Risco do Uso De Imosec em Diarreia de Origem Infecciosa

Resultado de imagem para diarreia

O Imosec (cloridrato de loperamida) é um medicamento muito usado atualmente sendo destinado ao tratamento de sintomas como: 

  • Diarreia aguda sem causa específica, sem caráter infeccioso
  • Diarreias crônicas espoliativas, associadas às doenças inflamatórias como Doença de Crohn 
  • Retocolite ulcerativa
  • Ileostomias e colostomias, que são cirurgias realizadas em partes do intestino denominadas íleo e cólon, respectivamente, com excessiva perda de água e eletrólitos. 
O que muitos não sabe é que este medicamento é contra indicado em casos em que a diarreia é de origem infecciosa, por prender o intestino a infecção poderá ficar retida e evoluir para um caso mais grave, as toxinas presente em caso de infecção deve ser eliminada e com o uso do Ioperamida ficará presa no intestino, por isso deve tomar cuidado com o uso indiscriminado.

O cloridrato de loperamida não deve ser usado em crianças, não deve ser usado nos casos de diarreia em que as fezes contenham sangue ou pus ou sejam acompanhadas de febre. 

Também não deve ser utilizado se você tiver inflamação no intestino delgado, sem uma indicação específica do seu médico.



Modo de Ação

Na diarreia, o Imosec faz com que as fezes fiquem mais sólidas e diminui a frequência de evacuações. Tem seu início de ação desde a primeira tomada, ocorrendo uma redução gradual da diarreia. Estudos clínicos têm demonstrado que o início da ação da loperamida no controle da diarreia aguda ocorre dentro das primeiras 1 a 2 horas seguidas da primeira dose. 

Este medicamento trata os sintomas da diarreia, mas não trata a sua causa. A causa da diarreia sempre que possível deve ser tratada. Quando você está com diarreia, há uma grande perda de líquidos através das fezes, que devem ser repostos através da ingestão de mais líquidos do que você normalmente toma .

Caso a diarreia aguda inesperada (diarreia que aparece repentinamente) não melhore dentro de um período de 48 horas, ou se houver o aparecimento de febre, deve parar o uso o medicamento.

Medicamentos que Interagem com Imosec: 
  • Ritonavir (usado no tratamento de HIV)
  • Quinidina (usado no tratamento de arritmias do coração)
  • Desmopressina via oral (usada no tratamento de micção excessiva)
  • Itraconazol ou cetoconazol (usado no tratamento de infecções fúngicas)
  • Genfibrozila (usada para baixar os níveis de colesterol)
 É esperado que os medicamentos com propriedades farmacológicas semelhantes possam potencializar o efeito da loperamida e aqueles medicamentos que aceleram o trânsito intestinal possam diminuir seu efeito. 

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais