As micoses são causadas por três gêneros diferentes de fungos:
- Trichophyton
- Microsporun
- Epidermophyton
Esses microrganismo são abundantes no ambiente, eles aproveitam as condições ideais para seu desenvolvimento, como a umidade e o calor que ajudam o fungo a encontrar queratina macia e água suficiente para crescer rapidamente.
Pessoas com diabetes, imunidade baixa, estresse, depressão e uso de alguns medicamentos tem maior suscetibilidade, favorecendo a Tinha, Pitiríase Versicolor e Onicomicose.
Evitar micose é muito simples, de modo geral deve impedir a proliferação dos fungos que gostam de calor e umidade, assim é preciso manter cuidados especiais com a pele, unhas e cabelos que são ricos em queratina e os fungos alimentam dela.
Principais Sintomas de Micoses:
- Couro Cabeludo : Apresenta uma placa de cabelos picotados
- Barba: Aspecto inflamatório ou apresentar lesão com bordas delimitadas.
- Corpo: Aparência bem característica, com crescimento de bordas e microvesículas.
- Mãos : Descamação difusa ou com pequenas bolhas.
- Pés: Surge no meio dos dedos com fissuras e é conhecida como frieira ou pé-de-atleta.
- Crural: Localizada entre as coxas, pode alastrar para a área genital.
- Unha: Onicomicose, infecção que ocorre nas unhas dos pés e nas mãos. Ocorre espessamento da unha, mudança de coloração, se torna quebradiça e se descola da pele.
- Pitiríase versicolor (Micose de praia) - Pequenas manchas na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto, devido a sudorese excessiva, pele seborréica ou predisposição genética.
Cuidados para Prevenção:
- Tenha bons cuidados higiênicos
- Use roupas e meias de algodão
- Mantenha os ambientes limpos e secos
- Não use roupas e calçados apertados
- Seque bem a pele apos o banho atenção especial em regiões de dobras como virilha, entre os dedos e embaixo das mamas
- Evite utilização excessiva de sabonetes ou procedimentos agressivos a pele e que alteram as condições normais, isso pode diminuir as defesas naturais, facilitando a infecção por fungos.
Os princípios ativos mais eficazes são:
- Nitrato de miconazol que tem atividade fúngica agindo no prurido e odor desagradável provocado pelas micoses superficiais. Tratamento de pé de atleta e Candidíase Cutânea.
- Clotrimazol usado no tratamento das micoses da pele, Pitiríase versicolor, Tineas, Eritrasma.
- Cloridrato de Terbinafina, antimicótico ideal para tratamento de pé de atleta, micose inguinal, micose do corpo, candidíase cutânea e Pitiríase versicolor.
- Cetaconazol indicado para micoses superficiais. infecções por dermatófitos e leveduras, o creme tem ação exclusivamente local
- Tioconazol, tratamento de infecções cutâneas causadas por fungos e bactérias suscetíveis.
Para correto tratamento é preciso descobrir o tipo de fungo, sendo fundamental a prescrição médica. Sempre que houver suspeita de micose, procure o médico para diagnosticá-la e tratá-la.
Fonte: Informativo Neo Quimica