Azeite de Oliva elimina Proteínas Tóxicas que Causam o Alzheimer



O Alzheimer a cada ano tem aumentado e embora a causa ainda não tenha sido desvendada, já se conhece alguns mecanismos por trás da destruição progressiva dos neurônios.

Uma das opções para frear o Alzheimer é encontrar substâncias capazes de proteger o cérebro da doença neurodegenerativa. Emaranhados neurofibrilares, provocados pela deformação da proteína tau no interior celular, seriam responsáveis pelos danos específicos da memória

De acordo com estudos, pesquisadores descobriram que o azeite de oliva extravirgem pode ser um aliado na guerra contra a enfermidade. Na Universidade de Temple (EUA), testes feito com ratos, mostrou que o consumo do óleo em sua forma mais pura não só melhora a integridade da memória e das habilidades cognitivas, como diminui as placas e os emaranhados que se formam no cérebro dos pacientes.


Azeite elimina Proteínas Tóxicas que causam o Alzheimer


O azeite de oliva extravirgem ativa a autofagia, que é responsável pela digestão e a eliminação de proteínas tóxicas, como a beta-amiloide e a tau, deste modo as células nervosas podem se comunicar melhor umas com as outras, e o cérebro tem menos acúmulo de placas amiloides e de emaranhados tau.

De acordo com testes realizados em ratos, consumindo Azeite Extravirgem, as sinapses (a comunicação entre os neurônios) continuam íntegras, significando um funcionamento preservado das funções cerebrais, o mecanismo de autofagia permanece mais ativado: ou seja, as células conseguiam varrer as placas beta-amiloide e as proteínas tau danificadas.


Benefícios do Azeite de Oliva


O azeite de oliva é considerado um alimento funcional devido à presença de ácidos graxos monoinsaturados, especialmente ômega 9 e ômega 3, além da vitamina E e compostos fenólicos.

Estes nutrientes e fitoquímicos estão envolvidos no combate aos radicais livres, substâncias que danificam as estruturas celulares, com grande atividade no cérebro de pacientes com Alzheimer.

Os componentes do azeite auxiliam na manutenção da fluidez da membrana celular e diminuição da peroxidação lipídica, o que é essencial para a manutenção das estruturas celulares e, por consequência, ao seu bom funcionamento.

Para aproveitar os benefícios do Azeite, a melhor formar é ingerir in natura uma colher de sopa de azeite extravirgem ao dia e combinar com exercícios físicos, esta prática é uma terapêutica segura e viável contra a demência e a doença de Alzheimer.


Outra dica é substituir o óleo de soja que é usado no preparo dos alimentos por Azeite extravirgem, até mesmo para frituras é melhor usar o azeite do que o óleo de soja. Veja neste texto a explicação: Frituras feita no Azeite faz bem a Saúde

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais