Alimentos que tem Ação Anti-inflamatória

A alimentação bem feita é muito importante para a saúde. Tudo o que você consome, está diretamente ligado a como o seu corpo reage diante das complicações de saúde e da regeneração do organismo.

Para que tenha imunidade resistente aos vírus e infecções, é preciso ter uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e sais minerais, assim o sistema imunológico se fortalece e permanece ávido às defesas necessárias.

Os alimentos, incluindo as frutas, podem ser remédios e antídotos naturais do corpo contra vários tipos de doenças. 


Segue abaixo algumas das frutas que, além de ter um forte poder anti-inflamatório para o organismo, são ricas em outros nutrientes.

Frutas e vegetais

Todas as frutas e vegetais, devido ao seu rico conteúdo de nutrientes e fibras, ajudam a combater a inflamação crônica, por isso certifique-se de incluir quantidades adequadas desses alimentos por dia. Alguns tipos de produtos frescos, no entanto, são ainda mais potentes do que outros.

Algumas frutas e legumes anti-inflamatórios ideais para incluir em seu plano de refeição:

- Maçãs: fonte de vitamina A, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina C, cálcio, ferro, potássio, fósforo, sódio, magnésio e enxofre. A maçã também é uma excelente fonte de pectina.

- Frutas vermelhas: são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonóides, além de concentrar alto teor das vitaminas C e E.

- Brócolis : é uma rica fonte de Vitamina C e fibras alimentares. Brócolis também é uma excelente fonte em beta-caroteno e proteína. além disso é rico em Vários minerais tais como: o Magnésio, Cálcio, Ferro e Zinco.

- Cogumelos : Fonte de Antioxidantes

- Mamão: fonte em antioxidantes, vitaminas, minerais e várias enzimas digestivas que ajuda no desenvolvimento do corpo.

- Espinafre: é rico em nutrientes como sais minerais (Ferro, Fósforo e Cálcio) e Vitaminas A e do complexo B, neoxantina e violaxantina, anti-inflamatórios que desempenham um papel importante na regulação da inflamação e estão presentes em quantidades anormais no espinafre.

- Abacaxi: é rico em vitaminas A, B1 e C, além de magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina.

- Acerola: além de uma forte porcentagem de vitamina C, também possui grande quantidade de cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, B1, B2 e B3.

- Açaí: contém vitaminas C, B1 e B2, também possui uma boa porcentagem de fósforo, ferro e cálcio.

- Amora: é rica em vitamina A e C. Alivia a diarréia, reduz o envelhecimento precoce e contribui para o sistema nervoso central.

- Cereja: é rica em vitamina A, B e C. Contém cálcio, ferro, fósforo e proteínas. Além disso, é muito apreciada por combater os radicais livres e ajudar na digestão.

- Coco: é rico em sais minerais, como potássio, fósforo, sódio e cloro. Conta com proteínas importantes para o funcionamento do organismo e fibras que estimulam a atividade intestinal.

- Goiaba: destaca-se pelo alto teor de proteínas, fibras, açúcares totais, cálcio, fósforo e potássio, além de vitaminas A e C.

- Jabuticaba: são ricas em cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio e magnésio. Contém minerais importantes para manter a rigidez da estrutura óssea e dos dentes.

- Kiwi: é fonte de vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas. Não possui gordura saturada nem colesterol.

- Laranja: contém alta porcentagem de cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, e várias vitaminas, em especial a vitamina C.

- Limão: é uma fruta rica em vitamina C, complexo B e sais minerais, como o fósforo, cálcio e ferro.

Chá verde

Esta bebida leve é ​​ótimo para ajudar reduzir sua cintura, bem como para diminuir a inflamação.Os flavonóides presente neste chá tem propriedades anti-inflamatórias naturais. E o EGCG(catequinas) composto no chá verde ajuda a reduzir a gordura corporal.

As gorduras monoinsaturadas

Estas gorduras saudáveis ​​para o coração ajudar a aumentar os níveis de colesterol HDL saudáveis ​​e reduzir a inflamação em geral. Grandes fontes incluem o óleo de oliva, amêndoas e abacate.

Ácidos graxos ômega-3

A pesquisa mostrou que uma dieta com alto teor de ômega-3 ácidos graxos e baixo percentual de ômega-6 ácidos graxos tem sido associada com a diminuição da inflamação. Alimentos fontes de ômega-3 incluem nozes, semente de linhaça e peixes, como salmão selvagem do Alasca.

Temperos

Alguns temperos, incluindo o alho, açafrão, canela, gengibre e pimenta, tem capacidades de reduzir a inflamação potentes, de modo a tentar adicioná-los a refeições o mais rápido possível.

Água

Manter-se hidratado é essencial para a liberação de toxinas que causam a inflamação fora de seu corpo. Ingerir no minimo 2 litros de água por dia.

Cereais integrais


Rico em fibras, cereais integrais ajudam a controlar a resposta de insulina em seu corpo. O teor de vitamina B de alta grãos integrais também ajuda a reduzir homocisteína no corpo. A homocisteína é uma substâncias envolvida no processo inflamatório.

Cerveja não faz bem aos Rins












Por conter substâncias que inibem a ação do hormônio antidiurético, a cerveja ganhou a boa fama de diurética e, por tabela, de amiga dos rins. Afinal, facilitaria o serviço de filtragem das impurezas do sangue.

Na verdade, mesmo composta por 95% de água, a bebida tem etanol suficiente para desidratar o organismo.

Presente nos drinques alcoólicos em geral, é ele que inibe o hormônio antidiurético, provocando aquela vontade constante de fazer xixi. Com isso o corpo perde líquido, e a concentração de toxinas no sangue aumenta rapidamente. É que o álcool leva muito tempo para ser metabolizado.

Alternar copos de água com os de cerveja é uma dica para evitar a desidratação e a sensação da ressaca no dia seguinte. A cerveja, assim como as outras bebidas alcoólicas, ajuda a aumentar a pressão do sangue. É claro que o efeito varia conforme a quantidade de etanol presente na bebida e do número de tulipas que vão goela abaixo. Mas a gente já sabe que pressão alta definitivamente não é benéfica para os rins.

Fonte: saude.abril

Dicas para ter Intestino Saudável


Para que nosso intestino funcione de forma saudável, é preciso ter alguns hábitos como:
  • Aumentar a ingestão de água. 
  • Colonizar o seu intestino com bactérias benéficas com a ingestão dos probióticos;
  • Melhorar o seu funcionamento com ingestão de glutamina que dá energia as células do intestino e melhoram sua funcionalidade;
  • Aumentar o consumo de fibras na alimentação que estão presentes nas frutas, verduras, legumes, aveia e outros;
  • Diminuir o consumo de alimentos industrializados, cheios de conservantes, corantes, glutamato monossódico (realçador de sabor);
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Não fumar;
  • Melhorar o nível de estresse e ansiedade;
  • Não fazer uso de remédios para funcionar o intestino ou até mesmo “fitoterápicos” porque eles causam dependência e danos;
  • Evitar a ingestão de sucos concentrados, suco em pó, refrigerantes;
  • Relaciona-se muito o intestino preso com a ingestão de leite e derivados. Relevo ainda a importância do atendimento personalizado porque não quer dizer que todas as pessoas que tem intestino preso não podem consumir leite e derivados;
  • Ir ao banheiro na hora que a vontade vier e não ficar “segurando”;
  • Praticar atividade física.


Alimentos ricos em Oxalato de Cálcio

O oxalato de cálcio é um composto químico que forma cristais monoclínicos aciculares que ocorrem em diferentes quantidades na generalidade dos seres vivos. 

As pedras nos rins ou cálculos renais são formadas por depósitos de oxalato de cálcio. A pedra nos rins ou areia na urina ocorre devido a um desequilíbrio entre líquidos e substâncias sólidas dissolvidas na urina, esta fica sobrecarregada, formando cristais monoclínicos aciculares que não se dissolvem. 

Mudando alguns aspetos nos seus hábitos alimentares e na sua rotina, poderá prevenir a pedra nos rins. 

Lista de alimentos com alto teor de Oxalato: 



Alimentos que reduz o risco de Doença Cardíaca




Comer nozes e castanhas diariamente pode melhorar os níveis de colesterol e reduzir os riscos de doença cardíaca coronariana, segundo estudo publicado no periódico Archives of Internal Medicine. 
.
Avaliando dados de 25 estudos sobre o consumo de castanhas e os níveis de colesterol em sete países, os pesquisadores da Universidade Loma Linda, nos EUA, descobriram que o consumo diário de cerca de 67 gramas de castanhas - incluindo amêndoas, avelãs, nozes, amendoim e pistaches - resultava em uma redução média de:
  • 5,1% no colesterol total, 
  • 7,4% no colesterol ruim (LDL)
  • 8,3% na taxa de LDL em relação ao HDL.
.
Além disso, essa prática foi associada a uma redução de 10% nos triglicérides de pessoas que, inicialmente, apresentavam altas taxas dessa “gordura” no sangue. Segundo os autores, os diferentes tipos de castanha têm efeitos similares sobre o colesterol, mas esses efeitos seriam modificados dependendo dos níveis de LDL, índice de massa corporal e tipo de alimentação. Eles destacam, ainda, que os resultados apoiam a inclusão de castanhas em intervenções terapêuticas na dieta para melhorar os níveis de colesterol.
.
“Aumentar o consumo de nozes como parte de uma dieta pode ser prudente por afetar positivamente os níveis de lipídios no sangue (pelo menos em curto prazo), e tem o potencial de reduzir o risco de doença cardíaca coronariana”, explicaram os autores, acrescentando que a moderação é a chave.
.
Fonte: Emex Nutrição Orientada

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais