Benefícios do Queijo - Aumenta a Longevidade - Bom Para o Coração





De acordo com estudo produzido pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, comer queijo produz vários benefícios para saúde.

- Torna o metabolismo mais rápido.

- Reduz o risco de desenvolver obesidade.

- Isto acontece com todos os produtos laticínios fermentados, cujas propriedades contribuem para melhorar as condições de saúde e potenciar a longevidade.

Na França, onde a incidência de doenças coronárias é muito baixa, cada habitante come em média 23,9 kg de queijo por ano e vive até aos 82 anos. Já no Reino Unido, onde o consumo de queijo é menos de metade (11,6 kg por ano), existem muitos mais casos de doenças de coração e a esperança média de vida baixa para os 81 anos.

De acordo com o estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry foram analisados os dejetos de quinze homens. Alguns incluíram queijo e leite na dieta, enquanto outros consumiram manteiga em vez de produtos laticínios. Em todas as amostras dos homens que comeram queijo foi detetada a presença de ácido butanoico, responsável pela diminuição da obesidade e do colesterol e pelo aumento do metabolismo.

A amostra estudada é demasiado pequena para tirar conclusões definitivas, mas vai de acordo a uma investigação de 2012 onde se assumia que o queijo Roquefort tinha propriedades anti-inflamatórias que contribuíam para o “Paradoxo Francês”.

O queijo Roquefort é uma variedade francesa, produzida com leite de ovelhas.

Esta variedade de queijo possui massa de consistência cremosa e esfarelada, casca úmida e sabor acentuado e picante.

Na fabricação do queijo Rockefort, assim como na fabricação das variedades Gorgonzola e Camembert, são injetados fungos do tipo Penicillium na massa, que passa em seguida por um processo de maturação de três meses, no mínimo. Os fungos são os responsáveis por desenvolver no Roquefort as manchas verde-azuladas de aparência característica. Os fungos são também responsáveis pelo sabor inigualável do Rockefort. Ao contrário do que muitos possam pensar, de acordo com um estudo publicado no site da U.S. Environmental Protection Agency(Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), o uso do fungo Penicillium Roqueforti na fabricação do Queijo Roquefort é seguro e historicamente nunca apresentou efeitos relevantes nocivos à saúde.

O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo. Após isso, dentro de alguns meses o Roquefort está pronto para consumo.

Alguns dos Benefícios do Queijo incluem:

- Ajuda na manutenção da saúde óssea.

- O Queijo contem muitos nutrientes, incluindo as vitaminas, tais como vitamina C, B-6, B-12, A, D, E e vitamina K. Outras vitaminas, tais como a tiamina, riboflavina, niacina, também são encontrados em diferentes tipos de queijo.

- Ingestão de queijo também proporciona determinados minerais essenciais tais como cálcio, sódio, zinco, fósforo, potássio e ferro para o organismo humano.

- O queijo tem um teor muito elevado de cálcio, é a primeira e mais importante coisa que você precisa para dentes fortes. Além disso, é muito baixo o teor de lactose. Quanto mais velho o queijo, menor o teor de lactose. Isto também é benéfico para os dentes, como qualquer forma de açúcar (glucose, maltose ou lactose) em alimentos podem prejudicar os dentes.

- Além de ter um teor muito elevado de cálcio, o queijo também é rico em vitamina B, que é muito bom para as crianças, as mulheres (especialmente quando grávidas ou lactantes) e pessoas idosas, para a formação e fortalecimento dos ossos e cartilagens. A vitamina B encontrada no queijo ajuda na absorção e distribuição de cálcio adequada.

- A osteoporose é principalmente uma doença de deficiência, que é causada por uma deficiência de cálcio, resultando numa diminuição da densidade mineral óssea. Isto é bastante freqüente em mulheres que se submeteram a menopausa, idosos e crianças que sofrem de desnutrição. Esta pode ser tratada com a proteína. O cálcio sozinho não vai ajudar muito, porque o problema é com a sua absorção e sua utilização para a formação óssea. Estes três componentes são encontrados em abundância no queijo. Portanto, o queijo pode ser uma parte ideal da dieta de quem sofre de osteoporose.

- O queijo é rico em de proteínas, gorduras, cálcio, vitaminas e minerais. Você precisa de proteínas para a formação e o crescimento do músculo, gorduras para processos baseados em gordura no corpo, e cálcio para os ossos e para a melhoria da função metabólica.

- Queijo contém ácido linoléico conjugado e sphingolipids que ajudam a prevenir o câncer.

- Contém uma grande quantidade de vitamina B, que se desenvolve na mesma durante o processo de fermentação. Vitamina B é muito bom para manter muitas funções no organismo e também para a proteção contra doenças como beribéri. Ele também aumenta a formação do sangue, fortalece o fígado, e facilita a absorção de nutrientes no corpo.

O Cérebro Humano detesta Dieta

Segundo cientistas americanos no Campus de Pesquisa Janelia Farm, do Instituto Médico Howard Hughes, células do cérebro sensíveis à fome, conhecidas como neurônios AGRP, são as responsáveis pelo horror à dieta.

Os pesquisadores fizeram experiências que mostraram que estes neurônios são responsáveis pelas sensações desagradáveis associadas à fome, que tornam os petiscos irresistíveis.

Segundo o líder do grupo de pesquisa, Scott Sternson, as emoções negativas associadas com a fome podem transformar a dieta e a perda de peso em uma tarefa muito difícil, e a explicação pode estar nestes neurônios.

Em um ambiente no qual a comida está sempre disponível, os sinais difíceis de ignorar enviados por estes alimentos podem parecer irritantes para quem está de dieta, mas, do ponto de vista da evolução dos humanos, estes sinais podem fazer sentido.

Para os primeiros humanos - e para animais selvagens - a busca por alimentos e água podia significar a entrada em um ambiente arriscado, algo que só poderia acontecer se o humano ou animal recebesse um estímulo.

"Suspeitamos que estes neurônios estão impondo um custo por você não lidar com suas necessidades fisiológicas (como a fome)", afirmou Sternson.

Os neurônios AGRP não levam um animal diretamente a comer, mas ensinam o animal a responder a pistas sensoriais que sinalizam a presença de comida no ambiente.

"Acreditamos que estes neurônios são um sistema motivacional muito antigo que obrigam o animal a satisfazer suas necessidades fisiológicas", afirmou Sternson.

A equipe do cientista americano também demonstrou que existe um grupo diferente de neurônios especializado em gerar sensações desagradáveis de sede.

As descobertas foram publicadas na revista especializada Nature.

Desagradável

A fome afeta quase toda célula do corpo e vários tipos de neurônios são dedicados a fazer com que um animal se alimente quando seus níveis de energia estiverem baixos.

Mas, segundo Sternson, até agora, o que os cientistas sabiam sobre estes neurônios não combinava totalmente com que todo mundo já sabia: fome é desagradável.

"Havia uma previsão anterior de que haveria neurônios que fazem você se sentir mal quando está com fome ou sede. Isto faz sentido de um ponto de vista intuitivo, mas todos os neurônios analisados pareciam ter o efeito oposto", afirmou o cientista.

Em estudos anteriores, os pesquisadores descobriram que os neurônios que promovem a alimentação o faziam aumentando os sentimentos positivos associados à comida. Em outras palavras: fome faz a comida ter um gosto melhor.

Alguns cientistas começaram a suspeitar de que a ideia sobre um sinal negativo no cérebro motivando a fome poderia estar errada.

Mas o conhecimento deles sobre o sistema era incompleto. Os neurônios AGRP, localizados em uma área do cérebro conhecida como hipotálamo, estavam claramente envolvidos nos comportamentos de alimentação.

Sabores e sinais

Quando falta energia no corpo, os neurônios AGRP ficam ativos e, quando estes neurônios estão ativos, os animais se alimentam. Mas ninguém tinha investigado a estratégia destes neurônios para gerar esta motivação.

Os pesquisadores então tentaram descobrir como isto funciona a partir de uma série de experimentos comportamentais. No primeiro experimento, os cientistas ofereceram a camundongos bem alimentados dois tipos de gel com sabor, um de morango e outro de laranja.

Nenhum gel continha nutrientes, mas os camundongos experimentaram os dois.

Então os cientistas manipularam os sinais de fome nos cérebros dos animais ao ligar os neurônios AGRP enquanto eles comiam um dos dois sabores. Em testes seguintes, os animais evitaram o sabor associado com o sinal falso de fome.

Em outra experiência, os cientistas desligaram os neurônios AGRP enquanto os animais famintos consumiam um sabor em particular. Os animais desenvolveram a preferência pelo sabor que levou à desativação dos neurônios AGRP, sugerindo que eles foram motivados pelo desligamento do sinal desagradável enviado pelas células.

Os cientistas também observaram em outras experiências que os camundongos também aprenderam a procurar lugares onde os neurônios AGRP tinham sido silenciados e evitar os lugares onde estavam quando estes neurônios estavam ativos.

Visão da comida

Os cientistas também usaram um microscópio minúsculo para examinar dentro dos cérebros dos camundongos famintos e monitorar a atividade dos neurônios AGRP.

Como esperado, as células ficaram ativas até que os camundongos encontrassem comida.

O surpreendente, segundo Sternson, é que os camundongos não tinham necessariamente que comer para aquietar os neurônios. Assim que o animal via o alimento, ou mesmo recebesse um sinal de que iria se alimentar, a atividade destes neurônios parava. E a atividade permanecia baixa enquanto o animal estava comendo.

Os cientistas também fizeram experiências relacionadas à sede, manipulando neurônios ligados a esta sensação, encontrados em uma região do cérebro conhecida como órgão subfornical.

E o comportamento dos camundongos foi parecido: eles evitavam lugares onde estes neurônios estavam ativos indicando que as células geravam uma sensação negativa.

E, novamente, as descobertas correspondiam às experiências comuns.

"Há uma qualidade motivacional parecida entre a fome e a sede. Você quer que as duas acabem", disse Sternson.

Fonte: A Tribuna

Dicas para evitar Micoses


Micoses são doenças causadas por fungos que se alimentam da queratina, substância encontrada na superfície da pele, unhas e cabelo, que dependendo do tipo de fungo e lesão, podem provocar coceira, ardência, manchas no corpo e odor desagradável.

A micose aparece em forma de manchas brancas, acastanhadas ou avermelhadas, descamativas e bem delimitadas na pele. Nas unhas, as deixa esbranquiçadas, ocas e grossas.

Esse fungo que causa estas infecções sobrevive em condições úmidas e escuras. Ele pode ser transferido de outra pessoa, do solo, de animais domestico ou mesmo objetos compartilhados que esteja contaminado.

Os fungos podem afetar qualquer área do corpo, mas se manifestam com maior freqüência em áreas de dobras como axilas, virilhas, entre os dedos das mãos e pés. Nos dedos geralmente provocam coceiras, dor e rachaduras.

O tratamento depende da gravidade do caso podendo ser de 15 dias a meses. Casos de micoses de unha podem demorar até 12 meses de tratamento.

Tipos mais comuns de Micoses

Ptiríase versicolor : Conhecida como Pano Branco, micose de praia. A pessoa portadora do fungo quando bronzeada, o local afetado fica esbranquiçado, normalmente áreas do pescoço, rosto, braços e troncos. Este tipo de micose não coça e seu tratamento é feito por medicamentos de uso tópico ou via oral.

Infecções por Tinhas : Manchas vermelhas de superfície escamosa, bordas nítidas e normalmente coçam muito, se instala em todo corpo, em cada local tem um nome especifico, sendo:

  • Tinhas Interdigital: Entre as falanges dos dedos dos pés e na parte superior. Coça bastante.
  • Tinhas Plantar: Atacam as plantas dos pés, chamada de Pé-de-atleta, coça bastante.
  • Tinhas das Unhas : Onicomicoses, tipo de fungo que atacam as unhas dos pés e mãos, provocam um tipo de micose que deixa as unhas grossa, descolada do leito, ocas, escurecidas ou amareladas, fofa ou esfarelando, apresentando fissuras.  Algumas complicações podem aparecer  se a micose for tratada, como dor e desconforto ao andar, aparecimento de pé-de-atleta e frieiras e aparecimento de infecções bacterianas.O tratamento para este tipo de micose é lento podendo demorar de 2 a 12 meses.
  • Tinha Crural: Fungo que atacam as virilhas, provocam manchas avermelhadas que  estende das dobras da virilhas até a coxa e região anal coçando bastante.
  • Tinha do couro cabeludo:  Atinge o couro cabeludo, provocando placas com crostas e bastante coceira. O local onde o fungo é reproduzido o cabelo fica com aspecto de cortado.
  • Tinha do corpo: Atinge as costas em formato de túneis avermelhados, coça bastante.
  • Tinhas das mãos: Deixe as mãos avermelhadas e menos esbranquiçadas, coça muito.

A mudança de hábitos de higiene é a melhor maneira de prevenir micoses. Veja as dicas:
  • Secar bem o corpo após o banho, principalmente as dobras da virilha, axilas, dedos dos pés. 
  • Evitar contato prolongado com água e sabão.
  • Evitar andar descalço em locais úmidos como vestiário, saunas, lava pés de clubes e piscinas.
  • Usar somente seu próprio material de manicure.
  • Evitar roupas molhadas.
  • Não compartilhar toalhas, roupas, escovas de cabelo e bonés, pois podem transmitir fungos.
  • Evitar usar calçados fechados e sem ventilação.
  • Evitar roupas quentes e justas, como tecidos sintéticos, pois absorvem o calor e o suor, prejudicando a transpiração da pele, deixando o local úmido, que é ideal para reprodução de fungos.


Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais