Alimentos que Ajudam a Controlar a Vontade de Comer



Diminuir o apetite é um dos desafios para quem está acima do peso e uma das formas de controlar a vontade de comer é utilizar na alimentação frutas, proteínas e fibras, estes alimentos ajudam a controlar as crises de gula.

Além de controlar a fome, praticar uma dieta com alimentos ricos em fibras e ingestão adequada de líquidos a sua saúde terá uma melhora significativa com diminuição de colesterol, controle da glicose e regulação intestinal.

Principais alimentos que controlam a vontade de comer


- Vitamina C – algumas propriedades dos alimentos ricos em vitamina C ajudam a diluir a gordura, fazendo com que o organismo elimine com mais facilidade. A pectina, também presente nos alimentos que contêm vitamina C, é uma fibra que faz com que o açúcar seja absorvido mais lentamente, o que impede que ele se transforme em gordura. A pectina está presente na maçã, pera, pêssego e frutas cítricas.

- Fibras solúveis – Presente na aveia, feijão, maçãs, frutas cítricas, ervilhas, legumes, elas incham com a água e aumentam o bolo alimentar, fazendo com que o organismo fique ocupado fazendo a digestão, deixando a pessoa com sensação de saciedade mais tempo.

- Carnes – Por ser fonte de vitamina B12, elas ajudam a queimar gorduras.

- Pimenta-vermelha – Contem capsaicina, que é termogênica e aumenta a produção dos hormônios que diminuem o apetite e, consequentemente, a quantidade de alimento ingerida numa refeição.

- Alicina – o composto que dá o aroma ao alho dificulta o ganho do peso.

- Comer cenoura e beber água antes das refeições – a cenoura reduz o apetite e a água, além de também reduzir o apetite, acelera o metabolismo.

- Linhaça – contém fibras solúveis e ácidos graxos, que ajudam a manter a energia e saciedade.

- Salada – o nutrólogo recomenda que se comece uma refeição com uma salada. “O cérebro leva cerca de 20 minutos para receber sinais do estômago dizendo que está cheio”

- Amêndoas - elas contêm antioxidantes, magnésio e vitamina E, e aumentam a sensação de saciedade.

- Café – ele ajuda o metabolismo a acelerar e controla a fome, se consumido com moderação. Esse efeito se dá por conta da cafeína e dos antioxidantes. O café deve ser consumido puro.

- Gengibre – além de ser termogênico, o gengibre melhora a digestão e reduz a fome.

- Abacate – a gordura do abacate manda sinais de saciedade ao cérebro, fazendo com que a pessoa perca o apetite mais rápido.

- Maçã – excelente controladora da gula. A maçã é capaz disso por conter fibras, pectina, aumentar os níveis de energia, pois pela mastigação o cérebro entende que a pessoa está comendo e envia sinais de que está saciado.

- Batata-doce – a batata-doce tem algumas substâncias que são resistentes às enzimas digestivas, portanto a digestão é mais lenta, o que confere saciedade por mais tempo.

- Tofu – o queijo popular na cozinha oriental é fonte de isoflavonas e proteínas, que reduzem o apetite.

- Aveia – a aveia é rica em carboidratos, mas mesmo assim demora pra ser digerida – mantendo a saciedade. Ela também tem o poder de suprimir o hormônio grelina, responsável pela fome.

- Canela – a canela ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, além de aumentar o metabolismo.

- Leite desnatado – para as mulheres que sofrem de TPM, o leite desnatado é um aliado, pois reduz a vontade de comer doces e carboidratos.


Você sabe o que é alimentação saudável?

Aprenda a se alimentar de uma vez por todas, adquirindo o curso Alimentação Saudável.
Com este curso você vai fazer as pazes com a comida e aprender alimentar de verdade.

- Clique na Imagem e saiba mais.



Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais