quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Uso de Paracetamol por Gestante pode Aumentar risco de Asma em Criança

De acordo com estudo realizado na Noruega, o paracetamol, medicamento usado para tratar dor e febre, quando utilizado durante a gravidez está ligado a um leve aumento no risco de asma nos filhos.

Foram usados dados de saúde de 95.200 mulheres, grávidas entre 1999 e 2008, e acompanharam 53.169 de seus filhos após o nascimento.

Após controlar várias características de saúde e comportamentais, descobriram que a exposição pré-natal ao Paracetamol estava vinculada a um risco 13% maior de asma aos três anos de idade. O risco aumentava segundo a proporção em que a mãe tomava o remédio durante a gravidez.

Publicado no periódico "The International Journal of Epidemiology", o estudo pretendeu minimizar a possibilidade de o risco acentuado ter sido causado por uma doença em vez de o Paracetamol em si. A associação persistia quer a mãe o tomasse para dor, febre, gripe ou qualquer outra infecção do trato respiratório.

"Tomando por base esse risco acentuado modesto, não há necessidade de se preocupar se uma criança foi exposta", afirmou a autora principal, Maria C. Magnus, do Instituto Norueguês de Saúde Pública. "Pode ser possível limitar a quantidade de Paracetamol usada, mas as mães não devem ter medo de utilizá-lo quando necessário."

Lembrando que a dosagem máxima para uso diário de Paracetamol, não deve ultrapassar a 4g por dia, ou seja 8 comprimidos de 500 mg.

Fonte : Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...