Benefícios da vitamina B12


A vitamina B12, também chamada de cianocobalamina, é uma vitamina do complexo B, essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso.

A deficiência de vitamina B12 pode causar uma série de problemas. 
A ausência da substância leva a lesões irreversíveis no sistema nervoso, devido à morte dos neurônios. Isso irá provocar neuropatias que tem como sintomas mais comuns o formigamento nas pernas, queimação na sola dos pés, dificuldade para andar e incontinência urinária, fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço. 

A ausência de vitamina B12 também aumenta o risco da pessoas desenvolver depressão. A anemia megaloblástica também pode ocorrer devido à falta desta vitamina. Alguns outros sintomas da ausência da vitamina B12 no organismo são:

  • Falta de concentração
  • Falhas na memória
  • Paranoia e alucinações
  • Pele amarelada (icterícia)
  • Língua inchada e inflamada

A vitamina B12 é benéfica para os idosos pois é essencial para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Além disso, um estudo realizado pelo Departamento de Fisiologia, Anatomia e Genética da Universidade de Oxford, Inglaterra, comprovou que os idosos que receberam suplementação vitaminas B12, B6 e ácido fólico tiveram um menor encolhimento do cérebro ao longo dos dois anos do estudo.

Uma pesquisa publicada no The American Journal of Psychiatry concluiu que boas quantidade de vitamina B12 diminuem o risco da pessoa desenvolver depressão.

Algumas pesquisas apontam que a vitamina B12 ajuda na regeneração dos músculos e a manter as reservas de energia porque interfere na síntese de creatina, proteína essencial para manter o nível adequado de massa muscular.

O álcool e o tabaco podem interferir na absorção de vitamina B12. Evite consumir alimentos ricos em fibras junto com fontes de vitamina B12. Isto porque as fibras também podem atrapalhar a absorção da vitamina. Alguns medicamentos interagem com a vitamina B12, são eles: neomicina, colchicina, ácido aminossalicílico e metformina.

Vitamina B12 + ácido fólico - Esta combinação é importante para manter em bom estado os níveis de homocisteína do corpo.

Fontes de vitamina B12

A vitamina B12 está presente em boas quantidades nos alimentos de origem animal, especialmente nos peixes de águas frias e profundas, como salmão, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras.
AlimentoQuantidade de vitamina B12
Fígado cozido - 100 gramas70 mcg
Atum cozido - 100 gramas10 mcg
Truta cozida - 100 gramas7.49 mcg
Salmão cozido - 100 gramas3.26 mcg
Leite - um copo - 244 g0.88 mcg
Ovo - uma unidade0.44 mcg
Fonte: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos 
O suplemento de vitamina B12 é orientado quando há carência deste nutriente e isto é detectado por meio de um exame de sangue. Apenas os nutrólogos e nutricionistas podem recomendar a suplementação da vitamina B12. Como as principais fontes de vitamina B12 vem dos alimentos de origem animal, os vegetarianos têm mais chances de desenvolver carência do nutriente.

Por isso, é importante que eles realizem exame e conversem com seu médico ou nutricionista sobre a necessidade da suplementação com a vitamina B12. Alguns cereais e produtos de soja podem conter boas quantidades de vitamina B12.

Fonte : Minha Vida

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais