Tratamento da conjuntivite


O tratamento da conjuntivite no cenário de pandemia mesmo que a principal recomendação seja procurar um médico ao apresentar os sintomas da conjuntivite, neste momento que estamos vivendo mudou essa orientação. 

Como não há um tratamento específico para a conjuntivite viral, os cuidados são para diminuir os sintomas e desconforto, que duram de uma a três semanas.


Se a pessoa apresenta somente os sintomas comuns da conjuntivite, como olhos vermelhos, secreção e inchaço da pálpebra, o mais prudente, neste contexto de pandemia, é tratar em casa. 

Recomendamos que seja feita a higiene ocular, com uso contínuo de soro fisiológico gelado. Se as pálpebras estiverem muito inchadas, compressas de gelo também podem ajudar.

Mas se o paciente apresentar sinais mais graves, como baixa visão ou manifestação respiratória preocupante, como falta de ar, é recomendado procurar uma Unidade Básica de Saúde.

É preciso ficar alerta para os riscos de alguns remédios caseiros no tratamento da conjuntivite. Muitos sugerem uso de leite materno, arruda, água boricada e até mesmo limão. O olho é uma superfície muito delicada, por isso deve-se evitar essas preparações caseiras. A melhor forma de tratar a doença é com soro fisiológico.


Transmissão e cuidados

A transmissão da conjuntivite ocorre durante a manifestação dos sintomas e principalmente pelo contato. Para as pessoas sintomáticas, o mais importante é ter precauções, inclusive como forma de responsabilidade social, para evitar que a doença se dissemine com facilidade.

Nesses casos, sempre recomendamos um distanciamento social. Por exemplo, crianças têm costume de se aproximar mais, dar abraços, devido a isso, a recomendação é afastá-las de escolas e creches, até se recuperarem. Pois, nesses ambientes, a chance de propagação da doença é alta.



Em tempos de Pandemia, ressalta-se: cubra a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar; higienize as mãos com frequência; dê preferência para lenços descartáveis ao invés de toalhas de pano e evite contato muito próximo com outras pessoas.

Uma recomendação importante para a prevenção de conjuntivites infecciosas é evitar aglomerações. Isso porque os locais com muitas pessoas facilitam a circulação do vírus. 

No inverno, por exemplo, período em que os indivíduos ficam mais próximos e em ambientes fechados, as chances de contrair doenças, como gripes, resfriados comuns e até mesmo conjuntivites, aumentam.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais