Alimentos que causam Dor de Cabeça

A dor de cabeça, enxaqueca e cefaleias podem ter origem através da alimentação. O que comemos, as quantidades ou se ficamos muito tempo sem comer, o resultado pode ser a famosa dor de cabeça que todos algum dia já tiveram.

Evitando alguns tipos de alimentos como os derivados do leite, glúten e frutas cítricas é possível amenizar bastante o problema ou mesmo curar.

Orientações que auxiliam na redução ou até eliminação do problema:

* Não pule refeições, porque o jejum pode aumentar a probabilidade de uma dor de cabeça, realizar refeições de 3 em 3 hs.

* Alguns indivíduos podem ter sintomas de dor de cabeça através do consumo de café, chá, chocolate e cacau. Porém, algumas pessoas a cafeína pode ajudar a reduzir as enxaquecas: prestar atenção no consumo desses produtos.

* A capsaicina existente na pimenta malagueta pode ser utilizada como modo de alívio para dor de cefaleia difundida.

* A utilização de alimentos fonte de ômega-3 ou mesmo sua suplementação pode ser benéfica.

Os alimentos que estão envolvidos com vários tipos de dor de cabeça:


- Alimentos fermentados: fígado de galinha, queijos envelhecidos como o cheddar, vinho tinto, arenque em conserva, chocolate, fava e cerveja.

- Alimentos contendo histamina: peixes escombroides (atum, cavala, sardinha) ou ósseos espinhosos, como atum, cavala ou dourado.

- Álcool: champanhe e vinho tinto contém tanto fenóis como tiramina.

- Embutidos: salsicha, peito de peru, presunto, mortadela, salame, presunto, bacon. Estes alimentos têm alta concentração de nitrito e nitrato, considerados toxinas pelo organismo, o que provoca dor.

- Café, chá e bebidas contendo cola: podem provocar uma cefaleia de abstinência por cafeína. Permita que a abstinência se processe gradualmente.

- Castanhas: algumas contém vasodilatadores, podendo provocar as dores.

- Alimentos derivado do Leite : Leite integral, queijo, requeijão, sorvete, chocolate. A lactose pode desencadear a dor.

- Pimentão

- Glutamato monossódico (o sal utilizado na culinária oriental, em macarrão instantâneo e salgadinhos).

- Refrigerantes, gelatinas, sorvetes e balas em versão diet. Feitos com aspartame, um tipo de adoçante que provoca enxaqueca.

Estes alimentos contêm elementos que interagem com a bioquímica cerebral, alterando a ação de determinadas enzimas e acelerando a metabolização de substâncias chamadas neurotransmissores (como a serotonina).

Alimentos que podem ser ingeridos - Não causam Enxaqueca

- Cenoura, gengibre, maçã e kiwi. Alimentos antioxidantes que ajudam no bloqueio da síntese de prostaglandinas (substâncias responsáveis pelos processos inflamatórios).

- Arroz, frutas, noz, verduras, pães integrais, grãos e cereais, leite sem lactose, carnes e peixes magros, banana prata. Estes alimentos proporcionam bem-estar, porque são fontes de carboidratos e triptofano, que estimulam a liberação de serotonina.

- Peixes de água fria, como salmão. São ricos em ômega-3, substância que ajuda a evitar inflamações que provocam dores.

- Amêndoas são ricas em selênio, atuam no sistema nervoso central e ajudam a diminuir a intensidade das crises.

- Ovo, espinafre, escarola, agrião, couve. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, que são antioxidantes e favorecem as funções cerebrais.

- Aveia, feijão, batata, ervilha, sementes e tomate. Estes possuem magnésio, substância que costuma faltar no organismo de quem tem enxaqueca.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais