Benefícios do Chá verde - Emagrecedor


Diz a sabedoria popular que o chá verde ajuda a emagrecer. Mas será que isso é verdade?

Sim, de acordo com uma pesquisa da USP, o chá ajuda perder peso e gordura corporal. Isso acontece pois o chá verde é rico em polifenóis, oxidantes que estimulam o organismo a ter maior gasto calórico. Cada 10g de chá contém 160 mg dos polifenóis.

O estudo comparou os efeitos do chá em mulheres com sobrepeso ou obesidade grau I, divididas em quatro grupos, durante dois meses.

As mulheres do grupo 1 tomaram chá verde (utilizando 20g da erva por dia; cerca de 10 colheres de chá), enquanto as mulheres do grupo 2 tomaram placebo, (placebo é utilizado apenas para induzir a crença de que a pessoa está sendo medicada). Neste caso, o placebo usado foi um tipo de chá diferente do chá verde consumido pelas outras voluntárias. As mulheres do grupo 3 tomaram a mesma quantidade de chá e praticaram exercícios físicos, enquanto as mulheres do grupo 4 tomaram placebo e também praticaram exercícios.

Os resultados da pesquisa mostram que o grupo 1 foi o que mais apresentou perda de peso: em média, 5,7 kg em dois meses.

O grupo 3, da combinação de chá com exercício, também teve ótimas melhoras na saúde, como maior perda de gordura, maior ganho de massa muscular, maior aumento da força muscular e redução dos níveis de triglicérides.

O grupo 2 não teve perda de peso (apenas aumento da massa gorda corporal) e o grupo 4 teve reações parecidas com as do grupo 3, porém em um nível inferior.

Com isso, ficou demonstrado que o chá, combinado com atividade física regular, auxilia o organismo a:

- Ganhar massa magra

- Reduzir massa gorda

- Aumentar a massa muscular e utilizar a gordura corporal como fonte de energia

- Reduzir os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer

- Melhora as funções fisiológicas, tem um efeito anti-hipertensivo, proteção ultravioleta, e aumenta a densidade mineral óssea

O chá verde não é recomendado para quem tem insônia, porque contém cafeína, o que faz com que as pessoas fiquem mais ativas e com dificuldades para dormir.

Fonte:Mulher.yahoo

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais