Por que embalagens de plástico pode prejudicar a saúde



Vasilhas de plástico tem sido muito utilizado hoje em dia, seja para colocar alimentos, servir como embalagens de cosméticos, cápsulas de medicamentos e outros. Mas o que muitos não sabe é que este hábito pode prejudicar a saúde. Estudos relacionam componentes das vasilhas plásticas com uma capacidade intelectual reduzida, a síndrome do déficit de atenção e alterações no sistema hormonal.

Estudos já demonstraram que os ftalatos podem causar a morte precoce das células germinativas dos homens, que dão origem aos espermatozoides. Outras pesquisas também associaram o composto químico a alterações hormonais, menores quantidades e pior qualidade dos espermatozoides, distúrbios no sistema reprodutivo masculino, obesidade, diabetes e problemas de tireoide.

Os ftalatos são um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico. Os mais empregados são o DEHP (di-2-etilhexilftalato), o DIDP (diisodecilftalato) e o DINP (diisononilftalato).

São usados como solventes e na fabricação de plásticos mais flexíveis ou resistentes, como o policloreto de polivinila (PVC), e também servem para fixar essências em produtos químicos.

Podem ser encontrados em xampús, condicionadores, aerossóis para cabelo, perfumes, esmaltes de unhas, embalagens para comida, cápsulas de medicamentos e brinquedos sexuais.

Os efeitos tóxicos importantes (não de forma aguda, mas ao longo do tempo), mais concretamente no sistema hormonal, ocorrem quando os ftalatos entram pela pele ou pelas vias respiratória ou digestiva e, por meio da circulação, são distribuídos por todo o organismo, passando para as células de tecidos.

Vários países já começaram a regular seu uso e a proibí-lo em brinquedos ou qualquer material com o qual crianças possam entrar em contato.

Mas, apesar das proibições, outros estudos demonstram que a população mundial continua a ser exposta aos ftalatos. Por isso, especialistas recomendam tomar as seguintes medidas para reduzir a possível exposição a estes componentes:

- Opte por detergentes e loções sem fragrâncias;

- Não esquente a comida no microondas em recipientes de plástico, mas de vidro;

- Não compre brinquedos cujas etiquetas indicam que eles contêm DEHP, DBP e BBP;

- Se a bula de um medicamento em cápsula mencionar o ftalato entre os princípios inativos, escolha outra marca;

- Ao mudar o piso de casa, evite o PVC. É melhor usar madeira ou cortiça.


Fonte: BBC

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais