sexta-feira, 6 de maio de 2016

Medicamentos que aumentam Gama-GT - Lesão no Fígado

A gama glutamil transferase (gama GT) é uma enzima envolvida na transferência de um resíduo gama glutamil de alguns peptídeos para outros compostos (água, aminoácidos e outros peptídeos menores).

Esta enzima está envolvida na síntese protéica e peptídica, regulação dos níveis teciduais de glutation e transporte de aminoácidos entre membranas.

É encontrada em vários tecidos: rins, cérebro, pâncreas e fígado (quase a totalidade da gama GT corpórea está presente nos hepatócitos). No fígado, esta enzima está localizada nos canalículos das células hepáticas e particularmente nas células epiteliais dos ductos biliares.

Devido a esta localização característica, a enzima aparece elevada em quase todas as desordens hepatobiliares, sendo um dos testes mais sensíveis no diagnóstico destas condições.

Leia aqui: Dor no peito é grave? Principais causas de Dor no Peito

O Gama-GT alto não provoca sintomas, mas uma pessoa com níveis elevados de Gama-GT poderá, sim, apresentar os sintomas daquilo que provocou esse aumento no Gama-GT.

Por exemplo, uma pessoa com doença no fígado poderá ter Gama-GT alto, mas não irá manifestar sintomas causados pelo Gama-GT especificamente, mas sim pela doença hepática.

Neste caso, pode-se esperar que o paciente apresente os seguintes sintomas:

- Fraqueza
- Fadiga
- Perda de apetite
- Náuseas e vômitos
- Dor ou distensão abdominal
- Icterícia (pele e olhos amarelados)
- Alteração da cor da urina e das fezes
- Coceiras

Principais causas de Gama-GT alto:

- Doenças hepáticas e biliares
- Infarto
- Doenças pancreáticas
- Diabetes
- Insuficiência renal
- Doença pulmonar obstrutiva crônica
- Uso de medicamentos (fenitoína, fenobarbital)
- Alcoolismo

O valor de referência para Gama GT é :

- Homens : até 60,0 U/L

- Mulheres : até 43,0 U/L

Medicamentos que podem Lesionar o Figado - Aumenta os níveis de Gama-GT


Valores aumentados de Gama GT geralmente é encontrado em pessoas com doenças hepáticas em geral (hepatites agudas e crônicas, carcinomas, cirrose, colestase, metástases etc.), pancreatites, infarto agudo do miocárdio, lupus eritematoso sistêmico, obesidade patológica, hipertireoidismo, estados pós-operatórios, carcinoma de próstata, uso de medicamentos hepatotóxicos ou capazes de ativar indução enzimática (barbitúricos, fenitoína, antidepressivos tricíclicos (amitriptilina), paracetamol.

Os medicamentos que frequentemente aumentam o Gama-GT são:

- Fenitoína
- Fenobarbital
- Carbamazepina
- Ácido valproico 
- Anticoncepcionais
- Antidepressivos
- Paracetamol
- Corticoides 
- Aines
- Anabolizantes
- Antifúngicos

- Medicamentos usados no tratamento de dislipidemias como as estatinas (sinvastatina, atorvastatina), podem alterar as enzimas hepáticas sendo que a atorvastatina pode provocar aumento dos níveis das chamadas enzimas que fazem parte das provas de função hepática. As principais enzimas utilizadas nesta função são a TGO (transaminase glutâmico oxalacética), a TGP (transaminase glutâmico pirúvica), e a Gama GT (gama glutamil transpeptidase).

- Os contraceptivos são as principais causas da elevação no soro dos níveis de gama glutamil transpeptidase causados por uso de medicamentos, porém é importante salientar que quase todos os medicamentos podem causar alterações.

- O uso continuo de corticoides como Betametasona, Prednisona, Dexametasona além de aumentar Gama-GT, promove o estímulo da gliconeogênese; aumento do depósito de glicogênio no fígado; consequentemente a glicose no sangue também aumenta.

