sexta-feira, 8 de abril de 2016

Uso de Adoçante Sucralose pode causar Câncer


Adoçantes a base de sucralose por ter gosto agradável e muito parecido com a sacarose (açúcar tradicional) tem sido um dos mais utilizados. Este adoçante é um derivado da cana-de-açúcar, tem sabor do açúcar, mas não possui calorias, pode ser utilizada por toda a família, incluindo crianças, gestantes, e portadores de diabetes. 


A molécula da sucralose passa pelo organismo sem sofrer modificações, isto é, não é metabolizada, sendo eliminada após o consumo. Porém um estudo realizado pela Universidade de Campinas, em São Paulo, revela que o adoçante com sucralose pode ser prejudicial à saúde. Os pesquisadores descobriram que, quando chega a 98°, um pouco abaixo do ponto de ebulição, o produto libera substâncias cancerígenas ao organismo.

Quando o adoçante sucralose é consumido com alimentos bem quentes, como chás e café, ou que passam por processo de cozimento, como bolos e tortas, este adoçante pode se tornar tóxico. Estudos recentes descobriram que, quando aquecida, a sucralose libera efetivamente cloropropanóis, os quais são uma forma de dioxina. A dioxina foi um componente do Agente Laranja durante a Guerra do Vietnã e é considerada uma das mais mortais substâncias químicas conhecidas pelo homem.

Quantidade Considerada Segura


O comitê ligado a FAO e OMS estabeleceu para a sucralose uma IDA de 15mg/kg de peso corpóreo/dia, sendo que 1 envelope (800 mg) ou colher dosadora (1 g) tem em média 8 mg de sucralose, o que representa aproximadamente 110 vezes abaixo do valor de segurança, considerando uma pessoa adulta.

A sucralose não é reconhecida pelo organismo como fonte de energia, tal como açúcar ou hidrato de carbono, ou seja, é isenta de calorias. A maior parte da sucralose não é absorvida pelo corpo e a pequena quantidade que fica é rapidamente eliminada na urina. Por não ser metabolizada, a sucralose não afeta os níveis de glicose no sangue.

Não deixa sabor residual, não provoca cáries e não é metabolizado pelo organismo.

Precauções no Uso de Sucralose

- Não é um adoçante natural como a Stevia 

- É possível que altere a glicemia e assim aumente o apetite e a vontade de comer doces

- O consumo regular pode estar associado a um maior risco de câncer

- A presença de cloro na fórmula do adoçante poderia causar toxicidade ao organismo e levar ao desenvolvimento de determinados tipos de câncer

- Está associado ao surgimento de dores de cabeça e crises de enxaqueca

- Não deve ser usado em bebidas quentes como Chás, Café, pois em altas temperaturas, a sucralose libera substâ
ncias cancerígenas

- Não pode ser usado como adoçante de massas que são preparados em temperaturas acima de 98 graus, por liberar substancia que causa o câncer

- Pode reduzir a flora intestinal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...