quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Alimentos que ajudam combater a Herpes Labial


Sabe aquelas pequenas bolhas nos lábios e feridinhas no canto da boca, pode ser herpes labial, esta infecção é causada pelo vírus herpes simplex 1 (HSV-1) e é uma lesão dolorosa. 

A transmissão se dá principalmente por saliva, mas também pelo contato direto das lesões com a pele de uma pessoa não infectada.

Principais sintomas :
  • Dor ao redor de sua boca
  • Febre
  • Pequenas bolhas cheias de líquido claro ou amarelado que formam crostas quando se rompem. Alguns sintomas locais podem aparecer, como coceira, ardor, agulhadas, formigamento
  • Dor de garganta
  • Gânglios inchados 
A lesão geralmente desaparece por conta própria após uma ou duas semanas; contudo, existem métodos que você pode usar para se livrar dela muito mais rapidamente.

O vírus de herpes humano pode permanecer no organismo inativo e aparecer de tempos em tempos, desencadeado por alguns fatores como imunossupressão, infecções, excesso de exposição solar, estresse, trauma no local, alterações hormonais.

Relação entre a alimentação e a frequência e duração dos surtos do herpes

Alguns nutrientes podem interferir no desencadeamento do vírus, estimulando ou não o aparecimento de novas feridas.

A vitamina C, e a arginina e a lisina (2 aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo e devem ser consumidos através da dieta), por exemplo, tem relação direta com a doença.

Arginina - Aumenta os Sintomas da Herpes

Estudos mostram que a arginina é capaz de estimular o vírus do herpes, ela é considerada o alimento da herpes. Dessa forma, o seu consumo deve ser regrado pelas pessoas que apresentam surtos frequentes da doença.

Fontes de Arginina - Estes alimentos devem ser evitados: Chocolate, amendoim, nozes, amêndoas, castanhas, gelatina, milho, pipoca, semente do tomate, semente de girassol, soja, coco e aveia. Esses alimentos podem favorecer o reaparecimento das feridinhas.

Lisina - Reduz as Feridas da Herpes

A lisina é um aminoácido importante para a síntese proteica e desenvolvimentos do organismo, está associada a redução das feridas da herpes. Este aminoácido tem efeito significativo sobre a diminuição da replicação do vírus.

É aconselhável manter uma alimentação rica em alimentos fontes de lisina.

Fontes de Lisina: carne, peixe, ovos, levedo de cerveja, batata, leite e derivados previnem o reaparecimento da herpes.

Vitamina C

Além dos alimentos que são fonte de lisina, recomenda-se alimentos que são fontes de Vitamina C, que melhoram o sistema imunológico, como suco de limão ou de caju.

Ômega 3

Ômega 3 como a sardinha e os ricos em probióticos como os iogurtes e leite fermentados.

Alimentos que agrava os sintomas


Alimentos ácidos, como tomate e frutas cítricas. Evite os tomates crus e alimentos que contenham molhos à base de tomate e não beba suco de tomate, laranja e toranja.

Alimentos salgados, como sopas enlatadas, frituras e salgadinhos. O excesso de sal pode agravar um surto de herpes labial.

Tratamento Natural 

Gelo - Pegue um cubo de gelo e segure-o sobre a lesão por alguns minutos; faça isso duas ou três vezes ao dia. O gelo alivia a dor da ferida e ajuda a reduzir a inflamação. 

Óleo de Malaleuca - Use óleo de malaleuca. Uma ou duas gotas desse óleo natural pode ajudar-lhe a livrar-se da dor dentro de um dia ou dois. Use-o da mesma maneira que usaria qualquer pomada ou bálsamo, aplicando-o algumas vezes por dia. Você também pode combiná-lo com vaselina para fazer a aplicação durar mais tempo.

Extrato de baunilha- Experimente um pouco de extrato de baunilha. Usar algumas gotas de extrato de baunilha real (não artificial) todo dia parece ajudar a curar esse tipo de herpes. Despeje uma pequena quantidade de extrato de baunilha em uma bola de algodão e pressione-o suavemente na ferida por cerca de um minuto. Repita quatro vezes por dia.

Chá verde - Coloque um saquinho de chá sobre o herpes. O chá verde contém nutrientes e antioxidantes que podem aliviar as feridas e ajudam a acelerar o ritmo de cura. Mergulhe um saco de chá verde em água quente por alguns minutos e deixe-o esfriar. Aplique-o diretamente no herpes e deixe-o por cinco a dez minutos.

Lisina - Tome comprimidos de lisina. A lisina é um aminoácido frequentemente utilizado para reduzir a duração de um surto de herpes labial. 

Você também pode aumentar a sua ingestão de lisina por meio de certos alimentos, como peixe, frango, ovos e batatas.

Verifique com seu médico se você tem colesterol alto ou doença cardíaca. Tomar lisina pode aumentar seus níveis de colesterol e triglicérides. 

Ervas Naturais que ajudam combater os sintomas : Echinacea, aloe, alcaçuz, menta.

Fonte : wikihow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...