segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Couve-flor - Alimento Antioxidante que reduz o risco de Câncer


A couve-flor é uma hortaliça do tipo inflorescência, originária da região do Mediterrâneo pertence à espécie Brassica oleracea, assim como o repolho, os brócolos, o romanesco, tem textura delicada e tenra, exige cuidado e atenção na sua preparação

A Couve-flor está entre os 20 melhores alimentos da lista do índice ANDI (Índice Agregado de Densidade Nutriente) que mostra a densidade de nutrientes de um alimento dentro de uma escala de 1 a 1.000 com base em quantos nutrientes contém por grama.


Principais Benefícios da Couve-flor para Saúde



1-Couve-flor contra câncer

A Couve-flor contém antioxidantes que ajudam a prevenir mutações celulares e reduzem o estresse oxidativo dos radicais livres. Os vegetais crucíferos, como repolhos, brócolis e couve-flor, têm demonstrado reduzir o risco de câncer de mama e sistemas reprodutivos em homens e mulheres . Vários estudos descobriram que o sulforafano, um composto desse tipo de vegetais, é responsável por esse poder benéfico para combater o câncer.

2-Couve-flor para digestão

A couve-flor tem um alto teor de fibra e água , o que ajuda a evitar constipação e mantém nosso sistema digestivo saudável e, portanto, reduz o risco de câncer de cólon. E é que qualquer fibra natural promove a regularidade, o que é muito importante para excretar toxinas todos os dias através da bile e fezes. De acordo com o Departamento de Medicina Interna e Nutricional do Programa de Ciências da Universidade de Kentucky (EUA), o alto consumo de fibras está associado a um menor risco de desenvolver doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, hipertensão, diabetes ou obesidade.

3-Couve-flor para memória

Outra das qualidades da couve-flor é ser uma fonte de colina , um nutriente essencial solúvel em água que nos ajuda no movimento muscular, no sono, na aprendizagem e na memória. A colina também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, a transmissão de impulsos nervosos e a absorção de gordura corporal.

4-Couve-flor para os ossos


Vários estudos descobriram que o consumo adequado de vitamina K presente na couve-flor melhora a saúde dos ossos , reduzindo o risco de fratura óssea e osteoporose. Isso acontece porque os componentes essenciais da couve-flor melhoram a absorção de cálcio e reduzem a excreção urinária deste mediador intracelular.

5-Benefícios gerais da couve-flor


Consumir frutas e vegetais de todos os tipos tem sido associado a um menor risco de muitas condições adversas de saúde. Muitos estudos sugerem que o aumento do consumo de alimentos vegetais, como a couve-flor, diminui o risco de obesidade, diabetes, doença cardíaca e mortalidade geral ; Também promove um tez saudável, um aumento de energia e ajuda a controlar o peso.


Receita de couve-flor gratinada low carb


Ingredientes:

- 1 couve-flor média;
- sal a gosto;
- 2 colheres de sopa de requeijão light cremoso;
- 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
- salsa picada a gosto.

Modo de preparo:

- Aqueça o forno a 200ºC. 


- Lave a couve-flor e deixe de molho em água com vinagre por 10 minutos. 

- Lave novamente e cozinhe em uma panela com água e sal até ficar macia. 

- Escorra e espere esfriar. Em uma assadeira coloque a couve-flor, espalhe o requeijão cremoso, salpique o queijo parmesão ralado e leve ao forno até gratinar, por cerca de 15 minutos. 

- Retire do forno, salpique a salsa e sirva.

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