Medicamentos que não devem ser tomado no mesmo horário - Veja o que pode causar


O índice de intoxicação por medicamentos no Brasil é muito alto, e uma das principais causas é a associação de um medicamento a outro no mesmo horário. Ingerindo alguns medicamentos no mesmo momento pode ocorrer interação medicamentosa, ou seja, um medicamento pode aumentar o efeito do outro causando intoxicação.

De acordo com pesquisas atuais as principais intoxicações medicamentosas são causadas por:

1º. Lugar = analgésicos/ antitérmicos/ antiinflamatórios
2º. Lugar = antidepressivos e estimulantes
3º. Lugar = cardiovasculares

Veja neste post as principais associações de medicamentos que nunca devem ser feitas no mesmo horário.

Antiinflamatórios AINE (diclofenaco, cetoprofeno, nimesulida, AAS) e Analgésicos

Quando ingeridos no mesmo instante pode resultar em insuficiência renal aguda e falência renal crônica. Fazendo uso de AINE é ideal esperar no mínimo 4 horas para tomar algum analgésico.

AAS e Antiinflamatórios AINE

O Ácido acetilsalicílico inibe a agregação plaquetária e se ingeridos com AINE no mesmo dia pode ocasionar hemorragias, sobretudo as digestivas, gastrite erosiva e úlcera hemorrágica.

Losartan e Antiinflamatórios (diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, meloxicam)

A associação de anti-hipertensivos com antiinflamatórios pode diminuir o efeito anti-hipertensivo do losartan e sobrecarregar os rins. Se for necessário o uso de antiinflamatório o ideal é esperar no mínimo 6 horas para ingerir.

Metformina e Diuréticos (furosemida)

O uso de metformina associado à furosemida pode aumentar o risco de acidose lática devido ao seu potencial para diminuir a função renal. A interação destes dois medicamentos pode levar ao coma.

Metformina e Inibidores da ECA (captopril, enalapril, losartan)

As associações destes medicamentos podem provocar uma redução nos níveis de glicose no sangue. Desta forma, o ajuste da dose de metformina poderá ser necessário durante e após a adição ou interrupção destes medicamentos.

Diuréticos (hidroclorotiazida, furosemida) e Antiinflamatórios (diclofenaco, nimesulida, meloxican)

Tomar estes medicamentos no mesmo horário pode ocasionar desidratação, o ideal é que após o uso de diuréticos aguardar no mínimo 6 horas para usar algum tipo de antiinflamatório.

Imosec e Antifúngicos (cetoconazol)

Se você estiver fazendo tratamento para micose, evite associar os antifúngicos com o imosec, pois a ação deste medicamento (imosec) pode ser potencializada.

Levotiroxina (puran) e Varfarina

O uso associado deve ser evitado, pois a levotiroxina aumenta o efeito dos anticoagulantes orais.

Levotiroxina (puran) e Carbonato de Cálcio

O carbonato de cálcio reduz a absorção de levotiroxina no trato gastrintestinal, deste modo o efeito no controle hormonal é diminuído. É necessário esperar no mínimo 6 horas, mas o ideal é não usar o carbonato de cálcio.

Ibuprofeno

O ibuprofeno interage com bastante medicamento, portanto ao fazer o uso deste, é necessário aguardar no mínimo 6 horas para tomar medicamentos da lista a seguir:

- O uso do ibuprofeno concomitante com medicamentos à base de furosemida e tiazídicos diminuem o efeito diurético dessas drogas.

- Durante a terapia com o ibuprofeno, deve-se evitar a administração de
hormônios tireoidianos (LEVOTIROXINA).

- O ibuprofeno pode aumentar o efeito dos anticoagulantes orais

AINEs com os seguintes medicamentos deve ser evitado

Especialmente nos casos de administração crônica, estes medicamentos não devem ser tomados no mesmo horário:

- ácido acetilsalicílico
- colchicina
- iodetos
- corticosteróides
- inibidores da ECA (losartan, captoril, enalapril)
- agentes anticoagulantes ou trombolíticos (varfarina)
- inibidores de agregação plaquetária (AAS, Clopidogrel)
- digoxina
-metotrexato(Tecnomet)

Nimesulida e Antibióticos

Associar nimesulida com antibióticos como o ciprofloxacino, norfloxacino, levofloxacino, podem produzir estimulação do sistema nervoso central e aumentar risco de convulsão em pacientes epiléticos.

Omeprazol, Lanzoprazol e Antidepressivos (inibidor seletivo da recaptação de serotonina)

O uso de omeprazol juntamente de antidepressivos como o escitalopram pode ocasionar no aumento de seu efeito antidepressivo, portanto o uso deve ser feito com cautela e aguardar no mínimo 3 horas após o uso do omeprazol para tomar o antidepressivo.

Clonazepam (Rivotril)

Muitos medicamentos não devem ser associados ao clonazepam, pois podem potencializar seu efeito ocasionando toxicidade. Dentre os medicamentos estão:

- Bebidas alcoólicas e anti-histamínicos (dexclorfeniramina, hidroxizine), estes medicamentos provoca depressão do sistema nervoso, portanto não é ideal associar ao clonazepam.

- A carbamazepina tem efeito inibidor do sistema nervoso central, deste modo a associar ao clonazepam aumentará o efeito sedativo.

Paroxetina e Antiácidos (sal de fruta¸estomazil,gastrol)

O uso de antiácidos associado a paroxetina não diminuirá o seu efeito, pois antiácidos não atrapalham a absorção da paroxetina.

Antialérgico anti-histamínico – Histamin

- O histamin (maleato de dexclorfeniramina) aumenta os efeitos sedativos dos depressores do SNC (clonazepam, alprazolam, bromazepam), portanto devem ser evitadas as associações.

 - Outros medicamentos que não devem ser associados com  histamin são fenobarbital, codeína, tramadol e acido valproico. O uso no mesmo horário aumentará o efeito sedativo portanto é necessário esperar no mínimo 8 horas após a ingestão de histamin para usar estes outros medicamentos.


Sinvastatina

O uso de sinvastatina requer bastante precaução, associar a alguns medicamentos pode causar bastante dano à saúde. Veja os principais:

Medicamentos que aumenta o risco de problemas musculares (dores) quando associado à sinvastatina:

- itraconazol
- cetoconazol
- genfibrozila
- eritromicina
- claritromicina
- diltiazen
- amiodarona
- anlodipino

Fluoxetina

A fluoxetina, medicamento usado no tratamento de depressão não deve ser associado a alguns medicamentos, veja os principais:

- Medicamentos como diazepam, alprazolam, lítio, carbamazepina e imipramina quando associados à fluoxetina tem seus níveis sanguíneos aumentados e isto aumenta sua toxicidade.

- Antiinflamatórios (AINE, AAS, diclofenaco) e varfarina quando associado à fluoxetina pode causar aumento de sangramento gastrointestinal.

Amoxicilina

A amoxicilina não de ser associado a alguns medicamentos entre eles o alopurinol e anticoncepcionais.

- Não é recomendado tomar  contraceptivos orais combinados e antibióticos, pois os antibióticos podem afetar a flora intestinal, levando a uma menor reabsorção de estrógenos, e reduzir sua eficácia.

- A administração concomitante de alopurinol durante o tratamento com amoxicilina pode aumentar a probabilidade de reações alérgicas de pele.

Azitromicina

Outro antibiótico que possui restrições quanto à associação é a azitromicina, veja os principais medicamentos que não devem ser associados durante o tratamento:

- Estatinas (sinvastatina, atorvastatina) associadas à azitromicina pode causar lesão muscular. Portanto ao sentir qualquer sintoma como fraqueza e dor muscular o tratamento deve ser avaliado.

Dramin (dimenidrinato)

O dimenidrinato é muito usado em casos de náuseas e vômitos, portanto deve ter precaução ao tomar com outro medicamento entre eles os tranquilizantes, antidepressivos e sedativos.
Associar o dramin com estes fármacos pode ocorrer potencialização deles no sistema nervoso central.

Não pode associar com bebidas alcoólicas, pois o dimenidrinato pode potencializar os efeitos neurológicos do álcool.

Consulte o Farmacêutico

Como vimos à lista é grande, neste post temos apenas alguns exemplos de associações que não deve ser feita, por isso antes de fazer uso de algum medicamento, mesmo àqueles que não precisam de prescrição médica, fale com o farmacêutico, ele está apto para te orientar e assim evitar intoxicação medicamentosa desnecessária.

Leia aqui: Sintomas e tratamento da Estafa

                - Medicamentos que Idosos devem evitar Usar

                - Uso de antigripais é arriscado?

                - Outros Medicamentos que é arriscado a combinação


127 comentários:

  1. boa noite eu tenho glaucoma e tomo tramadol pra dores muscular que tipo de anti-enflamatório posso tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, os anti-inflamatórios só deve ser usado com prescrição médica, converse com seu médico a respeito disso. O ibuprofeno em dosagem até 400mg pode ter menos efeito colateral.

      Excluir
  2. eu tenho glaucoma que tipo de anti-enflamtório posso tomar

    ResponderExcluir
  3. Tomo fluoxetina e estou com uma alergia no corpo sera que posso tomar um antialérgico? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evite anti-histamínico como o maleato de dexclorfeniramina(histamin, polaramine). Prefira a Loratadina, que tem pouca interação medicamentosa e não vai te deixar com sonolência e corpo ruim.

      Excluir
  4. Gostaria de saber urgente se posso tomar os que já tomo sertralina 50mg de manha ranitidina 150mg pilula yaz e alprazolam a noite 1 mg com buscopam nos dias que tenho dor mal estar pois tenho sii e ou também com dramin se precisar muito ?ou já seria perigoso ?a médica psiquiatra disse que pode com buscopam ou dramin mas que sopa mais o último .farmacêutico desaconselha pois cai a pressão e aí o que faço quando tenho diarreia mal estar enjoo o que me ocorre algumas vezes no mes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for usar o buscopam dar um intervalo de pelo menos 2 horas dos outros medicamentos, o dramim é melhor vc evitar a noite pois pode interagir com o alprazolam.. Quando estiver com diarreia é melhor usar o repositor da flora intestinal e soro hidratante.

      Excluir
  5. Tenho aguentado na marra os sintomas de sou algumas vezes ao mês com medo de misturar esses com buscopam e dramin antes me aliviava muito mais simeticona e floral agora só confio no simeticona e floral fora isso não adiciono mais nenhum mas eh difícil aguentar uma dor mais forte

    ResponderExcluir
  6. Tomo escitalopram e alprazolam posso tomar qual anti-inflamatório?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. O uso concomitante de escitalopram com drogas anti-inflamatórias não-esteroidais (AINEs) pode aumentar a tendência a
    sangramentos. Deste modo é melhor evitar,use só se for prescrito pelo médico mesmo.

    ResponderExcluir
  8. A minha esposa a poeira e pelos de animal, porem temos gatos e resgatamos outro q estava com fungo. O nosso médico pediu para tomar prednisona. E fomos no dermatologista q indicou cetoconazal..pode se tomar juntos? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Evite tomar a prednisona no mesmo horário que o cetoconazol, o cetoconazol aumenta a concentrações plasmáticas de vários medicamentos. Não é bom tomar prednisona por mais de 5 dias, pois os corticoides causam bastante efeito colateral. O ideal seria tomar o prednisona primeiro.

      Excluir
  9. Boa noite tomo escitalopram 10 mg posso tomar diazepam 5mg para dormi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O escitalopram é usado pela manhã e o diazepam a noite, mas precisa de prescrição médica.

      Excluir
  10. Estou com meu GAMA- GT em 60. Estou preocupada, Pois tomo vários medicamentos como: losartana associada com hidro; bupropiona 150 e eutirox 88. Esses medicamentos pode ser causadores do aumento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns medicamentos alteram mesmo o gama-gt, mas não está tão alterado assim, fale com seu médico sobre isto, talvez precise de mais exames para saber como o fígado está.

      Excluir
  11. Olá boa noite... Posso tomar o prednisona a noite junto com alprazolam ?

    ResponderExcluir
  12. Olá... Posso tomar o predinisona junto com o alprazolam a noite ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a prednisona é melhor tomar pela manhã. E só com indicação médica pois o efeito colateral de corticoides é alto.

      Excluir
  13. Olá. Boa noite.
    Faço uso de fluoxetina, posso tomar histamim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não é bom tomar estes dois medicamentos pois poderá haver aumento do efeito sedativo da dexclorfeniramina(histamim).

      Excluir
  14. Olá . Tomo fluoxetina e Ablok. Posso tomar azitromicina ou nimesulida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de indicação médica pode sim, mas deve dar intervalo de pelo menos 2 horas destes medicamentos. A azitromicina deve ser usada 1 hora antes das refeições ou 2 horas após.

      Excluir
  15. Olá, tomo Fluoxetina para ansiedade, ultimamente tenho dado crise alérgica, me dou super bem com histamin, posso tomar os dois no mesmo dia? Sendo em horários bem diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser em horário bem distante, pois a fluoxetina pode aumentar o efeito sedativo do histamin.

      Excluir
  16. Estou tomando nimesulida posso tomar o prednisona 20mlg

    ResponderExcluir
  17. Estou tomando nimesulida posso tomar o prednisona 20mlg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for prescrito por médico, pode sim, em alguns casos de inflamação e alergia pode ser necessário acrescentar um corticoide para melhorar mais rápido.

      Excluir
  18. Tomei um omega 3 8 e pouca posso tomar o alprazolam agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor dá um intervalo de pelo menos 2 horas para não interagir.

      Excluir
  19. Meu filho tem 5 anos e tem dermatite atópica,o neuro receitou oxalato de escitalopram para reduzir a ansiedade,ele toma hidroxizina para dermatite,posso associar com o escitalopram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a hidroxizina pode potencializar o efeito do escitalopram, portanto é melhor não tomar no mesmo horário, é melhor dar um intervalo de pelo menos 6 horas.

      Excluir
  20. Rivotril posso tomar com diclofenaco

    ResponderExcluir
  21. Posso tomar fluoxetina ,biotina e stetic hair estou com muita queda de cabelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a fluoxetina pode ser usada pela manhã com prescrição médica, os suplementos vitamínicos vc pode usar na hora da refeição.

      Excluir
  22. Posso tomar livepax com com Viagra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem interação, mas não é bom tomar no mesmo horário. É melhor dar um intervalo de pelo menos 12 horas após a ingestão do levofloxacino.

      Excluir
  23. Ola, boa noite, parabéns pelo artigo postado, excelente, pois depois de tantas pesquisas pela net, achei o seu, que é bem esclarecedor. Com tudo andei olhando também algumas duvidas dos amigos acima, e não encontrei alguém que tenha a mesma duvida que a minha, sei que vc falou sobre um dos medicamentos que tenho duvida. Mas vamos lá. Sou diabético tipo 2, e faço uso de metformina 3 vezes ao dia, duas de 500 e uma de 850 mg, bem dos efeitos colateiras o pior é a diarreia, ai pergunto lê pergunto, posso tomar o imosec para amenizar estas diarreias indesejáveis ???? Desde já muito grato pelo post, pela matéria, e se possível uma resposta :) Ótima noite Jeconias Ferreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, melhor evitar, pois o imosec pode potencializar o efeito da metformina, existe o glifage xr(efeito prolongado) que causa menos efeito colateral como a diarreia, converse com seu médico.

      Excluir
  24. Eu posso associar via oral Cetoconazol com Prednisona? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o cetoconazol potencializa o efeito da prednisona (aumenta suas concentrações plasmáticas), então melhor evitar o uso associado. Se for necessário o uso associado deve diminuir a dosagem da prednisona.

      Excluir
  25. Bom dia...eu tomo metformina,posso tomar amoxilina junto ou no mesmo dia? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode sim, desde que não seja no mesmo horário.É bom dar um intervalo de pelo menos 2 horas.

      Excluir
  26. Posso tomar sertralina e dramim com intervalo de algumas horas?

    ResponderExcluir
  27. Posso tomar fluxicetina amoxicilina e predinisona no mesmo horário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor dar um intervalo de pelo menos 2 horas de um medicamento para o outro.

      Excluir
  28. Eu tomo amitriptilina a 20/anos, e rivotril a 1 ano, posso tomar óleo de prímula?

    ResponderExcluir
  29. Faço tratamento com elprazolan posso tomar levofloxacino hemi hidratada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom dar um intervalo de pelo menos 2 horas de um medicamento para outro.

      Excluir
  30. Oi bom dia Minha mãe toma losartana e toma fluxetina passaram pra ela nimesulina pois ela está com dor e dor e coluna. Como posso esta dando esses remédios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom vc dar um intervalo de pelo menos 2 horas de um medicamento para o outro.

      Excluir
  31. Bom dia... faço uso de sinvastantina e omega 3 em horario diferentes .. posso usar amoxlina tmb ??

    ResponderExcluir
  32. Ola, estou tomando alektra e predsona 1 vez ao dia para rinite, hoje de madrugada estava muito ansioso e tomei um rivotril 0,25 mg tem alguma problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, estes medicamentos não interagem com o clonazepam, mas é bom não tomar no mesmo horário.

      Excluir
  33. Olá boa noite tomo clonazepam noite e velaxaxin pela manhã posso tomar metformina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas tem que tomar a metformina na hora das refeiçoes, de acordo com a prescrição medica.

      Excluir
  34. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  37. Tomo o oxalato escitalopram posso tomar o levofloxacino para infecção urinária, junto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mesmo horário não. É bom dar um intervalo de pelo menos 2 horas.

      Excluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Eu vi que Paroxetina e Ninesulida juntos aumenta o risco de sangramento, mas sangramento de que? E qual o intervalo ideal entre um medicamento e outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ocorrer sangramento interno, sendo mais comum no sistema gastrointestinal, os dois medicamentos se usados juntos podem afetar a coagulação sanguínea. O melhor seria parar o uso da paroxetina enquanto estiver tomando a nimesulida.

      Excluir
  40. Posso usar Atorvastatina 10 mg com o remédios para labirintite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do medicamento para labirintite, mas é aconselhável tomar a atorvastatina a noite depois do jantar. A atorvastatina não é bom tomar no mesmo horário com outro medicamento.

      Excluir
  41. Obrigada .
    O medico prescreveu :
    Labirim por 1 mes.

    ResponderExcluir
  42. Tomo imipramina 25 mg a noite posso tomar 0:5 de aprazolan juntos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser usado com cautela pois pode dar bastante sonolência.

      Excluir
  43. Olá, comecei a tomar venlafaxina e estou sentindo muito enjôo, posso tomar dramin?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor evitar o uso, pois pode ocorrer potencialização dos depressores do sistema nervoso central, como tranquilizantes, antidepressivos(venlafaxina) e sedativos.

      Excluir
  44. Eu tomo fluoxetina 20 mg ? Posso tomar Azitromocina 1000 mg dose única para inflamação pélvica?

    ResponderExcluir
  45. Em horário diferente, pode sim. Mas a azitromicina é antibiótico e não anti-inflamatório, a menos que seja infecção bacteriana.

    ResponderExcluir
  46. Eu tomo losartana de 50 gm eu posso tomar valeriana

    ResponderExcluir
  47. Pode sim, mas em horário diferente um do outro.

    ResponderExcluir
  48. Tomo reconter 10 gotas, tomei dexclorfeniramina pra nariz trancado tem algum problema? Tenho o alektra também qual do dois não interage com o reconter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes antialérgicos interagem com o reconter (Escitalopram), evite tomar no mesmo horário,pois o uso de anti-histamínicos com álcool, medicamentos para depressão, pode potencializar os efeitos
      sedativos.

      Excluir
  49. Olá estou tomando escitalopram gostaria saber se posso tomar natudiet(sene, gelatina,cáscara sagrada, espirulina,cavalinha,carqueijo doce, espinheira santa e fucus

    ResponderExcluir
  50. Geralmente não interage, mas é bom vc tomar o escitalopram pela manhã e os outros em horário diferente.

    ResponderExcluir
  51. Entre loratadina dexclorfeniramina e alektra qual melhor pra tomar estando tomando o reconter?

    ResponderExcluir
  52. Melhor a loratadina, que não causa sedação como a dexclorfeniramina.

    ResponderExcluir
  53. Pode fazer endoscopia tomando reconter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente o médico passa algumas recomendações sobre quais medicamentos não deve usar antes do exame.

      Excluir
  54. Eu tomo fluoxetina de manhã e clonazepan à noite eu posso tomar furezemida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for indicação médica pode sim, mas em horário diferente, dar um intervalo de pelo menos 2 horas.

      Excluir
  55. Pode tomar domperidona e dexlan junto com o escitalopram?

    ResponderExcluir
  56. O dexilant(deslansoprazol) é melhor usar em jejum, já a domperidona 30 minutos antes das refeiçoes, o escitalopram deixa pra vc tomar às 10 da manhã, deste modo terá um intervalo de um medicamento para o outro.

    ResponderExcluir
  57. Bom dia!
    Favo uso de oxalato de escitalopram. Posso usar diclofenaco potasspo pra garganta?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  58. A administração concomitante com AINEs sistêmicos,
    incluindo diclofenaco e inibidores seletivos da recaptação da serotonina(escitalopram), pode aumentar o risco de sangramento
    gastrintestinal, portanto é bom ter bastante cautela.

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde!
    E oxalato de escitalopram junto com corticóides( prednisolona ou Predsim)? São seguros?
    Estou com dor na garganta e não sei se posso tomar. Só sei que não posso parar o escitalopram.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há interação entres estes medicamentos, mas é bom tomar em horário diferente.

      Excluir
  60. E antialérgicos como alegra e hidroxizine, podem ser tomados com escitalopram?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom evitar pois pode aumentar o efeito sedativo do escitalopram.

      Excluir
  61. Escitalopram juntamente com o alprazolam tem alguma contra indicação?
    E no caso de precisar de um antialérgico, pode se usar loratadina por exemplo? Que não tem efeito sedativo? O alegra também não seda. Pelo menos é o que vem na embalagem escrito.

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  62. O escitalopram geralmente é usado pela manhã e o alprazolam a noite, geralmente os medicos prescrevem juntos para tratamento de ansiedade etc. A loratadina não tem efeito sedativo mas é bom dar um intervalo de tempo entre as medicações.

    ResponderExcluir
  63. E relaxantes musculares e analgésicos como dipirona e Dorflex que contém os dois. É seguro com escitalopram?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  64. Por causa da orfenadrina presente no dorflex, é bom ter precaução, pois pode aumentar a sedação(efeito aditivo no SNC)

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente não interage, mas é bom tomar em horário diferente.

      Excluir
  66. Gostaria de saber se posso tomar sertralina diazepam amoxilina e paracetamol juntos se a alguma interação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mesmo horário não é bom tomar, geralmente a sertralina é usada pela manhã, o diazepam à noite, a amoxicilina de 8/8h e o paracetamol de 6/6h só em caso de dor ou febre. Converse com seu médico sobre as medicações.

      Excluir
  67. Boa noite, tudo bem? primeiramente obrigada pelas informações, seu site é ótimo... Ademais, gostaria de saber se o clonazepam interage com antiinflamatorios ou antibióticos... clonazepam x cetoprofeno? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente não interage, mas é bom tomar em horário diferente.

      Excluir
  68. tiver Câncer de mama e tomo tamoxifeno 20 mg, e pela fibromialgia tomo pregabalina 100 mg e duloxetina 60 mg. e por fortes dores tomo 100 mg de tramal junto com dipirona 1 g
    fiz exames de sangue e deu todos altos como gama gt, por 9,27 TGO 82. Ser a que são esses remédios?
    o que pode ser feito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, geralmente o tamoxifeno alteram as enzimas do figado, é bom sempre acompanhar com o médico e com exames específicos para o fígado.

      Excluir
  69. Bom dia! Diazepam e loratadina posso tomar no mesmo dia?

    ResponderExcluir
  70. Geralmente não interage, mas é bom vc tomar a loratadina pela manhã e o diazepam só a noite.

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Boa noite, eu faço uso da sertralina pela manha, e semana passada fui receitado tomar azitromicina e diclofenaco por conta de inflamação da amígdala e faringe, porém me deu uma alergia na pele por conta desse antibiótico, voltei no médico novamente e foi feito a troca para amoxicilina e me passou predinisona para a alergia. Posso continuar tomando o diclofenaco para aliviar a dor + esses dois novos que ele passou + a sertralina de manhã?

    ResponderExcluir
  73. Gostaria de saber se posso tomar Polaramine 6mg junto ou num espaço de algumas horas, faço uso de sertralina 50 mg,e no momento estou com alergia a produtos de limpeza e alguns cheiros como cigarro e perfumes, agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom dar um intervalo de pelo menos umas 12 horas de diferença, pois pode causar sonolência e sedação.

      Excluir
  74. Tomo escitalopram a uma semana em gotas 3 ao dia,posso tomar Ibuprofeno ?
    Tomei ibuprofeno a dois dias duas (noites),estou com dores muscular pois estou de cama.obg

    ResponderExcluir
  75. Tomo escitalopram depois do almoço ,e Ibuprofeno de 300 a noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o uso de anti-inflamatório for continuo é bom ter cautela, pois anti-inflamatórios não esteroidais (usados para o alívio da dor ou para afinar o sangue, chamados então de anticoagulantes). Podem aumentar a tendência ao sangramento. Mas o uso esporádico não tem problema não.

      Excluir
  76. Olá tomo lazartana de 50m de manhã e o o frontal de 0,5m também de manhã e a noite também ,e o médico passou o meloxicam de 15 m g depois do almoço para a inflamação no nervo ciático posso tomar.

    ResponderExcluir
  77. É bom dar um intervalo do losartana e alprazolam de pelo menos 2 horas, o meloxicam deve ser tomado por curto período de tempo.

    ResponderExcluir
  78. losartana potassa e fluoxetina podem ser tomados conjuntamente

    ResponderExcluir
  79. Não é bom tomar no mesmo horário, dar um intervalo de pelo menos 2 horas.

    ResponderExcluir

Leia mais aqui

Leia mais