Comer em horários irregulares influencia no ganho de peso



Coma menos, se exercite mais; novas evidências agora apoiam o antigo mantra de quem quer emagrecer: alimente-se no horário certo

Estudo da Universidade Northwestern publicado na edição de setembro da revista Obesity revelou o que já se suspeitava há muito tempo: comer em horários irregulares, como tarde da noite, quando o corpo já quer descansar, influencia o ganho de peso. A pesquisa é a primeira a estabelecer uma relação entre o horário da refeição e o aumento de peso.

“Como ou por que uma pessoa engorda é complicado, mas está claro que não depende apenas de quantas calorias se ingere e quantas se gasta”, disse Fred Turek, professor de neurobiologia e fisiologia do Centro para o Sono, da Universidade. Segundo ele, agora está claro que a regulação de energia pelos ritmos circadianos do corpo tem um importante papel. 

“Um horário mais adequado para as refeições, que boa parte das vezes requer uma mudança de hábitos e comportamento, é um elemento crítico que determina a maior ou menor velocidade com que uma pessoa se torna obesa”.

De acordo com os pesquisadores, ratos que comem uma dieta rica em gordura durante o horário no qual deveriam estar dormindo ganharam 48% mais peso que animais que se alimentaram da mesma quantidade de comida, mas em um momento do dia correspondente ao período de atividade. O relógio biológico, também chamado de ritmo circadiano, governa os ciclos diários de alimentação, atividade e sono, respeitando os períodos de luz e ausência de luz (dia e noite).

Estudos recentes já haviam demonstrado que o relógio biológico também regula o uso de energia, sugerindo que o horário em que nos alimentamos também influencia o equilíbrio entre o número de calorias gastas e consumidas.

Com Informação de : Fernando Fischer / texto: Vanessa de Sá

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais