domingo, 11 de outubro de 2015

Alimentos Saudáveis para quem tem Problemas Renais

Resultado de imagem para alimentos e rins
Para termos uma alimentação saudável é preciso conhecer a constituição dos alimentos ou seja a quantidade de Macro-nutrientes: Hidratos de Carbono, Lípidos, Proteínas e Micro-nutrientes que eles possuem.

Certos tipos de alimentos geralmente os industrializados podem causar o aumento de radicais livres no organismo. 

Os radicais livres podem danificar as membranas celulares, proteínas e genes. A doença cardíaca, câncer, doença de Alzheimer, doença de Parkinson e outras doenças crônicas e degenerativas têm sido associados a danos oxidativos.

Alimentos antioxidantes podem prevenir ou proteger contra a oxidação dos ácidos gordos indesejáveis, uma condição que ocorre quando o oxigênio no seu corpo reage com as gorduras no sangue e as suas células. A oxidação é um processo normal para a produção de energia e muitas reações químicas no corpo, mas a oxidação excessiva de gorduras e colesterol gera radicais livres.

Os alimentos que contêm antioxidantes podem ajudar a neutralizar os radicais livres e proteger o corpo. Muitos dos alimentos que protegem contra a oxidação são incluídos na dieta renal e fazer escolhas excelentes para pacientes em diálise ou pessoas com doença renal crônica. 

Comer alimentos saudáveis​​ e seguir uma dieta renal composta de alimentos bons para rins é importante para as pessoas com doença renal, diminuindo a inflamação e o risco de doença cardiovascular.

Alimentos ​​com antioxidantes para incluir na sua dieta para ter rim saudável

Pimentão vermelho

1/2 xícara de pimentão vermelho contém: 1 mg de sódio, 88 mg de potássio, 10 mg de fósforo. 

Pimentões vermelhos são excelente fonte de vitamina C, vitamina A, bem como a vitamina B6, ácido fólico e fibras. Pimentão vermelho contém licopeno, um antioxidante que protege contra alguns tipos de câncer. 

Pode comê-los crus, ou misturá-los em atum ou salada de frango e servir com biscoitos ou pão. Também pode assar e usá-los como uma cobertura em sanduíches ou saladas de alface. 

Repolho 

1/2 xícara repolho verde = 6 mg de sódio, 60 mg de potássio, 9 mg de fósforo. 

O repolho é rico em fitoquímicos, compostos químicos em frutas ou vegetais que quebram os radicais livres antes que possam causar danos. 

Os fitoquímicos são também conhecidos para proteger contra o câncer e promover a saúde cardiovascular. Sulforafano, um fitoquímico presente em vegetais crucíferos, pode prevenir ou parar o crescimento de células do câncer de pulmão, cólon, mama, bexiga, próstata e ovário.

Ricos em vitamina K, vitamina C e fibras, o repolho é também uma boa fonte de vitamina B6 e ácido fólico. Baixo teor de potássio e de baixo custo, é uma adição acessível para a dieta renal.

Repolho cru faz um ótimo complemento para a dieta de diálise como salada de repolho ou cobertura para peixe.

Couve-flor 

1/2 xícara de couve-flor fervida = 9 mg de sódio, 88 mg de potássio, 20 mg de fósforo. 

A couve-flor, é rica em vitamina C e uma boa fonte de folato e fibras. Também está cheio de indóis, glucosinolatos e tiocianatos - compostos que ajudam o fígado neutralizar substâncias tóxicas que podem danificar as membranas celulares e DNA. 

A couve-flor pode ser adicionada a uma salada de vapor ou ferva-a e tempere com especiarias como açafrão, caril em pó, pimenta e ervas. 

Pode fazer um molho branco, despeje sobre a couve-flor e leve ao forno até ficar macio. Pode ainda emparelhar couve-flor com macarrão ou mesmo puré de couve-flor como substituto para o puré de batatas na dieta da diálise.

Alho

1 dente de alho = 1 mg de sódio, 12 mg de potássio, 4 mg de fósforo.

Alho ajuda a prevenir a formação de placa bacteriana sobre os dentes, reduz o colesterol e reduz a inflamação. 

