Leite alivia dor no estômago?




Quando você está com dor de estomago e não consegue comer, o que poderia ser melhor do que um copo de leite suave para acalmar essa dor?

Até a década de 1980, os médicos recomendavam o leite para pacientes com úlceras para ajudar a aliviar o desconforto. .


O leite mesmo sendo um pouco ácido, ainda é muito menos do que o ácido gástrico produzido naturalmente pelo estômago. Então instintivamente pensou-se que o leite poderia neutralizar o ácido mais forte e aliviar a dor. 
Mas estudos demonstraram que o leite ao invés de neutralizar, estimula a produção de ácido, o que pode fazer com que você fique novamente com dor após um curto período de tempo.

Em um estudo pesquisadores descobriram que o leite causou um pico na secreção de ácido gástrico três horas após dos participantes terem ingerido leite, o que poderia explicar por que as pessoas com úlceras geralmente sentem dor algumas horas após.

Não é apenas o leite que aumenta a acidez estomacal, estudos comparando café, chá, cerveja e leite descobriram que todos estimularam a secreção de ácido.

Então, embora o leite melhore temporariamente o revestimento do estômago, tamponando o ácido no estômago e fazendo você se sentir um pouco melhor, o alívio deve durar apenas vinte minutos, aproximadamente. 

Logo, o leite pode até ter alguns benefícios, mas o alivio da dor de estomago não é um deles.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais