Alimentos que equilibram o PH sanguíneo e ajuda perder peso

Quando envelhecemos, devido a má alimentação, estresse e poluição, o nosso PH sanguíneo tende a ficar ácido, favorecendo a doenças como câncer, ganho de peso, osteoporose e problemas de pele.

Para manter o equilíbrio do PH, precisamos de uma alimentação equilibrada, sendo assim ingerindo alimentos que o tornem mais alcalino e menos ácido.

O PH varia na escala de 0 a 14, porém o nosso organismo trabalha todo o tempo para mantê-lo entre 7,3 e 7,4, ou seja, levemente alcalino. Esse é o ponto de equilíbrio para que as células consigam armazenar nutrientes dentro delas em proporções adequadas e liberem o resíduo celular. Portanto, quanto maior a alcalinidade do alimento, menor será a formação destes resíduos.

Os alimentos alcalinos atuam também nesta manutenção. É importante saber que a acidez de um alimento deve ser medida sobre seu efeito no organismo após a digestão, e não em seu teor de acidez e alcalinidade intrínseca. Por exemplo, as frutas cítricas são fontes de alimentos ácidos que após a digestão exercem efeito alcalino no organismo.

Manter o equilíbrio do PH traz vários benefícios a saúde como:

- Eliminação de toxinas que causam o envelhecimento

- Aumento do metabolismo, gerando perda de peso

- Maior proteção aos ossos, aos músculos, evitando a osteoporose, retardando a fadiga,

- Reduz a incidência de úlceras

- Reduz problemas de pele

- Ajuda combater a depressão

Para ter uma dieta com equilíbrio, a proporção é de ingestão de 60% para alimentos alcalinos e 40% para ácidos.

Fontes de alimentos minerais alcalinos: óleo de peixe, chá verde, grãos integrais, amêndoas, legumes de raiz, lentilha, melão, brócolis, repolho, maçã, mamão, frutas cítricas, frutas secas, folhas verdes em geral, azeite de oliva, milho verde, abobrinha, quiabo, chuchu cru, bebidas saudáveis que não contenham cafeína ou açúcar, como suco de frutas fresco, água destilada, água de limão, chá de ervas.

Alimentos ricos em Ácidos que devem ser evitados:
refrigerantes, água com gás, água tônica, álcool, café, chá preto, açúcar, adoçantes, amendoim, grãos e vegetais ricos em amido (trigo, massas e feijão), farinhas brancas, pipoca, todos os produtos processados, lácteos e chocolate.

Com Informação : Globo.com 

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais