Quando você está com dor de estomago e não consegue comer, o que poderia ser melhor do que um copo de leite suave para acalmar essa dor?
Até a década de 1980, os médicos recomendavam o leite para pacientes com úlceras para ajudar a aliviar o desconforto. .
O leite mesmo sendo um pouco ácido, ainda é muito menos do que o ácido gástrico produzido naturalmente pelo estômago. Então instintivamente pensou-se que o leite poderia neutralizar o ácido mais forte e aliviar a dor. Mas estudos demonstraram que o leite ao invés de neutralizar, estimula a produção de ácido, o que pode fazer com que você fique novamente com dor após um curto período de tempo.
Em um estudo pesquisadores descobriram que o leite causou um pico na secreção de ácido gástrico três horas após dos participantes terem ingerido leite, o que poderia explicar por que as pessoas com úlceras geralmente sentem dor algumas horas após.
Não é apenas o leite que aumenta a acidez estomacal, estudos comparando café, chá, cerveja e leite descobriram que todos estimularam a secreção de ácido.
Então, embora o leite melhore temporariamente o revestimento do estômago, tamponando o ácido no estômago e fazendo você se sentir um pouco melhor, o alívio deve durar apenas vinte minutos, aproximadamente.
Logo, o leite pode até ter alguns benefícios, mas o alivio da dor de estomago não é um deles.