Irvingia Gabonensis, também conhecida pelo nome popular de “manga africana”, é uma árvore natural da África e do sudeste asiático, conhecida pelo seus efeitos benéficos para a saúde.
Estudos epidemiológicos realizados em populações tribais da África descobriram que os povos de certa região apresentavam baixa incidência de obesidade, diabetes e doenças relacionadas devido ao uso constante de uma pasta feita das sementes da Irvingia com a finalidade de espessar sopas. Esta descoberta levou ao desenvolvimento de um extrato concentrado da Irvingia que reduz medidas pela queima de gordura, controla a dislipidemia, reduzindo o colesterol LDL e triglicerídeos e melhorando os níveis do colesterol HDL, assim como reduz os níveis de glicose no sangue.
Considerando a extensa utilização da Irvingia gabonensis na alimentação dos africanos, os autores encorajam o seu uso com o propósito de controlar a absorção de lipídeos da dieta e o peso corporal.
Benefícios :
- Auxilio nas dietas de emagrecimento
- Tratamento de várias doenças, tal como diabetes ou obesidade.
- Extrato concentrado de Irvingia que reduz medidas pela queima de gordura ao mesmo tempo em que controla os níveis elevados de gorduras
- Reduz o colesterol LDL e triglicerídeos e melhorando os níveis de colesterol HDL,
- Reduz também os níveis de glicose no sangue.
- Tem efeito laxativo
- Promove saciedade
- Aumenta a imunidade
- Elimina a fadiga e acelera o metabolismo.
- Ajuda a combater o envelhecimento das células
Em um estudo realizado tem mostrando que a administração oral da manga africana emagrece e é capaz de reduzir significativamente o peso corporal de indivíduos obesos numa média de 2,91 ± 1,48% em duas semanas. A pesquisa foi composta por 40 sujeitos obesos com idade entre 19 e 55 anos, que consumiram um extrato bruto das sementes de manga africana com um copo de água morna meia hora antes das refeições.
Os indivíduos que administraram a manga africana apresentaram os componentes lipídicos do sangue significativamente reduzidos. A concentração do colesterol total plasmático foi reduzida em 39,21%, do triglicerídeo foi reduzida em 44,90% e do LDL em 45,58%. As taxas de colesterol total/HDL e de glicose sanguínea também foram reduzidas. A manga africana emagrecedora atua como um vantajoso adjuvante no tratamento da obesidade, diabetes e ainda doenças relacionadas.
A manga africana emagrece e proporciona a facilidade para emagrecer de forma saudável dando sensação de saciedade, queimando gordura principalmente na região abdominal, auxiliando na redução da compulsão alimentar e estimulando o funcionamento intestinal.
A manga africana ajuda a manter o peso corporal saudável devido a três fatores:
1. Atua diminuindo níveis de leptina, hormônio importante no controle do peso, porque promove a quebra de gordura;
2. Aumenta a adiponectina (hormônio essencial que ajuda a diminuir a resistência à insulina, bem como a saúde cardiovascular). Estudos mostraram que indivíduos que fazem uso de manga africana têm um aumento considerável dos níveis de adiponectina.
3. Dieta: Reduz a absorção de carboidratos. Para que os carboidratos sejam totalmente absorvidos, devem ser discriminados no trato digestivo pela enzima amilase. A manga inibe a amilase e, portanto, reduz a quantidade de amido que será absorvido.
Fonte : Chá Mais. Anutricionista