sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Carambola faz mal a pessoas que tem Insuficiência Renal

Resultado de imagem para carambola faz mal

A carambola é uma fruta rica em:

  • Sais minerais
  • Cálcio
  • Ferro 
  • Fósforo
  • Fonte de vitaminas A, C e do complexo B
  • Antioxidantes 
  • Polifenóis. 
  • Ácido oxálico, que pode ser altamente prejudicial para pessoas com insuficiência renal, causando cálculos renais

A carambola possui uma neurotoxina que pode afetar o sistema nervoso central.

Nomeada de caramboxina, a toxina atua no sistema nervoso quando não filtrada pelo rim. Os pesquisadores explicam que, ao isolar a caramboxina, descobriu-se que sua concentração na fruta é muito pequena.

Para conseguir três miligramas da caramboxina, os pesquisadores utilizaram 20 quilos de carambola, que foram colhidas de árvores que não passaram por tratamentos com pesticidas. Além disso, a neurotoxicina sofre degradação quando misturada e conservada por um longo período em água.

Em uma pessoa saudável, a toxina da carambola é absorvida pela digestão, filtrada pelo rim e eliminada na urina. Mas em pacientes com problemas renais, como o funcionamento do rim está comprometido, a toxina, que é um aminoácido modificado, cai na corrente sanguínea, se liga a potenciais receptores do sistema nervoso central e inicia uma sequência de eventos que incluem: soluços, confusão mental, agitação psicomotora, convulsões e até a morte.

A recomendação é que a fruta seja consumida moderadamente, até por pessoas sem problemas renais, uma vez que o ácido oxálico presente nela pode causar pedra nos rins.

Os rins em perfeito funcionamento, filtra essa substância e a elimina do organismo, mas para quem tem algum tipo de insuficiência renal e consome a fruta, o rim debilitado, com cerca de 10 a 15% de sua capacidade de funcionamento, pode se intoxicar com a carambola.

A insuficiência renal é assintomática, então, a pessoa pode comer a carambola, sem saber que está doente, e passar mal.

Como o rim é um filtro biológico, em condições normais, ele retira todas as impurezas do organismo de um indivíduo saudável.. Mas quando o filtro deixa de funcionar, aumenta o risco de substâncias perigosas passarem para a corrente sanguínea. Outras doenças também podem afetar o rim, e exigem o mesmo alerta ao se consumir a carambola. Portadores de diabetes, hipertensão, pessoas acima de 60 anos e que possuem histórico familiar de doenças renais, são aconselhados a fazer um rastreamento, ou seja, exames que busquem apontar se há problemas ocultos no órgão que filtra o sangue.

Pacientes com insuficiência renal estão proibidos de comer o fruto, o doce, ou ingerir o suco da carambola, seja qual for o grau da insuficiência, pois a fruta produz neurotoxina que concentra-se no sangue, atinge os neurônios em concentração maior e provoca soluços, convulsões, podendo levar até a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...