- Alguns medicamentos se consumidos frequentemente podem causar lesão hepática como os antiinflamatórios não esteróides (Nimesulida, Ibuprofeno, Diclofenaco), Paracetamol e antibióticos, estes medicamentos são desencadeadores das enzimas hepáticas.

- O paracetamol em dose acima de 4g ao dia ou se consumido juntamente com álcool pode causar lesão no figado.

- Medicamentos a base de estradiol também podem alterar as enzimas hepáticas .

- Uso constante de anabolizantes a base de testosterona e nandrolona pode danificar as células do figado, podendo alterar as funções hepáticas e causar púrpura hepática.

- Uso de anabolizantes a base de oximetolona (Hemogenin), pode causar necrose hepática ou insuficiência hepática grave, esta lesão hepática afeta o funcionamento do fígado, em alguns casos, a retirada do medicamento tem sido associada à regressão das lesões hepáticas.

- A aspirina (AAS) e outros salicilatos podem produzir dano hepático como um fenômeno cumulativo lento, exigindo dias ou semanas para se desenvolver. É dose-dependente, geralmente por doses diárias maiores que 4 a 6 gramas.

- Antifungos como Cetoconazol e Fluconazol se usado continuamente pode ocasionar lesão hepática provocando distúrbios no fígado. Para reconhecer os distúrbios do fígado causado pelo cetoconazol estes sintomas geralmente aparecem: urina escura, fezes esbranquiçadas, pele amarelada, branco dos olhos amarelado dor abdominal, cansaço não usual e febre. Neste caso o tratamento com cetoconazol deve ser suspenso e o médico imediatamente comunicado.

Álcool


Ingerir bebida alcoólica diariamente (consumo crônico) em doses que o figado não pode metabolizar pode lesionar as células do figado. Sendo assim devido aos efeitos do consumo de álcool nos níveis de gama GT, aceita-se este como um marcador sensível de alcoolismo crônico, especialmente quando seus aumentos não são acompanhados de aumentos similares de outras enzimas hepáticas. Portanto, sua determinação parece mais efetiva no monitoramento do tratamento de indivíduos já diagnosticados. Os níveis de gama GT usualmente retornam ao normal após 15-20 dias da cessação da ingestão alcoólica, podendo elevar-se em curto prazo se a ingestão alcoólica for retomada.


Leia também:  - Nimesulida pode prejudicar o Fígado e os Rins com Uso Frequente

Leia aqui: Combinação perigosa: veja remédios que não se deve misturar

117 comentários:

  1. Tenho meu Gama gt aumentando e faço uso contínuo de colírios para glaucoma. Gostaria de saber se esses colírios causam doença no fígado já que causam aumento de peso. Meu peso aumentou, é passei a ser pré diabética. Peço resposta.

    ResponderExcluir
  2. Meu filho faz US de fenobarbital o gif dele deu 67.É grave?

    ResponderExcluir
  3. Ele tem 25 anos.O TGO é TOP deu normal e o ggt deu 67

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, O resultado está uma pouco acima do normal que é 60 (nada grave), mas é por que ele faz uso do fenobarbital. É bom acompanhar com exames periódicos e caso continue aumentando é bom conversar com seu médico para substituir para outro medicamento que não causa alteração no gama-gt.

      Excluir
    2. Faço o uso dos seguintes medicamentos timolo 0,5, losartana de 50 e hidrocloriatizida, minha ferrantina deu alta, esses remédios podem alterar a ferrantina?

      Excluir
    3. Bom dia. Não estes medicamentos não alteram a ferritina.

      A ferritina é uma proteína que serve como reservatório de moléculas de ferro no organismo.

      Por conta do aumento da prevalência de obesidade, síndrome metabólica e diabetes, é muito comum detectar-se aumento dos níveis de ferritina nos exames de sangue na população.

      O excesso de ferro se deposita ao longo do tempo em diversos tecidos causando danos em diversos órgãos, tais como: fígado (cirrose), pâncreas (diabetes), coração (arritmias), hipófise, testículos (hipogonadismo masculino), além de escurecimento na pele e problemas nas articulações.

      As causas de ferritina alta sem sobrecarga de ferro mais comuns são: Doenças hepáticas, Abuso de álcool, Obesidade, Síndrome metabólica, Infecções, Insuficiência renal, Condições inflamatórias agudas e crônicas.

      Excluir
    4. Olá, Boa Noite! faço uso de carbamazepina de 200 há mais de 7 anos, meu Gama deu 82. devo me preocupar?

      Excluir
    5. Bom dia. É muito comum com o uso de carbamazepina o aumento da gama-glutamil transferase (devido à indução de enzima
      hepática), geralmente não é clinicamente relevante, mas é bom fazer sempre o acompanhamento com o médico.

      Excluir
  4. Meu Gama GT deu 50. Uso ocasionalmente naproxeno para dor de cabeça. Pode ser a medicação?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia , meu gama GT deu 146. Uso anticoncepcional microvilar.
    Sera que é por isso ?
    Os exames de hepatite deram todos negativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O uso de anticoncepcional pode causar elevação no soro dos níveis de gama glutamil transpeptidase, porém é importante salientar que quase todos os medicamentos podem causar alterações.

      É importante saber também sobre fatores genéticos, a alimentação e uso de alguns medicamentos que alteram o gama-gt.

      Excluir
  6. Boa tarde: meu exame deu bem alterado de Gama GT = 147, mas TGO e TGP normais. Faço uso de Venlift OD e Apraz 1 mg. Não tomo bebida alcóolica. Uréia tb deu alterada de 45. E glicose 112. Tenho tomado adoçantes e evitado açucar. Será que seriam os medicamentos os causadores dessas alterações? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Pode ser que sim, pois com o uso do Venlift (Venlafaxina) houve relatos voluntários de eventos adversos como elevação da Gama-GT temporariamente. Já com o uso do alprazolam é raro ocorrer alteração no fígado. Alguns adoçantes podem causar alteração por conter muitos produtos químicos na formulação, melhor usar adoçante mais natural como o de Stevia.

      Excluir
    2. Muito obrigada. Sua resposta foi muito importante para que eu possa tomar decisões sobre os medicamentos a utilizar.

      Excluir
  7. Fiz exame admissional
    Meu gama gt deu 66
    Na folha de referencia fala
    De 12-45
    Estou reprovado ou existe tolerancia para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, está um pouco acima do recomendado. Mas pode ser algum medicamento que vc tomou, ou alimentação inadequada.

      Excluir
    2. Mas isso pode me reprovar em um exame admissional? Eu vi algumas pessoas na internet com 200 ou 300 ou até mais gama gt, comparado achei pouco baixo, mas minha preocupaçao é reprovar e nao entrar empresa

      Excluir
    3. Depende da exigência da empresa, mas acho que não devem reprovar pois não está tão elevado.

      Excluir
  8. Uso Finasterida há 15 anos e estou com o GGT a 160. Pode ser o uso constante do Finasterida 1 gr ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com a bula do finasterida não ocorre efeito adverso no fígado, porém como a finasterida é absorvida no fígado e com o uso ao longo do tempo e associado a outros medicamentos e até mesmo bebidas alcoólicas há relados de alteração. Converse com seu médico sobre a alteração e talvez será necessário descontinuar o tratamento.

      Excluir
  9. Boa tarde meu gama GT deu 87,0, as outras enzimas estão normais, AST/TGO 27 U/L, ALT/TGP 24, GLICOSE 72, POTÁSIO 6,3 mEq/L, colesterol totak 254,0 mg/dL, triglicerideos 235, hdl 54,6, LDL 54,6, vldl 47, sou hipertensa e uso corus 50 mg, e Natrilix 2,5, tenho 55 anos, NO caso do colesterol alto a Sivastatina de 20 mg, pode ser indicada, estou preocupada pelo o resultado do GAMA GT 87,O, PODE POR FAVOR ME ORIENTAR.PEGUEI O RESULTADO ONTEM DIA 12/09/2017,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. O colesterol e o gama gt está um pouco elevado, mas é melhor vc conversar com seu médico antes de fazer o uso de sinvastatina, pois pode alterar ainda mais o gama gt. Talvez com um alimentação balanceada e pratica de exercício físico seu colesterol volta a normalidade.

      Excluir
  10. sou sero positivo e tomo retrovirais um coctel de 4 medicamentos, fiquei algo trite e bebi cereveja e me sale um pouco alterado a GGT em 137, o que posso fazer nesse caso como posso disminui a GGT, preciso resposta pois nao posso mudar o remedio dada a situação!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. O tratamento não pode ser interrompido, então a melhor forma é evitar bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e alimentos industrializados que contém corantes como refrigerantes e etc. Converse com seu médico e nutricionista para passar para vc uma dieta saudável.

      Excluir
  11. Boa tarde, no meu exame a GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE- GGT DEU resultado 82 U/L deve me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está um pouco alterado, mas com uma alimentação balanceada vc consegue voltar aos níveis normais. Evite bebidas alcoólicasm refrigerantes, alimentos gordurosos e com corantes e alguns medicamentos descrito no post. E procure um médico para que novos exames de outros indicadores para o fígado seja feito.

      Excluir
  12. Peguei resultados dos exames hj e estou bastante preocupada, 300 de triglicerídeos e 65 gama GT ...faço uso d anticoncepcional a 17 anos,não fazia exames a 5 anos e recomendo a gente as vezes cuida saúde doa outros e esquece a da gente. Mas adotei ler os post aqui,me ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, seus exames está um pouco alterado, triglicerídeos para ser normal deveria estar abaixo de 150 mg/Dl e o gama Gt 43. Será preciso vc consultar o médico que talvez inclua no tratamento medicação para diminuir o nível de triglicerídeos.

      Evite alimentos gordurosos e diminua o consumo de carboidratos, como massas, pratique exercício físico no minimo 30 minutos por dia.

      Excluir
  13. Não tenho gordura sangue e descobri que estou com gama-gt 163 acima do recomendavel. Faço tratamento para inflamação no esofago e gordura no figado leve junto com a gastro e nutricionista. Não sei o que eu devo fazer. Não tenho problema com triglicerideos, diabetes, colesterol. Não como frituras, sou fã de legumes, algumas frutas e verduras

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde,
    Uso os medicamentos venlafaxina e torval, para depressão. Fiz o exame de Gama GT, dando como resultado 79 U/L, que está acima do normal. Uso pouca bebida alcoólica. Será que a taxa alta pode ser por causa dos medicamentos? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, pode ser, o Torval pode alterar as funções hepáticas, converse com seu medico e evite bebida alcoólica e alimentos gordurosos.

      Excluir
  15. Bom dia! Tenho feito exames para acompanhamento, e há algum tempo meu Gama GT tem dado alterado. No último exame deu 61. TGO e TGP também estão no limite. Eu procuro me alimentar de forma saudável, não tomo bebida alcoólica. Uso o colírio Azopt (pressão ocular alta), Tibolona 1,25 (climatério) e suplemento de cálcio/magnésio/zinco/vitamina D/cobre/manganês/boro/vitamina B6 (tenho osteopenia). Estou preocupada com meu fígado. Por favor, o que devo fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, até que não está tão alterado, isto pode ser por causa da suplementação, converse com seu médico sobre isto.

      Excluir
  16. tomei o coquetel para matar bacteria hphilori e meu tgo foi a 748 e normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes medicamentos pode causar a elevação nos
      valores de AST, ALT, fosfatase alcalina, LDH e γ-GTP. Pode ser que após alguns dias volte ao normal, mas procure um médico para repetir o exame. Caso este alterado pode ser algum problema no figado.

      Excluir
  17. bom dia!

    tomei dexametasona por 04 dias antes de realizar exames e o tgo deu 170.será que tem relação?

    ResponderExcluir
  18. O uso de bupion pode alterar o gama, meu resultado deu 92

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, a bupropiona pode ocasionar o aumento das enzimas do fígado.

      Excluir
  19. Faço uso de retrovirus (3 em 1) e meu GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE deu 198u/l, seria normal devido ao remédio? Isso pode ocasionar algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns medicamentos alteram o gama-gt, por isso o médico deve fazer o acompanhamento.

      Excluir
  20. Boa noite estou um pouco preoculpada o gama gt da minha mae deu 32 ela tem 60 anos o medico dela falou que figado dela estava um pouco alterado

    ResponderExcluir
  21. Boa noite! Estava usando o medicamento Tropinal e meu Gama GT deu 39. O medicamento pode ter causado esse aumento? Fiz ultrassom de Abdômen Total e não deu nenhuma alteração no fígado, porém sinto uma compressão no lado direito do abdômen. O q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Está normal o gama GT, pode ser gases ou cólica abdominal.

      Excluir
  22. Bom dia meu Gama-GT deu 486, e tomo medicamento controlado que é o ranitidina + amitriptilina. Sera que esse medicamento altera o valor do Gama-GT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao longo do tempo pode alterar sim, consulte um medico para melhor diagnostico.

      Excluir
  23. Boa tarde!
    Meu TGO deu 197 e o TGP deu 106.Será q tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Provavelmente alguma alteração no figado.

      Excluir
  24. Bom dia minha filha de dezoito anos deu uma alteração no enxame ggt que é de 39 e o dela deu 44 ela não bebe e não fuma não toma remédios o que pode ser essa alteração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá quase na normalidade, pode ser alguma comida gordurosa, frituras, refrigerantes. Evite estes alimentos.

      Excluir
  25. Bom dia. Gostaria de saber se há alguma enfermidade específica no aumento da GGT. Os níveis de AlT e AST estão dentro da normalidade e colesterol e triglicérides foram controlados com o medicamento sinvastatina, porém a GGT se encontra alta ainda, 86.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser por causa do uso da sinvastatina, que altera um pouco as enzimas do figado, mas é normal. Assim que suspender o uso, volta a normalidade. Converse com seu medico.

      Excluir
  26. Olá, meu bebê está com 2 meses e toma fenobarbital desde que nasceu,pois apresentou uma convulsão 4 horas apos nascer. A neuro passou exame de sangue. A glicose, TGO e TGP estao normais, mas o gama GT tá altíssimo (204 U/L) e o fosfatase alcalina TB (711.64). Só teremos neuro dia 02/04 e estou muito preocupada. A dosegme sérica de fenobarbital deu 16,2 mcg/ml. Seria melhor ir na neuro antes pra falar isso?! É urgente?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, tenho doença de crohn e tomo prednisona 5mg e azatioprina 50mg diariamente. Meu GGT tem aumentado nos últimos meses, e atualmente deu 82.
    Devo me preocupar? A causa seria o corticoide? Oferece riscos esse ggt alto?
    Desde já, agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns medicamentos alteram mesmo as enzimas do fígado, procure orientação médica para avaliar melhor os exames.

      Excluir
  28. Ola, estou gravida de 5 meses fiz um teste de acido biliar, o resultado dos exames vieram normais exceto o TGO : 32 e TGP: 57, gostaria de saber se isso pode acarretar algum problema na minha gestação ou para o nascimento do bebe, tomei topiramato durante 3 anos e parei a 2 anos e meio para tentar engravidar. Até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que não está muito alterado, mas o médico que está te acompanhado vai avaliar o melhor tratamento.

      Excluir
  29. Tenho 67 anos fiz exmes de sangue meu ggt 69 Tgp 16 tho ast eu 39,e verdade q tenho problema no fígado há 30 ano já perdi o baço,sou super mega controlada com regime. Tenho fibrose periportal
    Bilirrubina deu normal.estou mt mt nervosa colesterol normal triglicerídeo normal glicose. Narm

    ResponderExcluir
  30. Olá Jeconias! Tenho 48 anos.
    Meu GAMA GT está em 324 U/L!
    Exames como: FA TGO TGP, musculol, fa, lkm, fan, cobre etc demais clinicos do sangue todos normais. Tomo paroxetina a 9 anos em baixas doses, pode ser isto?
    Posso conviver com gama gt alto? faço exercicios e não tenho nenhum sintoma aparente.
    obrigado! Estou preocupado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, a paroxetina aumenta mesmo as enzimas do fígado, por isso o gama gt está elevado. O gama gt elevado não causa sintomas, mas é bom vc procurar o medico para exames mais especifico do figado e avaliar o uso da paroxetina.

      Excluir
  31. Oi meu Gama GT deu 62, sendo que a referência no laboratório e 73. Passarei em uma pericia medica de professor, será q serei reprovado? Meu Triglicerídeos deu 168 e glicemia 97. O q vc acha doutor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o resultado do gama gt e triglicerídeos está um pouco alterado, mas não deve reprovar pois com uma alimentação balanceada volta ao normal.

      Excluir
  32. Olá. É possivel o GamaGT estar alto devido a fatores genéticos? Ha muitos anos o meu permanece entre 100 a 180. Ja fiz todos os exames referentes ao figado e tudo normal.
    Só faço uso do DIu mirena, nenhum outro medicamento. Sou saudavel.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ser fatores genéticos ou o anticoncepcional, alguns alteram o gama-gt, mas ao parar o uso volta a normalidade.

      Excluir
  33. Bom dia,o exame gama gt valor 1050 a ferritina 387 o triglicérides 611 a glicose 115. Porém, ele é alcoólatra. Ele pode ser considerado,um paciente cirrotico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá bem alterado os resultados, mas é preciso mais exames para identificar a cirrose hepática.

      Excluir
  34. ESTOU COM UMA ENORME ALERGIA NO CORPO, CAUSANDO BOLHAS E ALGUMAS FERIDAS, MEU GAMA GT DEU 760, ISTO É A CAUSA ? TGP TAMBÉM ESTÁ BEM ALTO ASSIM COMO O COLESTEROL !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim, pois problemas no figado pode afetar a pele.

      Excluir
  35. Minha ALT deu 72, AST 49, Gamaglutamiltranferase 66. Tomo atrovastatina, isso pode ser cirrose alcólica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está tão alterado para cirrose alcoólica.

      Excluir
  36. Minha TGO deu 45 U/L e TGP 104 U/L e o GAMAGT 214 U/L estou gestante de 8 meses tem algum risco pro meu Bb. Fiz uso se sulfadiazina e acido folinico, piremetamina e metildopa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu alterado, mas pode ser por causa das medicações que usou e da gravidez. Converse com seu médico que está acompanhado a gravidez.

      Excluir
  37. Olá, tenho 53 anos e hepatite tipo C.
    Fiz um exame recente e fiquei meio assustado, meu TGO foi 66U/L e o TGP 133U/L.
    Esses níveis são preocupantes?
    Já marquei uma consulta, mas no SUS, sabe como é, só pra agosto.
    Poderia me dar sua opinião?
    Agradeco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está um pouco elevado, mas não é muito preocupante, se o TGO e TGP estivesse acima de 150 U/L sugeria fortemente doença do fígado. Pode ser por causa da hepatite que alterou.

      Excluir
  38. Olá, tenho 42 anos e o resultado do gama-glutamiltransferase deu 157. Consumo fenobarbital (gardenal) desde os cinco anos para controlar epilepsia e a cerca de três anos meu médico acrescentou lamotrigina. Teria algo haver ao meu problema?
    Obs: Também tenho colesterol ruim elevado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes medicamentos que vc faz uso altera mesmo as enzimas do figado.

      Excluir
  39. Boa noite
    Meu TGP deu 79
    TGO 40
    GGt 145
    FA e biliburrina normais
    Triglicérides 172
    Hdl 26
    O que pode ser? só tenho retorno no SUS em julho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, está um pouco alterado, pode ser por causa de alimentação inadequada, evite alimentos gordurosos, bebida alcoólica e faça atividade física que deve voltar ao normal. O medico deverá avaliar se irá passar medicação para o triglicérides e para o fígado, pois o gama-gt está elevado.

      Excluir
  40. Boa noite! Já algum tempo minha ferritina, TGP e TGO dão alterados, já fui em vários médicos, fiz diversos exames, inclusive uma biópsia do ficado e não consigo descobrir a
    Causa! O último hepatologista q fui disse que seria pelo aumento de peso e gordura no fígado nível 1! Meu último exame TGP deu 155, estou muito
    Preocupada! Não sei mais a quem recorrer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, procure um nutricionista para passar para vc uma dieta pobre em gordura que poderá ajudar na controle do peso.
      Evite alimentos gordurosos, refrigerantes, bebida alcoólica. Alguns suplementos como o óleo de linhaça e chia ajuda na redução da gordura corporal.

      Excluir
  41. Boa tarde! Meu Gama GT está alterado 84, o ast 27, fosfatase alcalina 81 e alt 41. Todos os demais exames normais. Meu Gama GT sempre foi o único exame alterado. Faço uso há 4 meses de esomeprazol ( refluxo) , uso o Diu mirena e tomei dipirona antes de realizar o exame. Esses remédios alteram o Gama GT? Devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, alguns anticoncepcionais alteram mesmo o gama GT, e o esomeprazol também pode causar o aumento da quantidade das enzimas do fígado (este efeito só pode ser visto quando um
      exame de sangue é realizado por isso deu alterado. Mas converse com seu médico sobre isto.

      Excluir
  42. Oi meu gama gt glutamil transferase de 66 u/l.meu colesterol 220 mg/dl .meu triglicerides 170 mg/dl..e pode ser cirrose de remedios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não está tão alterado assim, com alimentação adequada e pratica de atividades física vc consegue normalizar. Se tivesse cirrose o gama gt estaria muito mais elevado.

      Excluir
  43. Oi,fiz uns exames essa semana e o meu TGO 149…tgp123…ggt 92…e o triglicérides 346…estou muito preocupada,tomo moduretic de 50…losarLosa de 50, sinvastatina de 40,oscilato de escitalopram e uso o alprazolam,ser s que é por causa dos remédios, também bebo socialmente e não faço exercícios físicos,me ajude e grave?Antes de fazer os exames ingeri bebida alcoólica um dia antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, está um pouco alterado, mas não é muito grave não. Alguns medicamentos como o alprazolam, sinvastatina e escitalopram alteram mesmo as enzimas do fígado. Mas vc deve evitar bebidas alcoólicas, carboidratos, praticar exercícios físicos e controlar a alimentação, o ideal é procurar um nutricionista para adequar uma dieta saudável para vc. Converse com seu médico sobre as medicações, pois ele avaliará o melhor tratamento.

      Excluir
  44. Estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  45. Estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  46. Eu tenho crise de enxaqueca quando como algo ou tempero diferente, embaça a visão e ânsia de vômito . No sábado tive uma crise muito forte e durante a semana não estava muito legal e fiz o gama GT na quinta e deu alterado, pode ser por causa da crise deu 80 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim, mas é bom investigar para ver se o fígado está ok, fale com seu médico, talvez passe exames mais específicos.

      Excluir
  47. Boa tarde! Meu Gama GT apresentou resultado de 83. O colesterol 235. O restante está ok. Tomo Diovan HCT a cerca de 10 anos. Tem algo a ver? O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser genético ou alimentação inadequada. Evite alimentos gordurosos, diminua o consumo de carboidratos, refrigerantes e pratique atividades física que vc consegue controlar o colesterol e o gama gt.

      Excluir
  48. Bom dia. Tomo rosuvastatina meu gama gt está acima de 400 pode ser o medicamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser vários fatores como colesterol elevado, alimentação inadequada rica em gordura e carboidratos, e este medicamento rosuvastatina também pode alterar as enzimas do fígado durante o tratamento das dislipidemias.

      Excluir
  49. Boa tarde! Estou com pedras na vesícula e esses dias com crises,tomei Tramal e no outro dia fiz exames de TGO e TGP um deu 350 o outro 300 e estou com a pele e os olhos amarelos sera por causa das pedras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim, pois acaba afetando as enzimas do fígado. Evite comer alimentos gordurosos, refrigerantes, bebidas alcoólicos e medicamentos anti-inflamatórios.

      Excluir
  50. Boa noite doutor Jeconias, sou trasplatado de rim. Tomo os seguintes remédios para evitar a rejeição do rim, tacolimo 1ml micofenolato de motila 500mg e prednisona 5mg DHL 279U/L GGT 430 U/L e TGO 74 U/L o médico passou a biópsia do fígado não deu nada, fiz também 3 ultrassom do fígado não deu nada e fiz uma tomografia computadorizada também do fígado e deu nada. Os exames tudo normal, não bebo, não fumo e nem como gordura de qualidade nenhuma. Doutor será que é algum medicamento eu estou tomando evitar a rejeição do rim trasplatado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, alguns medicamentos aumentam mesmo as enzimas do fígado, mas não precisa se preocupar pois os exames que vc fez deu normal. Converse com seu médico para melhor avaliação e continue com alimentação saudável.

      Excluir
  51. Boa noite, gostaria de saber se o anticoncepcional adoless aumenta o ggt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito raro, mas os anticoncepcionais pode alteram um pouco as enzimas do fígado.

      Excluir
  52. Olá bom dia !
    Meu exame de TGO 56
    TGP 119
    E O Gama 341g

    Oque pode ser???

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tá alterado, pode ser algumas disfunção no fígado, como gordura. Evite alimentos gordurosos, refrigerantes, bebidas alcoólicas e medicamentos sem prescrição médica. Procure um médico para fazer o diagnostico correto.

      Excluir
  53. Tenho ggt de 1450 , feritina 2300, tgo 72 ,tgp172, colesterol hdl 90, ldl 86, trigliceres 74 Tomo stilnox cr 12.5 com 15 gotas de rivotril e patz sl 5mg. Parei de beber por 2 meses. E só ggt q continua 96. Sem sintomas somente exames de rotina. Tenho 42 anos,fiz ressonância deu 2.9 de ferro no figado,ultrassom não deu nada nem gordura, será que tenho que tomar cuidado com um possível transplante? Obrigado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser por causa da bebida alcoólica que utilizada como os medicamentos que vc usa alterou as enzimas do fígado. A ferritina aumentada pode ser sinal de alguma inflamação. Converse com seu médico para melhor avaliação e continue sem usar bebida alcoólica, pratique atividade física e tenha uma alimentação balanceada.

      Excluir
  54. Luis Signorini Junior8 de agosto de 2018 01:02

    Aguardo resposta....obrigado novamente....

    ResponderExcluir
  55. Boa noite Dr tenho 42anos e fiz exames de rotina e mru Gama GT deu 450 .
    Tomo alenia a mais ou menos 18anos será que é isso? poisnos últimos 3anos emagreci uns 10k e tenho muita câimbra nas pernas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Geralmente este medicamento não influencia nas enzimas do figado, mas pode ser que usado a longo tempo ajudou alterar as enzimas, pois ele é metabolizado pelo fígado. Alimentação rica em gorduras, refrigerantes, bebidas alcoólicas e falta de atividade física são os maiores responsável pelo aumento do gama-gt e gordura nos figado.

      Excluir
  56. Oi.. boa noite.
    Estava fazendo o uso do antibiótico clavulin de 875+125. Fiz o exame meu tpo deu 190 e o tpg 78. Pode alterado por causa da medicação? Estou preocupada é grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ser o antibiótico mesmo, pois a amoxicilina/clavulanato pode alterar as enzimas do figado mesmo. Mas é bom vc ir ao medico para melhor avaliação pois tá bem alterado.

      Excluir
    2. Sim..mas caso nao seja por causa do medicamento,com tratamento eu baixo as taxas desse tpg e tpo?? E reversível?

      Excluir
  57. Ola. Pequei meu exames hj e meu ggt deu 160 U/l e tenho tireoide devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá bem alterado, pode ser algum problema no figado, procure seu médico.

      Excluir
  58. Tenho 32 anos me ggt deu 155
    TGO 48
    TGP 52
    Antes de fazer o exame tomei um antifúngico.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Qual a diferença de Chá branco, Chá verde e Chá preto

A Camellia sinensis é a planta que dá origem aos chás: Chá branco; Chá verde;  Chá preto;   Chá Oolong.  O chá verde é muit...