quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Óleo de Orégano - Aprenda fazer



O orégano é uma erva perfumada muito usada para temperar massas e pratos de carne, de sabor agradável tem fama na cozinha, mas para uso na área da saúde pode ser transformado em um óleo de ervas com uma ampla gama de benefícios.

O óleo de orégano é derivado das folhas e flores do orégano (Origanum vulgare), uma erva perene resistente, espessa e membro da família da hortelã (Lamiaceae). É nativa da Europa, embora cresça em muitas áreas ao redor do mundo.

Para obter o óleo de orégano, as flores e folhas secas da planta de orégano selvagem são colhidas quando o teor de óleo da planta está no seu ponto mais alto, sendo então destilado. O óleo resultante tem uma coloração que vai do dourado ao amarelo-escuro, com um forte odor picante.

USOS DO ÓLEO DE ORÉGANO

O óleo de Orégano é um antimicrobiano que pode ajudar a combater infecções e ainda tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Outros usos ideais para o óleo de orégano são:

Tratamento de fungos nos pés ou nas unhas

Coloque algumas colheres de chá de óleo de orégano em uma bacia de água e mergulhe seus pés nele. Você também pode diluir o óleo (misture uma gota com uma colher de chá de azeite ou óleo de coco) e, em seguida, aplique-o em suas unhas ou pele.

Ajuda a matar parasitas e aliviar infecções


Dilua o óleo (misture uma gota com uma gota de um óleo base, como o óleo de coco), e coloque-o sob a sua língua. Mantenha-o ali por alguns minutos e depois faça um bochecho. Repita isso pelo menos quatro vezes por dia.

Alivia infecções sinusais e resfriados

Coloque algumas gotas de óleo de orégano em uma panela com água fumegante e, em seguida, inale o vapor.


COMPOSIÇÃO DO ÓLEO DE ORÉGANO

O óleo de orégano é rico em fenóis, que são compostos fitoquímicos naturais com efeitos antioxidantes benéficos. Os dois fenóis mais abundantes são:

Timol — um fungicida natural com propriedades antissépticas. Ele ajuda a melhorar o seu sistema imunológico, funciona como um escudo contra toxinas, e até mesmo ajuda a prevenir danos nos tecidos e incentiva a cura.

Carvacrol — identificado como sendo eficaz contra várias infecções bacterianas, tais como Candida albicans, staphylococcus, E. coli,campylobacter, salmonela, klebsiella, mofo de aspergillus, giárdia,pseudomonas e listeria.

Outros compostos saudáveis no óleo de orégano incluem:

Terpenos — conhecidos por suas poderosas propriedades antibacterianas. 

Ácido rosmarínico — um antioxidante que impede os danos dos radicais livres e que tem se revelado promissor no tratamento da asma alérgica e prevenção do câncer e aterosclerose. Ele também funciona como um anti-histamínico natural que ajuda a reduzir o acúmulo de líquido e inchaço causado por ataques de alergia. 

Naringina — inibe o crescimento de células cancerosas e ajuda a reforçar os antioxidantes no óleo de orégano. 

Beta-cariofilena (E-BCP) — esta substância inibe a inflamação e é também benéfica para doenças incluindo osteoporose e arteriosclerose, bem como a síndrome metabólica.

Nutrientes como as vitaminas A, C e E, cálcio, magnésio, zinco, ferro, potássio, manganês, cobre, boro e niacina também são encontrados no óleo de orégano.

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE ORÉGANO


O óleo de orégano possui amplos benefícios para a saúde, mas é mais associado à saúde do sistema respiratório e imunológico. É conhecido por ajudar a prevenir e tratar infecções, como:

- Infecções do trato urinário (ITU) causada por bactérias como E. coli,Proteus e Pseudomonas aeruginosa. 

- Infecções respiratórias provocadas por variedades das bactérias Klebsiella pneumoniae e Staphylococcus aureus. 

Infecções fúngicas, mesmo aquelas que são resistentes ao Fluconazol, um medicamento antifúngico comumente usado. 

Infecções parasitárias causadas pela ameba giardia - foi até mesmo indicado como sendo mais eficaz que o Tinidazol. 

Infecção por Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) — uma equipe de pesquisadores indianos e britânicos descobriu que o óleo de orégano tem fortes propriedades antibacterianas que podem ajudar a matar esta superbactéria mortal.

O óleo de orégano também se revelou promissor na prevenção de doenças transmitidas por alimentos causadas por patógenos como listeria, salmonela, E. coli, e Shigella dysenteriae

Adicioná-lo aos alimentos não só ajuda a matar as bactérias, mas também pode aliviar os sintomas de intoxicação alimentar.

O óleo de orégano é também um precioso óleo essencial antisséptico na aromaterapia porque é dito que a sua proporção de fenóis é a mais alta de todas as plantas aromáticas. 

Além de usar o método de vapor para ajudar a aliviar a tosse e outras doenças respiratórias, você também pode usá-lo para:

- Repelir insetos. O carvacrol no óleo de orégano funciona como um repelente de insetos natural. Tente colocar algumas gotas nos móveis que ficam do lado de fora, ou aplique uma mistura diluída na sua pele quando for sair ao ar livre.

- Aliviar a dor das picadas de insetos e irritação, incluindo a irritação causada pela hera venenosa. Aplique o óleo de orégano diluído no azeite nas áreas afetadas.

- Ajudar a curar feridas, caspa e outras doenças de pele. Alguns especialistas também defendem a utilização de uma versão diluída para tratar acne e rosácea.

- Aliviar dor de garganta. Basta adicionar algumas gotas em um copo de água. Isso pode ajudar a aliviar dor de dente também. 

COMO FAZER ÓLEO DE ORÉGANO

Extrair o óleo de orégano requer um processo de destilação especial. No entanto, existe uma maneira simples de fazer o seu próprio óleo de orégano em casa. Abaixo vai uma receita básica do HomegrownandHealthy.com:

Ingredientes:

- Folhas de orégano, picadas ou trituradas
- Azeite, óleo de amêndoa ou óleo de semente de uva
- Frasco esterilizado com tampa

Procedimento:

Ferva um pouco de água em uma panela. Depois de ter alcançado uma fervura contínua, desligue o fogo.

Coloque o seu óleo escolhido e as folhas de orégano picado no frasco. 

Coloque o frasco na água quente e deixe-o de molho por cerca de cinco a 10 minutos. Isso aquece o óleo e ajuda o orégano a liberar seus óleos naturais. 

Retire o frasco do banho-maria e coloque ao lado de uma janela ensolarada por um tempo que pode ser de uma a duas semanas. Sacuda o frasco algumas vezes durante estes dias. 

Uma vez que as duas semanas tenham passado, amasse as folhas e coloque o óleo em um frasco esterilizado. Armazene-o num local escuro e fresco.

Para preservar o óleo, adicione algumas gotas de óleo de semente de toranja.

COMO FUNCIONA O ÓLEO DE ORÉGANO?

O carvacrol é o seu componente mais importante, e é responsável por muitos de seus benefícios à saúde. 

O carvacrol tem poderosas propriedades antimicrobianas, e tem demonstrado ajudar a romper as membranas celulares externas que ajudam a proteger as bactérias do seu sistema imunológico.

EFEITOS COLATERAIS DO ÓLEO DE ORÉGANO


- Raramente desconforto no estômago ao ingerir óleo de orégano (ou mesmo a própria erva).

- Não é aconselhável para bebês e crianças. Grávidas ou lactantes não pode fazer o uso pois pode estimular a circulação sanguínea dentro do útero, o que deteriora o revestimento uterino que engloba o feto.

Fonte: Mercola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...