quinta-feira, 21 de abril de 2016

Evite Câimbras com Alimentos ricos em Potássio, Magnésio e Cálcio


Quem nunca teve câimbra, esta dor terrível é um espasmo ou contração involuntária do músculo que pode durar de alguns segundos até vários minutos. A câimbra pode atingir um ou mais músculos de uma vez, sendo os episódios mais comuns nos músculos da perna ou dos pés.

Existe vários fatores que pode justificar as câimbras, sendo a hipocalemia (baixos níveis sanguíneos de potássio) a causa de contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. Alterações dos níveis de cálcio ou magnésio são causas mais importantes e comuns de câimbras.

Para se evitar a câimbra deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para indivíduos sedentários. Também são importantes uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço. Se possível, evite exercícios físicos em dias muito quentes.

Veja a seguir Alimentos ricos em Potássio, Magnésio e Cálcio


Alimentos ricos em potássio

Na população geral o potássio, um mineral envolvido no normal funcionamento das células, tecidos e órgãos, está associado à prevenção da hipertensão, câimbras e acidente vascular cerebral.

Sem potássio seu coração não funciona e seus músculos não se movem.

O potássio é um mineral muito importante para o bom funcionamento de todas as células, tecidos e órgãos do corpo humano. Ele é fundamental para a função cardíaca e desempenha um papel fundamental na contração muscular. Além disso, foi mostrado que o potássio ajuda reduzir a pressão arterial.

O Potássio é necessário para o funcionamento de nervos e músculos e regulador da pressão arterial. A sudorese é uma das causas de perda de potássio, assim como a diarreia crônica e os diuréticos.

O potássio encontra-se principalmente em alimentos de origem vegetal como as frutas e vegetais e a quantidade adequada de ingestão de potássio para adultos é de 4700 mg por dia.

Manter o equilíbrio certo de potássio no organismo depende da quantidade de sódio e magnésio no sangue. Muito sódio – comum em dietas ocidentais que usam muito sal – pode aumentar a necessidade de potássio que serve para neutralizar o efeito prejudicial de sódio.

Abaixo, segue uma lista dos top 10 alimentos ricos em potássio. 

1. Batata (média) – 952 miligramas de potássio

2. Molho de tomate (1 xícara) – 811 mg

3. Feijão branco (1/2 xícara) – 595mg

4. Batata doce (média) – 542 mg

5. Abacate (metade) – 507 mg

6. Leite de cabra (1 xícara) – 498 mg

7. Soja (1/2 xícara) – 485 mg

8. Beterraba (1 xícara/ralada) – 442 mg

9. Damasco (1 xícara/fatiado) – 427 mg

10. Tomate (1 xícara/ fatiado) – 427 mg

11. Banana (média) – 422 mg

Cálcio

O cálcio é um mineral muito importante para saúde, tem a função de liberar neurotransmissores no cérebro e auxiliar o sistema nervoso. Mantém ossos e dentes fortes, ajuda a metabolizar o ferro e é necessário para o bom funcionamento do coração e evitam sintomas de câimbra. A ingestão recomendada de cálcio por dia é de 1000 mg.

1. Brócolis


2. Queijo tofu 

3. Gergelim

4. Leite

5. Couve

6. Sardinha

7. Espinafre

8. Linhaça

9. Chia

10. Aveia

Magnésio

O mineral magnésio é necessário para a atividade hormonal do organismo e para a contração e o relaxamento dos músculos, incluindo o coração. Sua deficiência pode produzir hiperatividade nas crianças. Câimbras são um sinal de sua carência. A ingestão recomendada por dia é de 260 mg.

1. Arroz integral

2. Levedura de cerveja

3. Cacau

4. Semente de Abóbora

5. Amêndoas

6. Amendoim

7. Castanha do Pará

8. Beterraba

9. Espinafre

10. Iogurte

Com Informação de: MDSAUDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...