Vitamina B12 pode bloquear reprodução do vírus causador da Covid-19



A Vitamina B12 (cobalamina ou cianocobalamina), é a única do complexo B, que contém um metal (cobalto). É essencial para a maturação dos glóbulos vermelhos na medula óssea, encontrando-se em alta concentração do fígado. 

Vitamina B12 pode bloquear reprodução do vírus causador da Covid-19

De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas indianos e publicada em uma revista científica, a Vitamina B12 pode bloquear reprodução do vírus causador da Covid-19. 

Pesquisadores indianos descobriram que uma forma especial da vitamina B12, chamada de meticobalamina, pode bloquear a reprodução do novo coronavírus (Sars-CoV-2). 

Conforme publicado, a pesquisa foi feita por cientistas da Academia de Educação Superior de Manipal e do Centro Regional de Biotecnologia da Índia. Os profissionais tinham como objetivo descobrir moléculas com a capacidade de suprimir a poliproteína nsp12, presente no genoma do Sars-coV-2, responsável pela reprodução do vírus. 

Foram utilizados modelos computadorizados para testar as hipóteses, que incluíam produtos naturais e medicamentos. Os resultados foram divulgados na revista cientifica IUBMB Life e mostram que a meticobalamina – forma especial da vitamina B12 – é capaz de inibir a reprodução das células do novo coronavírus. 

Segundo o estudo, a Vitamina B12 pode ser utilizada como meio profilático para grupos tais como equipes médicas, pessoas idosas e pessoas com doenças concomitantes para diminuir a probabilidade de infecção. Ainda são necessários que uma série de testes sejam realizados para alterar os protocolos de tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19. 

Fonte de Vitamina B12 

É recomendado uma ingestão diária de 2,0 mcg para adultos de B12 e as fontes são produtos animais, em particular a carne de órgãos (fígado, rins, coração, cérebro), outras boas fontes são o peixe, os ovos e os lacticínios. 

A vitamina B12 está presente em boas quantidades nos alimentos de origem animal, especialmente nos peixes de águas frias e profundas, como salmão, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras. 

Alimento Quantidade de vitamina B12 

- Fígado cozido - 100 gramas 70 mcg 

- Atum cozido - 100 gramas 10 mcg 

- Truta cozida - 100 gramas 7.49 mcg 

- Salmão cozido - 100 gramas 3.26 mcg 

- Leite - um copo - 244 g 0.88 mcg 

- Ovo - uma unidade 0.44 mcg 

Fonte: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais