quinta-feira, 20 de abril de 2017

Amêndoas e seus Benefícios para Saúde


Originária das regiões quentes e áridas do Oeste da Ásia, a amêndoa (Amygdalus comunis) é uma árvore parecida com a do pêssego, pertencente à família das Rosáceas.

Rica fonte de vitamina E e minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, selênio e cobre, a amêndoa é um dos alimentos mais recomendado por nutricionistas, vamos citar os principais motivos, veja a seguir.

Principais Benefícios das Amêndoas para Saúde 


- Alto valor energético;

- Rico em vitamina E, em 35 gramas fornece 45% da ingestão diária recomendada;

- A gordura monossaturada encontrada nas amêndoas é benéfica por reduzir o risco de doenças cardíacas e aumentar o colesterol bom;

- Alto teor de antioxidantes, nutrientes que protegem nosso organismo de doenças como câncer e problemas cardiovasculares;

- As amêndoas possuem fibras que ajudam controlar o intestino; 100 g de amêndoas contêm 11,8 g de fibra, que é 47% da dose diária recomendada;

- É rico em cálcio, 92 gramas de amêndoas fornece 243 mg de cálcio, que é 24% da ingestão diária.

Ajuda no Emagrecimento e Previne o Envelhecimento

As amêndoas quando adicionada a dieta, facilita a perda de peso pois têm uma alta quantidade de fibra e, entre as frutas secas, é a que tem o maior índice de proteína, ao consumi-la a pessoa sente saciada por mais tempo.

Outro beneficio das amêndoas é que o alimentos é rico em cálcio e possui alto valor energético que eleva os níveis de energia e resistência sendo ideal consumi-la antes dos treinos.

Estudos tem mostrando que o consumo de amêndoas pode ajudar a combater disfunções cognitivas, como o envelhecimento, por ter nutrientes como ácido fólico, polifenol e tocoferol.


Consumo Diário Ideal de Amêndoas 

De acordo com nutricionistas é preferível o consumo de amêndoas na forma natural pois frita ou com adição de açúcar ou sal pode diminuir os benefícios para saúde.

O consumo do alimento deve ser controlado, já que comer amêndoas demais não traz benefícios, 40 gramas – o que dá ao redor de 35 unidades diárias é o bastante para o dia, sendo importante consumir aos poucos ao longo do dia.

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