sábado, 11 de junho de 2016

Dicas para Combater a Tosse com Catarro produzida pela Gripe


Com o inverno chegando é comum aparecer aquela gripe que incomoda bastante e para piorar começamos a tossir. Nesta estação do ano as pessoas tendem a manter os ambientes mais fechados, o que aumenta o risco de infecção por vírus respiratórios.

O nosso sistema respiratório é coberto por uma mucosa com cílios. O frio paralisa esses pelinhos, cuja função é varrer os invasores para fora. Com os cílios paralisados, os micro-organismos entram no corpo humano e, dependendo de onde se instalam, causam um tipo diferente de infecção.

A tosse que surge neste estado gripal pode ser seca ou produtiva, sendo a mais comum a tosse produtiva ou seja com catarro. A tosse produtiva é a que produz muco ou catarro. Além disso, pode ser aguda ou crônica. A tosse aguda costuma começar de maneira repentina e, se for produzida por um resfriado ou uma gripe, desaparece depois de três semanas. Ou seja, os sintomas da gripe ou outra infecção viral respiratória irão embora (ao final de uma semana), mas a tosse persistirá por algum tempo mais. Por isso, saber como controlá-la e acalmar o mal-estar que é produzido é muito importante.

Para as enfermidades virais, como o resfriado ou a gripe, não espere que o médico receite antibióticos, já que estes não têm efeito contra os vírus. A melhor prevenção é vacinar-se contra a gripe. Se, ainda assim, você a contrair e tiver tosse com fleuma, coloque em prática estes conselhos:

- Tome muito líquido: ajuda a diluir o moco e facilita sua expectoração. Além disso, beber água em abundância mantém as vias respiratórias hidratadas e suaviza a garganta irritada.

- Evite a fumaça do cigarro: um estudo realizado na Escola de Medicina de Yale demonstrou que a combinação da fumaça do cigarro (inclusive passivo) e o vírus da gripe podem causar danos significativos nos pulmões.

- Tussa corretamente: o hospital National Jewish Health recomenda uma técnica para conseguir uma tosse profunda e eliminar a mucosidade de forma eficaz. Comece inspirando de forma profunda e mantenha o ar durante dois ou três segundo. Em seguida utilize os músculos do estômago para respirar de maneira agressiva. Tente evitar a tosse breve ou limpar a garganta. Se a realizar bem, a tosse será mais produtiva.

Xaropes eficazes contra a Tosse - Expectorantes

- O mel de abelhas é um alimento antisséptico, calmante e bactericida, produtor de anticorpos e que, além de tudo, proporciona energia extra. Tire proveito de suas propriedades tomando medicamentos para a tosse que incluam este ingrediente.

- Outro componente expectorante muito bom para combater a tosse com muco é a Guaifenesina que combinado com tradicional mel de abelhas e eucalipto proporciona uma grande melhora da tosse com fleuma. A guaifenesina é um expectorante que ajuda na eliminação do catarro em tosses produtivas, fluidifica o catarro, tornando-o menos viscoso e mais solto. Dessa forma, o catarro é expelido de maneira mais fácil. O início da ação é rápido e em 1 hora pode-se sentir o efeito da eliminação do catarro.

- O Ambroxol também é um xarope muito utilizado para combater a tosse, este tem terapêutica secretolítica e expectorante. O Ambroxol aumenta a secreção das vias respiratórias, alivia a tosse e possui efeito anestésico tópico, aliviando a irritação e o desconforto da mucosa inflamada da garganta, graças aos efeitos hidratante e anestésico locais promovidos pela constituição do xarope.

- Existe também outro xarope muito bom para expectoração que é o Acetilcisteína, um expectorante indicado para quando se tem dificuldade para expectorar e há muita secreção densa e viscosa, este ajuda a eliminar as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a respiração. 
A Acetilcisteína modifica as características da secreção respiratória reduzindo sua consistência e elasticidade, tornando-a mais fluida ou mais liquefeita, o que facilita a sua eliminação das vias respiratórias.O início de sua ação ocorre dentro de 1 hora após sua administração, quando alcança concentrações máximas nas secreções brônquicas.

Assim que surgirem os sintomas de tosse e se ocorrer febre a melhor coisa é procurar orientações medicas para que uma simples gripe se agrave e torne uma infecção.

Com informaçoes de MedLine Plus - - http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/003072.htm
- Mais Remedios - http://misremedios.com/remedios-para/dolencia/tos-con-flemas

- Vick - http://www.vick.com.mx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...