Nome popular: bilimbim; biri-biri; limão-de-caiena; azedinha
Nome científico: Averrhoa bilimbi L.
Família botânica: Oxalidaceae.
Características da planta: Árvore de até 15 m de altura, tronco com casca lisa e escura. Folhas formadas por muitos folíolos, pilosos. Flores pequenas, vermelho-claras, aromáticas, presas aos ramos e tronco.
Fruto: Alongado, levemente sulcado, superfície lisa de coloração verde-amarelada. Polpa amarelo-clara envolvendo 2 sementes, elípticas e brancas. Frutifica de setembro a novembro.
Cultivo: indicada para regiões tropicais
Origem e dispersão: o bilimbizeiro é originário do Sudeste Asiático e foi provavelmente introduzido no Brasil pela região Amazônica através de Caiena, de onde vem o nome limão-de-caiena.
O bilimbi é uma fruta muito próxima da carambola. Pouco menor do que esta e um pouco mais esverdeado, o bilimbi difere da outra basicamente por seu formato mais alongado e por apresentar o conhecido aspecto de estrela menos definido. Sua polpa firme e seu suco abundante contem, também como a carambola, altos teores de vitamina C e de ácido oxálico.
A cultura popular acredita que essa frutinha é “antidiabética” e que ajuda a queimar calorias!
Um estudo do extrato da fruta mostrou que ela é capaz de diminuir em:
- 50% as taxas de glicose do sangue,
- Diminui os triglicerídeos em 130%
- Possui alta concentração de vitamina C.
- O azedinho do biri-biri combinado com algumas folhinhas de hortelã se transforma num delicioso e refrescante suco.
- Propriedades medicinais, regula a pressão arterial, colesterol e diabetes.
Verde ou maduro, ao contrário da carambola, o bilimbi é, quase sempre, considerado muito ácido e amargo para ser comido cru. Processado, salgado ou doce, o bilimbi tem os mesmos usos que a carambola: quando verde, serve para a confecção de conservas em pickles; quando maduro, aplica-se muito bem em receitas de geléias e compotas. Na culinária oriental o bilimbi é, também, bastante empregado como ingredientes no preparo de variados pratos salgados.
Segundo Pio Corrêa, o bilimbi nunca foi encontrado em estado silvestre sendo sua pátria, portanto, desconhecida como a da caramboleira. Supõe-se que ele deva ser originário do sudeste asiático, das ilhas da região da Malásia, onde até hoje é bastante produzida e comercializado.
Esse nome - bilimbi - é, aliás, uma simplificação da nome dado à fruta naquela região - blimbling asem que, por sua vez, é também semelhante ao nome dado à carambola por ali - bimbling manis - onde asem significa amargo, e manis, doce. Em inglês, o bilimbi é conhecido como cucumber tree fluit - significando, literalmente, a fruta da árvore do pepino - talvez uma referência ao fato de seu sabor e de sua aparência lembrarem os de um pequeno pepino.
Na Amazônia, onde se aclimatou muito bem, a bilimbi teria sido introduzido via Caiena, região das Guianas de onde viria o nome limão-de-caiena pela qual também é conhecido.
Clima e Solo: semelhante à caramboleira, é uma árvore relativamente adaptável a diversas condições climáticas, preferindo áreas com temperaturas médias de 25ºC, sem geadas, e precipitação pluviométrica acima de 1000 mm, bem distribuída.
Propagação: a propagação pode ser feita por sementes ou por enxertia, levando 5 a 6 anos para produzir no primeiro caso.
Variedades: há variedades que produzem frutos com menor acidez, os quais podem ser consumidos crus.
Utilização: o fruto é considerado muito ácido para consumo ao natural. Geralmente é processado salgado ou doce para confecção de conservas em picles, condimentos, molhos e preservativos. Quando maduro é utilizado em geléias e compotas. Constitui boa fonte de vitamina C.
Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp)
tenho um pe dele em casa e uso muita sua fruta em sucos misturado a couve e laranja que dar um sabor maginifico me chamo pedro paulo moro em maua sao francisco magé
ResponderExcluirMuito bom como suco
ResponderExcluirfaz mL PRA QUEM TEM GASTRITE
ResponderExcluirfaz mL PRA QUEM TEM GASTRITE
ResponderExcluirfaz mL PRA QUEM TEM GASTRITE
ResponderExcluironde posso encontrar esta fruta?
ResponderExcluirO que seria um uso exagerado da fruta? Tipo..quantos copos de suco seria considerado muito ha ponto de fazer mal para os rins?
ResponderExcluirA intoxicação por oxalato proveniente deste fruto Biribiri, aparentemente é rara podendo ocorrer se o consumo for maior que 400 ml/dia de suco ingerida diariamente.
Excluir