A dieta da proteína é focada no consumo de alimentos que tenham alta concentração de proteínas como carnes e laticínios.
A dieta é composta de quatro fases. Veja a seguir!
1º Fase
Indução: Durante 15 dias o consumo diário de carboidratos e açucares não pode passar de 20 gramas diárias. Nessa fase da dieta da proteína a quebra de gorduras do organismo é estimulada, de modo que o seu corpo irá retirar energia, para as suas funções diárias, das células de gorduras.
Alimentos proibidos nessa fase:
- Margarina
- Pães
- Massas
- Frutas
- Vegetais ricos em amido
- Produtos lácteos com exceção do queijo
- Creme de leite light
2º Fase
Perda de Peso Contínua: Fase mais longa da dieta da proteína. Nela ocorrerá uma perda gradual e constante de peso. Alguns açúcares e carboidratos passam a ser permitidos. O consumo de carboidratos deve ser calculado através do seu grau de resistência metabólica. Essa etapa deve durar até que você esteja faltando de 3 a 5 quilos para atingir o seu peso ideal.
3º Fase
Pré-Manutenção: Você preparará seu organismo para manter o seu peso ideal. É permitido o consumo de 100 gramas de carboidratos por dia. A perda de peso nessa fase é lenta e os carboidratos devem ser gradualmente inseridos na dieta. Quando os últimos quilinhos forem eliminados você pode iniciar a próxima fase.
4º Fase
Manutenção: Nessa fase os carboidratos são gradualmente reinseridos no consumo diário. A quantidade ideal varia de pessoa para pessoa sendo que o consumo mínimo deve ser de 200g e o máximo de 500g. A vigilância do peso ideal deve ser constante e se houver o ganho de mais de 2,5 quilos deve-se voltar para a fase 1 da dieta da proteína(fase de indução).
Vantagens e desvantagens da dieta da proteína
As vantagens da dieta da proteína é que ela proporciona uma rápida perda de peso e um caminho a ser seguido após o emagrecimento, além disso, as proteínas são lentamente digeridas pelo nosso organismo proporcionando uma sensação de saciedade mais longa.
Porém a lista de desvantagens desta dieta é longa, podendo inclusive ser prejudicial a saúde. A ingestão diária de carboidratos é muito menor do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com isso diversos sintomas podem aparecer.
Sintomas mais comuns:
- Mau hálito
- Tontura
- Fraqueza
- Constipação intestinal
- Insuficiência renal devido a sobrecarga dos rins
Sendo assim, não estenda a dieta por longos períodos, caso você perceba algum desses sintomas interrompa a dieta e procure auxílio de um médico/nutricionista.
Pessoas com insuficiência renal e distúrbios gástricos devem procurar um especialista médico para analisar se pode ou não fazer adieta da proteína.
Fonte: Vida e Saúde