sábado, 13 de fevereiro de 2016

Alimentos ricos em Vitamina K2 - Prevenção contra o Câncer e Doenças Cardiovasculares

Pesquisas atuais tem apontado que a vitamina K2 (menaquinona ) é um nutriente que atua no combate da osteoporose, doença cardíaca e do câncer. 

Esse nutriente vem sendo considerada uma importante potencializadora da vitamina D quando usadas de forma combinada. 

Muitas das pesquisas têm enfocado na interação entre a vitamina K2 e a vitamina D3, particularmente em termos de fortalecimento ósseo e saúde cardiovascular. 

No combate ao Câncer, a vitamina K2, aumenta a concentração de fosfoetanolamina dentro das células tumorais, podendo levar tais células a morte celular. 

A fosfoetanolamina produzida pelo próprio organismo pode eliminar o câncer através de dosagens diária de menaquinona por alimentação e suplementação.

Vitamina K2, aliada da Vitamina D

A vitamina D desempenha um importante papel na absorção de cálcio promovendo uma melhora significativa nos ossos. Porém, as novas evidências indicam que é a vitamina K2 quem direciona o cálcio para ser absorvido pelo esqueleto, evitando que esse cálcio se deposite em locais inapropriados, tais como nas articulações (artroses), nas artérias (aterosclerose) e nos órgãos (cálculo vesicular, cálculo renal, catarata).

A vitamina K2 ativa uma proteína chamada osteocalcina, produzida pelos osteoblastos, que por sua vez é necessária para a assimilação do cálcio na matriz óssea. A osteocalcina evita ainda que o cálcio se deposite nas artérias.

É evidente a importância da vitamina K2 para nosso organismo, pois sem ela a ação da vitamina D poderia causar depósito de cálcio nas artérias ao invés de penetrar nos ossos.

Funções da menaquinona K2 no organismo:

* Regulação da distribuição de cálcio (ou seja, como nosso corpo usa e armazena cálcio) por meio da ativação de certas proteínas que depositam e organizam cálcio e fósforo nos ossos e dentes e assim previne esse mesmo cálcio de ser depositado nos tecidos macios dos vasos sanguíneos, rins, etc.

* Síntese de certos lipídios (a bainha de mielina das células nervosas) usados no metabolismo de nosso cérebro.

* Importante potencializador da vitamina D

Fonte de menaquinona K2 nos alimentos:

A menaquinona K2 é encontrada em :

- Gorduras de animais que comem grama

- Alimentos fermentados de origem vegetal ou de origem animal

- Queijos

- Iogurte

- Produtos lácteos fermentados

-Coalhada

- É produzida pelas bactérias encontradas na flora intestinal saudável

- A melhor fonte de vitamina K2 é o natto, prato tradicional japonês rico em vitamina K2 de cadeia longa menaquinona-7. Como o natto permanece impopular no mundo ocidental, a suplementação com vitamina K2 adicional é a alternativa ideal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...