Plantago ovata pertence à família de Splantaginaceae.
As sementes da planta Plantago ovata incham com a água, ou seja crescem no intestino garantindo maior sensação de saciedade. A fibra estimula os movimentos intestinais e deve ser consumido com água.
As sementes têm mucilagem que forma uma camada que facilita o trânsito intestinal. Plantago ovata é um ingrediente usado em laxante suave.
Em que casos é utilizada :
- Em casos de constipação , que exigem um laxante suave como: gravidez, pacientes idosos, pessoas com hemorroidas inflamadas ou que tenham sido submetidos a uma operação.
- Para evitar a constipação, evitar esforço durante defecação, os pacientes com fissura anal.
- Na diarréia de origem funcional e como uma medida adicional nos casos de doença de Crohn.
Se for necessário aumentar o consumo diários de fibra, e em situações de síndrome do intestino irritável, diverticulose, em dietas hipercolesterolemia e dietas para perder peso.
O mercado oferece Plantago ovata de maneiras diferentes.
- Envelopes (tomado por via oral pode afetar a ação de outros medicamentos, informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar outros medicamentos como sais de lítio, anticoagulantes orais, digoxina, tetraciclina ciprofloxacino, insulina.
- Em pó ou em grânulos
A dose recomendada deve ser definida pelo seu médico. A dose não é sempre a mesma para todas as pessoas. Consulte o seu médico ou farmacêutico sobre a sua dosagem.
Se você está tomando Plantago ovata é aconselhável beber muita água, pelo menos 2 litros ao longo do dia.
Não dar às crianças com idade abaixo dos 6 anos a menos que recomendado por seu médico.
Em pacientes idosos o uso de Plantago Ovata deve ser administrada com cautela. Há relatos de efeitos adversos, incluindo uma perda significativa de potássio.
Não usar Plantago ovata :
- Se você tiver obstrução intestinal.
- Em caso de alergia ao medicamento ou aos seus componentes
- Se houver sangramento, sintomas de apendicite ou cólon lento.
Fonte: www.cun.es