Cebolas 

1/2 xícara de cebola = 3 mg de sódio, 116 mg de potássio, 3 mg de fósforo. 

A cebola também é rica em flavonoides, especialmente a quercetina, um antioxidante poderoso que eduz as doenças cardíacas e protege contra muitos tipos de câncer. As cebolas são pobres em potássio e uma boa fonte de cromo. 

Para as pessoas que seguem uma dieta renal, basta adicionar mais sabor aos alimentos, tente usar uma grande variedade de cebola, incluindo branca, amarela, castanha, roxa e outras. Pode comer cebola crua em sanduíches e saladas. 

Maçãs 

Uma maçã média com a pele = 0 de sódio, 158 mg de potássio, 10 mg de fósforo. 

As maçãs reduz o colesterol, evitar a obstipação, protege contra a doença cardíaca e reduz o risco de câncer. 

Ricas em fibras e anti-inflamatório, uma maçã por dia pode realmente manter o médico longe.

A maça é a grande vencedora da dieta renal.Pode comê-las cruas, fazer maçãs assadas, maçãs guisadas, transformá-las em molho de maçã, ou usar numa sobremesa, como torta de maçã ou um bolo de maçã. Também pode bebe-las como sumo de maçã ou cidra de maçã.

Arandos

1/2 xícara de sumo de arando = 3 mg de sódio, 22 mg de potássio, 3 mg de fósforo 

Arandos protegem contra infecções da bexiga, impedindo a aderência de bactérias à parede da bexiga, protegem o estômago de bactérias causadoras de úlcera e protegem o revestimento do tubo gastrointestinal. 

O Sumo de arando e molho de arando são os produtos de arando mais consumidos. Também pode adicionar arandos secos a saladas . 

Mirtilos 

1/2 xícara de mirtilos frescos = 4 mg de sódio, 65 mg de potássio, 7 mg de fósforo. 

Mirtilos são ricos em fitonutrientes antioxidantes chamados antocianidinas, que lhes dão a cor azul, reduzem a inflamação. 

Os mirtilos são uma boa fonte de vitamina C; manganês, um composto que mantém os ossos saudáveis ​​e de fibra, e também podem ajudar a proteger o cérebro de alguns dos efeitos do envelhecimento.

Pode ser usados frescos, congelados ou secos, e misturá-los com cereais.Também pode beber sumo de mirtilo.

Framboesas

1/2 xícara de framboesas = 0 mg de sódio, 93 mg de potássio, 7 mg de fósforo.

As framboesas contêm um fitonutriente chamado ácido elágico, que ajuda a neutralizar os radicais livres no organismo para evitar danos às células. Eles também contêm flavonóides chamados antocianinas, antioxidantes que lhes dão sua cor vermelha. Uma excelente fonte de manganês, vitamina C, ácido fólico e de fibra, uma vitamina B, framboesas podem ter propriedades que inibem o crescimento de células do câncer e a formação do tumor. 

Adicionar framboesas em cereais, puré e adoçá-los para fazer um molho de sobremesa ou adicioná-los ao molho vinagrete. Também pode beber sumo de framboesa. 

Morangos 

1/2 xícara de morangos frescos (5 morangos médios) = 1 mg de sódio, 120 mg de potássio, 13 mg de fósforo. 

Os morangos são ricos em dois tipos de antocianinas e fenóis: elagitaninos. Anthocyananins morangos são o que dão a cor vermelha e são poderosos antioxidantes que ajudam a proteger as estruturas celulares do corpo e prevenir o dano oxidativo. Os morangos são uma excelente fonte de vitamina C e manganês e uma boa fonte de fibra. Eles são conhecidos por fornecer uma proteção cardíaca e anti-inflamatória. 

Coma morangos com cereais, batidos ou salada, fatia e servi-los frescos. 

Cerejas 

1/2 xícara de cerejas frescas = 0 mg de sódio, 160 mg de potássio, 15 mg de fósforo. 

As cerejas ajudam a reduzir a inflamação, quando ingeridos diariamente. Também são antioxidantes e fitoquímicos e protegem o coração. 

Uvas vermelhas 

1/2 xícara de uvas vermelhas = 1 mg de sódio, 88 mg de potássio, 4 mg de fósforo. 

As uvas vermelhas contêm vários flavonóides que lhes dão sua cor avermelhada. 

Os flavonóides ajudam a proteger contra a doença cardíaca, evitando a oxidação e a redução da formação de coágulos sanguíneos. 

O Resveratrol, um flavonóide encontrado nas uvas, também pode estimular a produção de óxido nítrico, que ajuda a relaxar as células musculares dos vasos sanguíneos para aumentar o fluxo de sangue. 

Estes flavonóides também fornecem proteção contra o câncer e preveni a inflamação . 

Fitoquímicos em uvas, vinho e sumo de uva têm sido extensivamente estudados desde a descoberta de que os franceses têm taxas muito mais baixas de doença cardíaca , apesar de uma dieta rica em gordura saturada.

Clara de ovo

2 claras de ovo = 7 gramas de proteína, 110 mg de sódio, 108 mg de potássio, 10 mg de fósforo.

A clara de ovo é proteína pura e proporciona a mais alta qualidade de proteína com todos os aminoácidos essenciais. Para a dieta renal, a clara de ovo fornece proteína com menor quantidade de fósforo do que outras fontes de proteína, como gema de ovo ou carnes. 

Peixe 

85 gr salmão selvagem = 50 mg de sódio, 368 mg de potássio, 274 mg de fósforo.

O peixe fornece proteína de alta qualidade e contém gorduras anti-inflamatórios chamados ômega-3. 

As gorduras saudáveis ​​no peixe ajudam a combater doenças, como doenças cardíacas e câncer. Os ómega-3 também ajudam a diminuir a lipoproteína de baixa densidade ou LDL, que é o mau colesterol, e aumentar a lipoproteína de alta densidade ou colesterol HDL, o qual é o colesterol bom.

A Associação Americana do Coração e da Diabetes recomendam o consumo de peixe duas ou três vezes por semana. Peixe mais alto em ômega-3 incluem atum, arenque, cavala, truta arco-íris e salmão.

Azeite de oliva

1 colher de sopa de óleo de oliva = menos de 1 mg de sódio , menos de 1 mg de potássio, 0 mg de fósforo. 

O azeite é uma grande fonte de ácido oleico, um ácido graxo anti-inflamatório. A gordura monoinsaturada do azeite protege contra a oxidação. O azeite é rico em compostos antioxidantes e polfenóis que previnem a inflamação e oxidação. 

Estudos mostram que populações que utilizam grandes quantidades de azeite em vez de outros óleos têm taxas mais baixas de doenças cardíacas e câncer. 

Comprar azeite virgem ou extra virgem, porque eles são mais elevados em antioxidantes. Use azeite de oliva para fazer molho para salada, na culinária, para mergulhar o pão ou para marinar vegetais. 

Fonte : Portaldadialise.com

4 comentários:

  1. ola.sou paciente renal cronico,porem sem outras patologias,vivo em dietas de integrais,sem nada derivado de leite.quais os tipos de grãos apropriados,assim como frutas tipo ameixas,uvas,e folhas.grato aguardo resposta tudo pela boa saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Certo é vc procurar um nutricionista, para ele passar uma dieta de acordo com seu organismo levando em conta o problema renal, sua idade e peso, mas tem uma lista, veja estas dicas:

      Alimentos permitidos:

      Clara de ovo- Verduras, frutas e legumes
      Arroz integral, macarrão, batata, aveia
      Pães brancos, torradas, bolachas tipo água e sal, Mel, sobremesas que não contenham leite, erva-doce, camomila, Maionese
      Óleos vegetais - Margarina, geleia de frutas

      Veja o texto na integra em http://clicksaude.blogspot.com.br/2011/07/alimentos-que-prejudicam-os-rins.html

      Excluir
  2. ola.sou paciente renal cronico,porem sem outras patologias,vivo em dietas de integrais,sem nada derivado de leite.quais os tipos de grãos apropriados,assim como frutas tipo ameixas,uvas,e folhas.grato aguardo resposta tudo pela boa saúde.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...