais de folhas verdes escuro

Quanto consumir?

Recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 porções de peixe por semana, mas se for possível incluir outras fontes de omega 3 maiores serão os benefícios.

Dicas de preparo do peixe:

Os peixes devem ser assados, cozidos ou grelhados. Não se deve fritá-los, pois este processo destrói o omega 3.

Alguns peixes são pobres em omega 3, dentre eles a tilápia, que contém quantidades de Omega 6 semelhantes à carne vermelha.

Apesar de os benefícios do ômega 3 serem comprovados cientificamente, seu consumo numa dosagem muito além daquela encontrada nos peixes preocupa os pesquisadores, pois ainda não se sabe que efeitos essas altas doses podem ter no organismo a longo prazo. Atualmente ele é largamente comercializado nas farmácias na sua forma concentrada em cápsulas, algo que ainda não foi avaliado pela ciência.

Benefícios da Cebola para Saúde

A Cebola, Allium cepa, pertence a  família das Alliaceae, seu bolbo é constituído por folhas escamiformes, em camadas. As suas flores estão dispostas em umbela. As plantas jovens, com o bulbo pouco desenvolvido e sem flor, são chamadas também de cebolo.

Cada 100 gramas de cebola (Allium cepa) contém:
  • calorias - 33 kcal
  • proteínas - 1,5 g
  • gorduras - 0,3g
  • vitamina A - 125 U.l.
  • vitamina B1 (Tiamina) - 60 mcg
  • vitamina B2 (Riboflavina) - 45 mcg
  • vitamina B3 (Niacina) - 0,15 mg
  • vitamina C (Ácido ascórbico) - 10 mg
  • potássio - 180 mg
  • fósforo - 45 mg
  • cálcio - 35 mg
  • sódio - 16 mg
  • silício - 8 mg
  • magnésio - 4 mg
  • ferro - 0,5 mg
Benefícios para Saúde : 
  • Melhora a circulação
  • Previne a anemia
  • Ajuda a aliviar o resfriado
  • Ajuda a controlar a hipertensão
  • Tem propriedades depurativas e diuréticas
  • Benéfica para os rins e para a próstata
  • Previne doenças do sistema nervoso
  • Emagrece e controla o peso
  • Antioxidante
  • Melhora a asma e inflamações
  • Açao Antisséptica
Por apresentar um alto grau de quercetina, um importante flavonoide, a cebola favorece a circulação sanguínea. Além disso, seu teor de silício ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias.

Ajuda a reduzir o colesterol no sangue e aumenta a capacidade do organismo de dissolver coágulos internos, o que previne a trombose coronária.

Outra propriedade que a cebola exibe é a de antianêmica por  ser rica em fósforo, ferro e vitamina E. Desse modo, ajuda o organismo na reposição de sangue e regeneração dos glóbulos vermelhos.

Por ser rica em vitaminas A e C, ideais para aliviar sintomas de problemas respiratórios, os óleos essenciais que possui, devido ao seu teor de enxofre, dão à cebola a capacidade de diminuir os sintomas de doenças como a bronquite, resfriado e constipações.

A cebola é rica em vitaminas A e C, o que a torna um poderoso aliado no combate a problemas respiratórios, tais como os resfriados.

Outro elemento que a cebola contém e que exerce influências positivas em nossa saúde é o potássio. O potássio é o responsável pela capacidade que a cebola tem de ajudar na eliminação do excesso de líquidos e diminuição dos riscos de sofrermos de gota, hipertensão e cálculos renais.

O potássio e o baixo teor em sódio fazem com que a cebola ajude a evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Além disso, é benéfica para os rins e a próstata.

Seu alto teor em vitamina B, potássio, elementos extremamente necessários para a transmissão e geração do impulso nervoso, e o magnésio, que melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular, é ideal para melhorar esse setor de nosso organismo.

A cebola é perfeita para incluirmos em nossa dieta, seja para emagrecimento ou por uma questão de cuidado com a saúde.

Devido ao seu baixo valor calórico e seu alto teor em fibra, é ideal numa dieta de emagrecimento, já que melhora o trânsito intestinal e depura, elimina as toxinas, evitando a retenção de líquidos.

Além disso, consumir cebola também nos oferece a sensação de saciedade.

A cebola é ideal para mulheres grávidas e crianças, pois seu alto teor de folatos ajuda no crescimento e bom desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gravidez.

A cebola tem poderes antioxidantes. O motivo é seu teor em vitaminas A e C, enxofre e flavonoides, tais como a quercetina e a antocianina.

A cebola também é um bom antiasmático e anti-inflamatório. O alto teor em componentes à base de enxofre.

Se aplicada externamente, a cebola pode atuar como antisséptico natural e é capaz de diminuir inflamações renais.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais