Quais exames devemos fazer todo ano?



É sempre aconselhável que homens e mulheres com mais de 35 anos, certifiquem-se do seu estado de saúde. Para quem quer saber o que está acontecendo com o seu organismo, um curso bastante seguro é o check-up: uma bateria de exames ministrada por médicos especializados, através de equipamentos sofisticados e precisos que dão um diagnóstico detalhado acerca do funcionamento das funções do corpo.

Em nosso país, os check-ups não têm muita tradição. Tanto assim que são realizados, na maioria das vezes, por exigência de grandes empresas que vêem a saúde de seus funcionários como investimento.

Por outro lado o brasileiro só vai ao médico quando está seriamente doente. Nestes casos, o resultado do check-up pode surpreender e mostrar diagnósticos de doenças em estágios avançados. além disso, existem pessoas que enxergam o check-up como uma salvação definitiva de todos o males, alertando que isto é uma inverdade.

O aconselhável é mantermos uma periodicidade anual, porém em alguns casos, este tempo pode e deve ser menor, como em indivíduos portadores de hipertensão, colesterol alterado, diabetes, etc., evitando que algumas destas doenças se tornem graves.

Exames

O check-up é constituído por:

- Exame clínico geral;
- Hemograma;
- Creatinina;
- Glicemia;
- Colesterol total e fração;
- Triglicérides;
- Ácido úrico;
- Urina rotina;
- Exames de fezes (parasitológico);
- Eletrocardiograma;
- Ergométrico;
- Raios-X do tórax.

De posse dos resultados o médico tem condições de determinar qual o tipo de conduta para o caso, como por exemplo, o aconselhamento de mudança dos hábitos de vida, recomendações com relação aos problemas do tabagismo, uso e medicamentos, outros exames complementares, etc.


Através do check-up, pode-se detectar ainda, doenças graves como, por exemplo, o câncer de pulmão ainda em estágios iniciais, o que permite a cura.

O check-up é uma das pontas da medicina preventiva que corresponde à união de dados da história clínica, exames laboratoriais e ergométricos – vinculados a uma análise de história pessoal do paciente em o objetivo de detectar doenças incipientes ou iniciais.

Leia mais