sábado, 1 de agosto de 2015

Alimentos que podem diminuir o número de plaquetas no sangue e evitar trombose

As plaquetas são uma pequena fração do volume total de sangue, sendo que a função delas é evitar o sangramento ao coagular o sangue.

Determinadas pessoas desenvolvem uma condição na qual a medula óssea produz plaquetas demais. Podendo ocorrer formação de grandes coágulos sanguíneos causando derrames ou problemas cardíacos.

O aumento no número das plaquetas muitas vezes não requer tratamento e é temporária, sendo que alguns alimentos pode diminuir o número de plaquetas no sangue através da dieta.

Leia aqui: Dor no peito é grave? Principais causas de Dor no Peito


Se o número de plaquetas for superior a 1000000/mm3, pode ser necessário o uso de ácido acetil salicílico, pelo risco de trombose, e hidroxiuréia, um agente citorredutor que diminui a contagem das células do sangue.

A avaliação da causa da plaquetose e se há necessidade de tratamento deverá ser feita pelo médico hematologista.

Já determinadas pessoas tem baixa de plaquetas e alguns alimentos devem ser evitados, para que o organismo aumente a quantidade no sangue.

Leia aqui : Sucos e alimentos ricos em ferro - Combate a Anemia

Alimentos que diminui as Plaquetas

Alho

Comer alho cru diminui o número de plaquetas no sangue, o alho funciona como um vasodilatador e anticoagulante.

O alho cru ou amassado contém um composto chamado alicina que afeta a capacidade do corpo de produzir as plaquetas, diminuindo assim o número dessas células no sangue.

Quando o nível plaquetas diminui, o corpo aumenta a imunidade, o que ajuda a proteger o organismo de quaisquer objetos estranhos como vírus e bactérias.

O teor de alicina do alho diminui rapidamente com o cozimento. Comer alho cru pode causar dores de estômago, a melhor forma é comer com outros alimentos.

Gingko Biloba

O gingko biloba reduz a viscosidade do sangue pois contém substâncias chamadas terpenoides, que reduzem a viscosidade sanguínea, deixando o sangue mais fino e evitando a formação de coágulos.

O gingko biloba também ajuda a melhorar a circulação sanguínea e aumenta a produção de varfarina no corpo, ajudando a dissolver coágulos.

Com as folhas de gingko biloba, você pode fervê-las em água por cinco a sete minutos e beber como um chá.

Ginseng

O ginseng preveni a formação de coágulos por ser rico em anticoagulante e alto teor de antioxidantes. O ginseng contém ginsenosídeos, que ajudam a diminuir a aglomeração de plaquetas, impedindo, assim, a formação de coágulos.

O ginseng está disponível como cápsula em farmácias e lojas de alimentos naturais. Ele é frequentemente adicionado a bebidas e alimentos energéticos.

Romã

A romãs tem ação anti-plaquetas. Elas contêm substâncias chamadas polifenóis que reduzem a produção de plaquetas do corpo e impedem que as plaquetas já existentes coagulem.

Comer as frutas frescas de romã, beber o suco ou adicionar extrato da fruta às suas refeições tem quantidade mais significativas de polifenóis.

Ômega -3

Frutos do mar ricos em ômega-3 pode inibir a produção de plaquetas.Os ácidos graxos ômega-3 afetam a atividade de plaquetas, afinando o sangue e reduzindo as chances de coagulação.

O ômega-3 é abundante em frutos do mar como atum, salmão, vieiras, sardinhas, marisco e arenque.

Vinho


O vinho tinto e o suco de uva integral contém flavonoides derivados da casca das uvas utilizadas na produção. Essas substâncias impedem a superprodução de células no revestimento das paredes arteriais (um processo causado pelo excesso de plaquetas no sangue). Isso reduz as chances de formação de coágulos.

Frutas ricas em salicilatos

As frutas e vegetais que contenham salicilatos, ajudam a afinar o sangue pois são anti-plaquetários. Eles também ajudam a prevenir a coagulação. Essas substâncias também estimulam a imunidade do corpo e ajudam a manter uma contagem normal de plaquetas.

Vegetais que contêm salicilatos incluem:

- Pepino
- Cogumelos
- Abobrinha
- Rabanete
- Alfafa
Frutas que contêm salicilatos:

Todos os tipos de frutas vermelhas, cerejas, uvas passas e laranjas.

Canela

A canela ajuda a reduzir a aglomeração de plaquetas. A canela contém um composto chamado cinamaldeído, que é conhecido por reduzir a aglomeração de plaquetas e, assim, a coagulação sanguínea.

Café


O café ajuda a diminuir as plaquetas. O café tem propriedades anti-plaquetas, o que significa que reduz o número de plaquetas no sangue e impede que elas se aglomerem.

O efeito anti-plaquetas do café não é devido à cafeína, mas aos ácidos fenólicos.

Leia aqui : Uso de dipirona pode diminuir a Imunidade e as Plaquetas


Alimentos anti-agregantes de plaquetas

Alguns alimentos funcionam como anti-agregantes de plaquetas evitando a formação de coágulos, sendo eles a:

- Cebola crua
- Abacaxi
- Kiwi
- Soja
- Uvas pretas

Vitamina K - Aumenta as Plaquetas

Os pacientes com as plaquetas altas devem evitar alimentos ricos em vitamina k pois podem afetar a função dos medicamentos anticoagulantes e promoverem a agregação de plaquetas.

Deve evitar o consumo de brócolis, espinafres, alface, couve, verduras de folha verde e carne de vaca.

Veja aqui: Uso prolongado de corticoides pode causar Diabetes e Hipertensão
Fonte: Wikihow e Umcomo

2 comentários:

  1. Alguém sabe por que não pode tomar AAS quando está com dengue, é por causa das plaquetas ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...